,

Concursos federais autorizados pelo governo já somam 1,4 mil vagas!

Com mais 1,4 mil vagas já autorizadas pelo governo, a expectativa é que mais concursos federais sejam anunciados em breve.

O fortalecimento do serviço público, que é uma das metas do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, tem colocado em pauta a necessidade de realização de novos concursos para suprir o déficit de servidores nos mais diversos órgãos de estado. Dessa forma, já é possível observar que a volta dos concursos federais, tem estado em alta nos últimos dois meses, com a promessa de novos editais por parte do governo.

Atualmente, se somados os quatro órgãos que recentemente receberam a autorização do Governo Federal para realizar o seu novo certame, mais de 1,4 mil vagas que incluem cargos de níveis médio e superior, em diferentes áreas. Na sequência vamos mostrar quais concursos já foram autorizados e quais ainda poderão entrar no radar do Ministério da Gestão para também serem realizados ainda em 2023.

Diplomata – 30 vagas

O primeiro concurso a ser autorizado pelo Governo Lula ainda no mês de março, através de uma portaria do Ministério das Relações Exteriores, que autorizou a realização de um certame com 30 vagas para o cargo na classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata, que exige nível superior completo. O objetivo é preencher cargos vagos após constatado o déficit de profissionais neste setor.

Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação – 814 vagas

O Governo Federal, através do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, publicou no último dia 10 de abril, a portaria que autoriza o Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação realizar um novo certame que visa prover 814 vagas em cargos de nível superior, nas funções de analista, tecnologista e pesquisador.

O anúncio marcou os 100 primeiros dias do Governo Lula, sendo esta a primeira autorização de concurso público assinada pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

A pasta é responsável pelo estudo e autorização de concursos federais das solicitações encaminhadas pelos órgãos da Administração Pública Federal. Para que as novas vagas sejam autorizadas, são levadas em conta as prioridades de governo, as necessidades de pessoal e as condições orçamentárias.

Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – 502 vagas

Autorizado no último dia 2 de maio através da portaria nº 1.850 destina 502 vagas à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). São 152 vagas para agentes em indigenismo com nível intermediário e outras 350 vagas para candidatos de nível superior.

Neste quantitativo de 350 vagas, 152 são para indigenistas especialistas, mas também há previsão de contratação de profissionais de áreas como administração, arquitetura, antropologia, arquivologia, assistência social, biblioteconomia, contabilidade, economia, engenharia, estatística, geografia, psicologia, sociologia, educação e comunicação. O prazo determinado para a publicação do edital de abertura do concurso também será de seis meses.

Ministério do Meio Ambiente – 98 vagas

Tambem no dia 2 de maio, o Ministério do Meio Ambiente através da portaria nº 1.368 foi autorizado a prover novo certame para seleção de 98 profissionais. O futuro concurso irá contemplar o cargo de analista ambiental, com requisito de formação de nível superior. O texto da portaria indica que o prazo para a publicação do edital de abertura do concurso é de até seis meses.

Concursos que podem ser autorizados ainda em 2023

A partir dos movimentos dos ministérios da Gestão, Meio Ambiente e Previdência Social, existe a expectativa de que alguns órgãos federais devem receber o aval para novos concursos públicos. São eles:

Governo deve autorizar 8 mil vagas em concursos federais até julho

Mais oportunidades em concursos federais estão a caminho. É o que aponta no horizonte do Governo Federal que deve contar com autorizações para novos concursos públicos para o preenchimento de nada menos do que aproximadamente 8 mil vagas até julho. A confirmação partiu do assessor especial da ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, José Celso Cardoso Júnior. O anúncio foi feito durante reunião do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), na último dia 24 de abril.

Com isso, de acordo com o assessor, em um primeiro momento, o Ministério da Gestão está organizando as estruturas do estado e priorizando a realização de concursos públicos nas áreas mais necessitadas, o que dá conta de que cerca de oito mil vagas, deverão ser anunciadas até o mês de julho.

Por fim, vale lembrar, que os possíveis certames previstos, precisam receber o aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A pasta do governo ainda não informou quais órgãos estarão autorizados a realizar novos concursos, mas que após o primeiro pacote de concursos federais, divulgado no último dia 10 de abril, mais outros dois blocos de autorizações devem ser disponibilizados até o final do ano.

Foco na sua nomeação!

Com uma série de concursos previstos para este ano e a possibilidade de novos concursos para cargos federais, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo