,

Nota técnica do IBGE solicita novo concurso com 3 mil vagas!

Novo certame deve ser anunciado no segundo bloco de concursos federais, previsto para o mês de julho.

Mais um concurso federal na pauta do Governo Federal poderá ser anunciado em breve. Tudo porque foi encaminhado na última sexta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma nota técnica que solicita a autorização para o provimento de um novo certame para o órgão. O documento aponta para mais de 3 mil vagas a serem ofertas em níveis médio e superior.

De acordo com a nota, entre as justificativas para a realização de um novo concurso IBGE, o destaque vai para o déficit de servidores por conta de exonerações e aposentadorias recentes. Além disso, o documento também indica que a contratação da banca organizadora seria realizada no mês de julho, com o edital sendo publicado em julho. As provas por sua vez, seriam aplicadas entre os meses de novembro e dezembro, com os aprovados sendo nomeados até o mês de março de 2024.

Concurso IBGE está na pauta do Ministério do Planejamento

Na pauta do Ministério do Planejamento e Orçamento desde o inicio de abril, o concurso IBGE foi confirmado pela Simone Tebet, no último dia 13 de abril. Segundo a ministra, o certame faz parte do projeto de retomada de contratações por concurso público, dentro de um processo que será dividido em duas etapas.

Segundo a ministra, o concurso que deverá ser anunciado em breve, deverá vir com oportunidades para os cargos de Analistas de Planejamento, Gestão e Infraestrutura e Tecnologistas em Informações Geográficas e Estatísticas, Pesquisadores em Informações Geográficas e Estatísticas e Técnicos em Informações Geográficas e Estatísticas.

Ministério da Gestão trabalha junto ao Governo Federal para anunciar novos concursos

Após o anúncio do Governo Federal que autorizou o provimento de 814 vagas pra o Ministério da Ciência e Tecnologia no último dia 10 de abril, mais concursos federais devem ser autorizados em breve. Quem garante é a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que informou através das suas redes sociais que está finalizando os detalhes junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a ministra, há estimativa no orçamento deste ano para abertura dos concursos e que os órgãos com maior déficit de pessoal serão priorizados. Entre algumas delas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), solicita aval para concurso com 2.408 vagas. O pedido é para ingresso em cargos de nível superior, sendo 1.503 de analista ambiental e 905 de analista administrativo.

Concursos que podem ser autorizados ainda em 2023

A partir dos movimentos dos ministérios da Gestão, Meio Ambiente e Previdência Social, existe a expectativa de que alguns órgãos federais devem receber o aval para novos concursos públicos. São eles:

  • Polícia Federal
  • INSS
  • Ibama
  • Agências Reguladoras

Vale lembrar, que os possíveis certames previstos, precisam receber o aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A pasta do governo ainda não informou quais órgãos estarão autorizados a realizar novos concursos, mas que após o primeiro pacote de concursos federais, divulgado no último dia 10 de abril, mais outros dois blocos de autorizações devem ser disponibilizados até o final deste ano.

Foco na sua nomeação!

Com uma série de concursos previstos para este ano e a possibilidade de novos concursos para cargos federais, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo