7 dicas para organizar seu ambiente de estudos

Está se preparando para um concurso? Veja as melhores dicas para organizar seu ambiente de estudos e otimizar seu aprendizado.

Organizar o seu ambiente de estudos é fundamental para aumentar o foco e a produtividade na hora de se preparar para um concurso público, por exemplo. Afinal, um lugar bagunçado prejudica a concentração e diminui a capacidade de absorver conteúdo. Então, você acaba desperdiçando tempo e energia, sem conseguir atingir os seus objetivos. 

Neste post, você vai conferir sete dicas práticas para organizar seu espaço e tornar o processo de aprendizado mais eficiente: 

  1. escolha um local dedicado;
  2. mantenha o espaço limpo;
  3. garanta uma iluminação adequada;
  4. atente-se à ergonomia;
  5. mantenha os materiais de estudo por perto;
  6. estabeleça um horário para estudar;
  7. elimine as distrações do ambiente.

1. Escolha um local dedicado

Ter um espaço específico dedicado aos estudos é um passo importante para melhorar:

Além disso, você cria uma separação mental entre o ambiente de trabalho e o de lazer. Quando você entra nesse local, o seu cérebro entende que é hora de estudar, o que ajuda a facilitar o seu aprendizado. Portanto, reserve um cantinho silencioso e livre de interferências para as suas sessões de estudo.

2. Mantenha o espaço limpo

Manter a mesa limpa e livre de desordem é essencial para quem busca organizar o seu ambiente de estudos. Para ter todos os objetos nos seus devidos lugares, use:

  • pastas;
  • caixas de armazenamento;
  • prateleiras;
  • porta-canetas;
  • etc.

Essa ação simples vai tornar o seu momento de aprendizado mais agradável e produtivo. Lembre-se de que um espaço limpo e organizado é um reflexo de uma mente organizada e pronta para alcançar o sucesso na hora de estudar para um concurso público, por exemplo.

3. Garanta uma iluminação adequada

A iluminação do seu local de estudos desempenha um papel crítico para melhorar a sua concentração e prevenir a fadiga ocular. A luz natural é a melhor opção sempre que possível, pois é suave e uniforme, reduzindo a pressão sobre os seus olhos.

Se for estudar à noite, escolha uma iluminação artificial de qualidade, como uma luminária de mesa com luz branca, que seja ajustável para evitar sombras e reflexos.

4. Atente-se à ergonomia

Sentar-se de maneira inadequada por longos períodos pode resultar em dores nas costas, pescoço e ombros, bem como em problemas de postura. Para evitar essas complicações, é essencial escolher uma cadeira e mesa ergonômicas.

A cadeira deve permitir que seus pés fiquem no chão, seus joelhos formem um ângulo de 90 graus e as suas costas fiquem bem apoiadas no encosto. A altura da mesa deve possibilitar que os seus braços estejam na mesma altura do teclado ou dos materiais de estudo, evitando que você tenha que se curvar para frente ou para trás.

5. Mantenha os materiais de estudo por perto

Arrume o seu espaço de estudar de modo que os materiais mais usados fiquem sempre ao alcance das suas mãos, como lápis, canetas, livros etc. Para isso, utilize:

  • suportes;
  • estantes;
  • gavetas;
  • entre outros.

Essa simples prática ajuda você a economizar tempo, reduzir interrupções e melhorar a qualidade do seu aprendizado.

6. Estabeleça um horário para estudar

Organizar o seu ambiente de estudos também envolve ter um horário específico para se dedicar. Assim, você cria uma estrutura que ajuda a disciplinar a sua mente e o seu corpo, ensinando-lhes que é hora de estudar.

Desse modo, reserve um tempo que seja realista e viável para o seu estilo de vida. Isso não só ajudará a melhorar a sua produtividade, mas também a manter o compromisso com os estudos. Além disso, tenha um plano de estudos com tudo que você precisa para a sua preparação.

7. Elimine as distrações do ambiente

Identificar e eliminar distrações na hora de estudar é fundamental para manter o foco e a produtividade.Para combater essas coisas que atrapalham a sua concentração:

  • coloque o celular em modo silencioso ou fora do seu alcance;
  • evite redes sociais e aplicativos de mensagens durante as sessões de estudo;
  • estabeleça metas claras e crie um plano para evitar perder tempo sem saber o que fazer;
  • informe às pessoas da sua casa ou colegas que você está em um período de estudo e que não deve ser interrompido, a menos que seja necessário;
  • faça intervalos curtos e regulares para descansar e recarregar as energias, o que ajuda a evitar distrações causadas pela fadiga.

Saber como organizar o ambiente de estudos é importante para aproveitar ao máximo o tempo que você tem para adquirir novos conhecimentos. Além disso, se você trabalha e estuda ao mesmo tempo, é necessário aprender como conciliar a sua vida profissional com a preparação para o concurso.

Se esse é o seu caso, continue conosco e confira 5 dicas valiosas para concurseiros que dividem a rotina entre trabalhar e estudar.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo