,

Carreiras Ceisc: Como é a preparação para o Teste Aptidão Física?

Segundo post sobre o TAF para concursos, traz dicas para melhorar a sua preparação.

Na sequência do post sobre o temido Teste de Aptidão Física, agora vamos falar sobre a sua preparação adequada para superar aquela etapa que acaba sendo o ponto de corte para muitos candidatos que passaram pela prova teórica, mas por algum problema, ou até falta de preparo adequado, acaba enfrentando a reprovação no TAF e assim dando adeus ao sonho da nomeação em um público.

Relembrando: O que é o TAF e quando é cobrado?

O TAF visa avaliar se os candidatos possuem condições físicas para exercer a profissão. O exame não é cobrado em todas as carreiras, mas naquelas que envolvem atividades que exigem das valências físicas do candidato, como bombeiro, policial, agente de trânsito, entre outras. Nesta etapa, os candidatos precisam realizar alguns exercícios de determinada forma e dentro de um tempo estipulado. Quem não consegue concluir essas atividades é eliminado do processo seletivo. Nesse sentido, o TAF sempre ocorre após a fase de provas objetivas e discursivas. Mesmo assim, é recomendável iniciar a preparação com a máxima antecedência possível, uma vez que o tempo entre as etapas costuma ser curto.

Qual é o tempo adequado para começar a preparação para o TAF?

Essa talvez seja a pergunta que mais gera dúvida no candidato que irá concorrer a uma vaga em que o edital prevê o TAF em suas etapas. Mas a resposta está na particularidade de cada indivíduo, uma vez que o candidato pode estar numa fase sedentária, ou já estar acostumado a uma rotina de exercícios.

Nesse sentido, recomenda-se que o concurseiro que está em fase de sedentarismo, ou seja, sem praticar uma atividade física com regularidade, que o tempo de seis meses antes da prova de aptidão física seja o tempo necessário para estar em condições adequadas para enfrentar o teste. Esse mesmo tempo pode cair pela metade para aqueles que já possuem uma rotina. O que é evitável é que se espere o resultado da prova objetiva para começar a se preparar para o TAF, o que pode minimizar as chances de aprovação do candidato, em razão de que o tempo entre as etapas costuma ser curto, o que impossibilita uma preparação mais adequada e segura.

Busque auxílio de um profissional

Para os candidatos que dispõe de recursos financeiros, é recomendável buscar a ajuda de um profissional de educação física para auxiliá-lo nos exercícios de maneira correta. Além disso, com a ajuda de um educador físico, o candidato terá incentivo para continuar e melhorar o rendimento, até a data da prova.

Reconhecer o percurso de prova

Obter informações previas de onde será realizado o TAF pode ser crucial para aprovação. Conhecer o local com antecedência, pode ajudar o candidato a se sentir mais tranquilo no momento da prova, evitando-se assim o nervosismo que pode atrapalhar na hora da execução dos exercícios.

Respeite os limites do seu corpo

Apesar das exigências impostas aos candidatos para tão sonhada vaga, é importante respeitar os limites do corpo, quando o assunto é teste físico. O mais importante no TAF é estar focado em realizar os exercícios da maneira certa e dentro do prazo estipulado. Exagerar nas atividades e exceder os limites do seu corpo poderá comprometer os próximos dias do seu treino e até os estudos, pensando na prova.

Evite forçar seu ritmo às vésperas da prova

Passado o tempo escolhido para se preparar, é recomendável que faltando um ou dois dias antes do TAF, que se evite forçar ou ir além do ritmo imposto ao longo de toda preparação para esta parte do certame. É importante estar com o corpo descansado para que o candidato tenha o máximo de força e foco para cumprir os exercícios propostos pela banca.

Com essas dicas breves, desmistificamos o temido teste de aptidão física que infelizmente ainda reprova muitos candidatos que sonham com as carreiras policiais, por exemplo. Uma preparação adequada, dentro de um ritmo que respeita os limites do corpo do candidato, e mais uma etapa daquele certame disputado, será superada sem maiores problemas. 

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo