,

Carreiras Ceisc: Como é o Teste de Aptidão Física?

Teste é responsável pela eliminação de muitos candidatos nos certames para as carreiras policiais.

Obrigatório em alguns certames, em especial para as forças de segurança, teste exige preparação adequada para sua prática. Superar a prova teórica é o primeiro passo para aqueles que sonham com a aprovação nos mais diversos concursos, independente da sua especificidade. Seguir na busca pelo objetivo da nomeação nas etapas subsequentes, quando esta exige o Teste de Aptidão Física (TAF), exige muito além de apenas esforço físico.

De caráter eliminatório, TAF exige preparo físico dos candidatos

Específico para alguns cargos, o TAF não é pré-requisito em todos os concursos, sendo muito comum a cargos que tem no vigor físico a sua exigência para o cumprimento das demandas profissionais, como por exemplo as carreiras policiais. Assim, o teste de aptidão física é uma forma de garantir que o candidato está apto a exercer ao cargo pretendido.

É comum o TAF constar nos editais dos seguintes concursos:

  • Polícia Federal
  • Polícia Rodoviária Federal
  • Polícia Legislativa Federal do Senado
  • Polícias Civis dos Estados do Brasil
  • Polícias Militares
  • Exército
  • Marinha
  • Aeronáutica

Vale lembrar que é importante que o candidato ao certa procure as informações no edital para verificar se nas etapas do concurso desejado existe alguma que seja referente ao TAF como pré-requisito.

Como é a metodologia aplicada nos testes físicos?

Variando conforme o exercício exigido em edital, a metodologia aplicada no TAF respeita as valências físicas de homens e mulheres, com execuções e tempo para o cumprimento das etapas diferenciados conforme o sexo. Vamos a alguns exemplos:

Teste de Barra fixa

Teste que avalia a força corporal dos candidatos, sendo a sua execução diferente entre os sexos. Os homens devem fazer o movimento de sobe e desce, e a contagem equivale à quantidade de flexões completadas e para seguir para o próximo exercício o candidato deve completar no mínimo 2 flexões, sendo 5 flexões a pontuação máxima. Para as mulheres, o exercício é estático, ou seja, elas devem ficar penduradas na barra, e o que conta é tempo de permanência em sustentação, que deve ser no mínimo 15 segundos.

Teste de Impulsão Horizontal

O segundo teste avalia a explosão muscular dos candidatos. A maneira de execução é igual para ambos os sexos, a diferença está apenas nos índices de pontuação, quando os candidatos devem realizar como desempenho mínimo exigido na execução do teste de impulsão horizontal, sendo 1,70m para homens e 1,30m para mulheres.

Teste de Corrida

Para alguns o teste de maior dificuldade e que exige muito do preparo físico dos candidatos. A metodologia para a preparação e execução do teste de corrida de 12 minutos, para os candidatos dos sexos masculino e feminino permite que o candidato se desloque durante os 12 minutos em qualquer ritmo, correndo ou caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir. Para ser aprovado neste teste os homens devem percorrer a distância de 2.000 metros. Para as mulheres o percurso é de 1.600 metros.

Para aqueles que sonham em seguir uma carreira nas corporações policiais, é bom pensar numa preparação adequada para enfrentar o TAF, que é um dos pontos de corte para muitos candidatos que acabam sendo eliminados dos certames em especial para as polícias. No próximo post, vamos mostrar como se preparar da maneira mais adequada para você superar o Teste de Aptidão Física sem maiores complicações.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo