0.00
OAB 1° e 2° fase

Horários de estudo: saiba como ter um cronograma bem definido

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Uma das maiores dificuldades do estudante de Direito é aprender a organizar os horários de estudo. Afinal, além de revisar as matérias trabalhadas em sala de aula, também é preciso ter disciplina para estudar para o exame da OAB.

Para isso, há uma série de ações que o aluno pode fazer, como montar um cronograma de estudo ou utilizar outros recursos disponíveis. Porém, você sabe como usar essas ferramentas a seu favor?

Neste post, vamos dar algumas dicas de como organizar os seus horários de estudo e explicar como colocá-las em prática. Além disso, vamos mostrar por que é importante reservar um tempo para o descanso. Continue a leitura e confira!

Como organizar os seus horários de estudo?

Monte um cronograma de estudo

O primeiro passo para se organizar é montar um cronograma de estudo. Para isso, estipule quantas horas por dia você poderá reservar para o aprendizado e defina quais conteúdos deverão ser trabalhados em cada horário, por exemplo. Dessa forma, é mais fácil garantir que nenhuma disciplina será desprezada.

Utilize um calendário

Contar com um bom calendário também pode ser útil para essa organização. Com ele, você conseguirá marcar datas importantes, como provas e entregas de trabalhos, e ter uma noção visual de quantos dias faltam para tais compromissos, possibilitando um melhor preparo e rendimento para essas atividades.

Escolha bem o local de estudo

Escolher o local de estudo é tão importante quanto qualquer outra dica que possamos dar. Afinal, esse espaço deve ser apto para longas horas de aprendizado, ou seja:

  • apresentar boa iluminação;
  • ser bem ventilado;
  • ser silencioso;
  • contar com o espaço necessário para acomodar o material de estudo;
  • ser confortável, principalmente em relação à cadeira.

Use todo o tempo disponível

Outra dica importante para organizar os estudos é aproveitar todo o tempo disponível. Por exemplo, imagine que você precisa resolver algum problema no banco. Como sabe que vai ficar um tempo considerável aguardando o atendimento, que tal levar aquele texto da faculdade que precisa ser lido?

Aproveitar esses momentos passados em filas ou aguardando atendimentos é uma ótima forma de colocar as leituras em dia!

Aproveite todos os recursos

Por fim, nossa última dica é aproveitar todos os recursos que você tiver à sua disposição. Há muito aplicativos e metodologias que podem ajudar no gerenciamento de tempo e na organização de tarefas. O método Pomodoro, por exemplo, é uma ótima maneira de focar a sua atenção nos estudos e ainda garantir momentos de descanso.

Qual é a importância de intercalar os estudos com momentos de descanso?

Agora que você já sabe como organizar os horários de estudo, não se esqueça de reservar algumas horas do seu dia para o descanso, certo? Afinal, além de evitar o esgotamento das energias, é durante o sono que o cérebro assimila todo o conteúdo aprendido naquele dia. Portanto, não menospreze essa necessidade!

Como vimos, organizar os horários de estudo não é nenhum bicho de sete cabeças. Além disso, é uma prática fundamental para deixar as revisões em dia e ainda garantir momentos de lazer e de descanso. Por isso, não perca mais tempo e coloque agora mesmo as nossas dicas em ação!

Se você ainda tem dúvidas sobre como organizar a sua rotina de estudos, aproveite a visita e veja quantas horas estudar por dia!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

0