INSS: como foi o último concurso

Saiba tudo sobre o certame para Técnico do Seguro Social, realizado em 2015

Com a proximidade da divulgação do novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estudamos o último certame, ocorrido em 2015, e trouxemos nesta matéria seus principais tópicos. Tudo para ajudar o Ceisquer que já está se preparando para a prova. Vamos analisar as atribuições do cargo de Técnico do Seguro Social, a estrutura do certame e todo o conteúdo cobrado nele.

Atribuições de um Técnico do Seguro Social

Mas afinal, o que um Técnico do Seguro Social faz? De acordo com o edital do último concurso, realizado em 2015 sob a responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) o cargo em questão destina-se a:

  • Coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres;
  • Realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica;
  • Atuar na gestão de contratos.

O edital previu para o cargo, de ensino médio, uma remuneração de R$ 4.866,87, e 40 horas semanais de jornada de trabalho.

O certame

A prova, aplicada no dia 15 de maio de 2016, e que teve valor de inscrição de R$ 65,00, continha 120 questões objetivas (50 dedicados a Conhecimentos Básicas; 70 para Conhecimentos Específicos), valendo um ponto cada, e utilizou do conceito de julgamento para a seleção das respostas.

Para tal, foram disponibilizados dois campos: o campo C, a ser preenchido pelo candidato quando o mesmo julgasse que a questão estava correta; e o campo E, quando o postulante ao cargo de Técnico concluísse que a questão estava incorreta.

Outro detalhe do certame é que todas respostas erradas, diante do gabarito, seriam tratadas como pontos negativos, e não ocorreria acréscimo ou decréscimo de pontuação em questões sem resposta. Aos candidatos que obtiveram nota inferior a 10 pontos em Conhecimentos Básicos; 21 pontos em Conhecimentos Específicos; e 36 pontos no conjuntos das provas, foram reprovados.

Conteúdos básicos e específicos

Em relação aos conteúdos cobrados pela prova, a sessão de Conhecimentos Básicos conteve:

  • Ética no Serviço Público: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007;

  • Regime Jurídico Único: Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. O servidor público como agente de desenvolvimento social. Saúde e qualidade de vida no serviço público;

  • Noções de Direito Constitucional: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações);

  • Noções de Direito Administrativo: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. Organização administrativa da União; administração direta e indireta. Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo);

  • Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Significação das palavras. Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República);

  • Raciocínio Lógico: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. Tautologia. Operação com conjuntos. Cálculos com porcentagens;

  • Noções de Informática: Conceitos de Internet e intranet. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Já no que se refere aos tópicos de Conhecimentos Específicos para o cargo de Técnico do Seguro Social, foram destacados:

  • Seguridade Social: Seguridade Social. Origem e evolução legislativa no Brasil. Conceituação. Organização e princípios constitucionais. Legislação Previdenciária. Conteúdo, fontes, autonomia. Aplicação das normas previdenciárias. Vigência, hierarquia, interpretação e integração. Regime Geral de Previdência Social. Segurados obrigatórios. Filiação e inscrição. Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. Trabalhadores excluídos do Regime Geral. Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. Financiamento da Seguridade Social. Receitas da União. Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. Salário-de-contribuição. Conceito. Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. Limites mínimo e máximo. Proporcionalidade. Reajustamento. Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Obrigações da empresa e demais contribuintes. Prazo de recolhimento. Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. Decadência e prescrição. Crimes contra a Seguridade Social. Recurso das decisões administrativas. Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações,benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. Lei nº 8.212/1991 e alterações. Lei nº 8.213/1991 e alterações. Decreto nº 3.048, de06/05/1999 e alterações. Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

É possível, através do link abaixo, conferir na íntegra o edital do certame analisado e fazer seu download.

Foto: Pedro França/Agência Senado


Já conhece nossos cursos?

O Ceisc reuniu os melhores professores para ministrarem aulas baseadas no edital que detalhamos nesta matéria. São, ao todo, mais de 160 horas em conteúdos desenvolvidos especialmente para nosso Ceisquer.

Confira, no link abaixo, e não perca nossos materiais de apoio, caderno de questões, mais de 300 questões atualizadas e revisadas em aula pelos professores!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Skip to content