Você sabe a diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu?
Entenda a diferença entre as modalidades e escolha o curso certo para seu futuro profissional
Em um mercado competitivo, que busca os profissionais com formação sólida, qualificada, atualizada e adequada às demandas atuais, restringir o percurso acadêmico à graduação pode ser um limitador do desenvolvimento profissional.
Por isso, hoje vamos explicar a diferença da formação Lato Sensu e Stricto Sensu e as vantagens profissionais de seguir estudando mesmo após a graduação! Não deixe de conferir!
Lato Sensu
Os cursos de pós-graduação em nível de Lato Sensu são importantes mecanismos de qualificação profissional e são indicados para quem busca um diferencial na carreira e maior reconhecimento em sua área.
Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são programas de especialização e cursos designados como MBA (Master Business Administration) previstos no Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. Devem ter duração mínima de 360h, geram certificado e dão ao profissional a possibilidade de:
- Ampliação de saberes preferencialmente para a atividade prática;
- Especialização em uma área específica de atuação;
- Aprofundamento em uma área de conhecimento;
- Desenvolvimento de habilidades úteis à carreira profissional;
- Pontuação em prova de títulos em concursos públicos.
Stricto Sensu
A formação em pós-graduação Stricto Sensu relaciona-se essencialmente à pesquisa acadêmica e à produção de conhecimento científico em uma área de atuação e é normalmente buscada por profissionais que se interessam pela pesquisa, docência e projetos de investigação. Podem procurar essa formação os diplomados em cursos superiores de graduação e ela é realizada em programas de mestrado e doutorado reconhecidos pela CAPES e MEC. A pós-graduação nesse nível de formação está prevista no Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. Ao final do curso o aluno obterá diploma.
Nessa etapa de formação, há dois cursos: Mestrado e Doutorado.
A formação em nível de Stricto Sensu dá ao profissional a possibilidade de:
- Aprofundamento em uma área de conhecimento;
- Produção de conhecimento;
- Desenvolvimento de pesquisa;
- Atuação na docência e em centros de pesquisa;
- Qualificação para o mercado de trabalho;
- Pontuação maior em prova de títulos em concursos públicos.
Texto elaborado pela Profª Dra. Luana Porto.
Conheça o Ceisc
Conseguiu entender a diferença entre Lato Sensu e Strictu Sensu? O Ceisc tem várias pós-graduações em Direito e cursos voltados para atualização e prática em diversas áreas. Aqui as aulas são 100% on-line e o material didático é atualizado.
Ficou interessado em fazer uma especialização? Então entre em contato com a gente! Acesse nosso site e confira todas as opções, e escolha o curso certo para o futuro da sua carreira.
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br