TSE analisa proposta para criação de 565 vagas para concurso unificado
Concurso é um dos mais aguardados do Brasil em 2023, deve retornar após 16 anos.
Um dos editais mais aguardados do Brasil em 2023, contou mais um avanço rumo à sua publicação. Tudo porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está analisando o pedido de criação de 565 cargos para analista judiciário - apoio especializado - análise de sistemas da Justiça Eleitoral. A oportunidade de inicialmente contemplará os profissionais de Tecnologia da Informação, também é visto como um movimento importante pensando nos preparativos para o novo concurso TRE unificado.
A submissão da análise junto ao TSE aconteceu no último dia 24 de fevereiro, durante o 80º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), a proposta também foi encaminhada ao Congresso Nacional e deverá ser analisada pelo órgão superior da Justiça Eleitoral em breve.
Durante o encontro dos magistrados, foi sinalizado que o objetivo da criação dos cargos é importante para suprir a necessidade de mão de obra especializada e adequar a força de trabalho de Tecnologia da Informação e Comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais, de modo a atender à ENTIC-JUD (Resolução CNJ 370/2021). Entre algumas das pautas abordadas durante o Coptrel, o novo edital do concurso TSE unificado está previsto para o mês de agosto, com as provas ocorrendo ainda em 2023.
Lei Orçamentária Anual para 2023 (LOA 2023) prevê 515 vagas para a Justiça Eleitoral
Contemplando o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2023, o próximo ano reserva boas notícias para aqueles que sonham com uma vaga na Justiça Eleitoral, que prevê um concurso que deverá ofertar 515 vagas que serão distribuídas entre o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Ao todo, serão 505 vagas para provimento em cargos já existentes, junto com a criação de 10 novas vagas distribuídas entre os cargos de técnico e analista judiciário. Estima-se que o edital atenda os Tribunais Regionais Eleitorais de forma centralizada, tendo recebido até o momento a confirmação de participação de 19 órgãos.
Ainda sem a publicação de edital e a definição da banca organizadora, o certame atenderá candidatos de nível médio e superior, com remuneração de R$7.591,00 a R$ 12.544,76.
TSE retoma concurso unificado após 16 anos
Esta não será a primeira vez que o órgão realizará um concurso unificado. Em novembro de 2006, um edital foi destinado ao preenchimento de vagas no TRE-RJ, TRE-RO, TRE-AC e TRE-RR. Na época mais de 190 mil candidatos se inscreveram para o concurso público unificado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais eleitorais. A prova realizada em 2007, ofertou o total de 804 vagas para candidatos de nível médio e superior.
Cargos vagos
O levantamento de cargos vagos que segue em andamento nos TREs costuma ser realizado duas vezes ao ano. Em consulta aos portais de transparência foi verificado o quantitativo de vagas nos tribunais regionais.
Conforme expresso na Portaria 502, de 25 maio de 2022, além das vagas previamente autorizadas acima, pode-se incluir no edital unificado as vagas correspondentes aos cargos vagos (seja de forma imediata ou para formação de cadastro de reserva).
Concurso está entre os mais aguardados do Brasil em 2023
Os concursos para técnico e analista do TSE tem por característica atrair muitos candidatos, fazendo com que este certame esteja entre os mais concorridos do país. Tendo como referência os dois últimos editais, a busca de uma das vagas na Justiça Eleitoral, deve seguir numa faixa crescimento por parte dos concurseiros.
Em 2006, a prova reuniu 54.300 candidatos, número que quase dobrou em 2011, quando mais de 102.633 pessoas se inscreveram no processo seletivo. Na ocasião o cargo mais procurado foi o de técnico judiciário para área administrativa, para o qual concorrem 54.835 candidatos.
Saia na frente com a melhor preparação
Cresce a expectativa por um dos certames mais aguardados no Brasil em 2023, e nós temos a melhor preparação para você azular o TRE unificado. Está esperando o quê?! Conheça o TRE Nacional que o Ceisc preparou com o melhor time de professores que é especialista em aprovação e vem com a gente!
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br