Polícia Penal e nova carreira na BM aprovadas na ALRS
Textos foram aceitos por unanimidade pelos parlamentares
A noite de ontem (12) foi movimentada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Sem nenhum voto contrário, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 291/2021 e o Projeto de Lei Complementar (PLC) 468/2021 foram aprovados e instituem a formação da Polícia Penal no RS e a reestruturação da carreira de nível médio para a Brigada Militar.
À PEC 291/2021 foi apresentada emenda para que seu texto também incluísse, além dos agentes penitenciários (APs) outros servidores que ocupam cargos de agente penitenciário administrativo (APAs) e de técnico superior penitenciário (TSP). Porém, a proposta não foi aceita, recebendo 26 dos 33 votos necessários para aprovação.
Já o PLC 468/2021 aproximou os critérios de promoção já presentes na carreira de nível superior às de nível médio, e faz com que seja obrigatória a realização anual de cursos que tornam os servidores (inclusive do Corpo de Bombeiros) aptos a receberem promoções.
Outros itens adicionados pelo texto são o ingresso à corporação exclusivamente com curso superior a partir de 2027 e a diminuição do interstício - tempo obrigatório que o servidor precisa estar no cargo entre promoções - para quem estiver há mais de 10 anos na corporação.
Foto: Celso Bender/ALRS
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br