O seu concurso tem redação, e a banca é Incab: como costuma ser a prova?
Normalmente, a banca INCAB solicita a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Um texto argumentativo é aquele que evidencia o encadeamento das ideias com a finalidade de defender uma opinião e convencer o interlocutor. É aquele que expõe um ponto de vista sobre um determinado assunto, visando a convencer o interlocutor a aceitar uma tese. Para tanto, sua condição essencial é a apresentação de uma tese, pautada na apresentação de argumentos sobre determinado tema.
Para tanto, sua condição essencial é a apresentação de uma tese, pautada na apresentação de argumentos sobre determinado tema.
Tese O que é tese? • É opinião, ponto de vista, posicionamento crítico; • Associa-se à intenção comunicativa do autor do texto; • Elemento obrigatório em texto dissertativo-argumentativo. |
Nesse sentido, o texto argumentativo exige a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia.
Em síntese, um texto argumentativo é construído, visando a um destinatário, por isso, exploram-se os recursos linguísticos adequados a cada possível leitor, considerando o objetivo da argumentação. Tem como objetivo convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela.
Texto quanto à tipologia dissertativo-argumentativo • Exposição de informações e análise de ideias, dados e fatos com base em um tema; • Raciocínio lógico, organização de ideias, coesão e coerência entre as partes do texto. • Posicionamento crítico sobre o tema. |
Estrutura
Na parte inicial do texto, a tese precisa ser evidenciada, pois importa muito que o avaliado perceba que o(a) autor(aa) tem visão crítica e opinião formada sobre o tema de redação.
Exemplos de tese (destacadas em negrito)
Exemplo 1: “A desvalorização da mulher no mercado de trabalho brasileiro é resultado de uma cultura machista e discriminatória enraizada desde o processo colonial. Contudo, a prática de pagar menos à trabalhadora do que ao trabalhador ou de dificultar a ela o acesso ao labor precisa ser combatida. E, para isso, uma política estatal eficaz de incentivo a empresas que contratam o chamado sexo frágil e uma mudança cultural são imprescindíveis.”
Exemplo 2: “É sabido que no Brasil o espaço das mulheres no mercado de trabalho é menor em comparação com o dos homens, que ganham mais do que elas em uma mesma função. Tal discrepância é uma injustiça que fica ainda mais intensa quando se, em muitos contextos organizacionais, o profissional feminino é mais competente e dedicado do que seu gênero oposto. O pouco esforço político para mudar essa realidade e a falta de uma educação adequada em relação a gênero tornam mais difícil a superação das diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho.”
O texto argumentativo, dessa forma, está alicerçado em três pontos centrais:
A construção dos argumentos
Para que a tese possa ser sustentada no texto, é preciso recorrer a argumentos.
O que são argumentos? • É um conjunto de afirmações organizadas com o objetivo de dar suporte a uma determinada conclusão; • São “justificativas” que sustentam a tese; • Elemento obrigatório em texto dissertativo-argumentativo. |
No processo de construção argumentativa, há algumas estratégias, como:
Observe dicas para construir a argumentação conforme tipo e argumento:
Tipo de argumento | Conceito | Marcas linguísticas |
Comparação ou contraste | Consiste em desenvolver a tese através de uma comparação que pode apontar semelhanças ou diferenças entre as ideias/situações apresentadas na introdução. | Conjunções comparativas: como, tal ... como, tão ...como |
Exemplificação | Consiste na apresentação de casos, fatos, ocorrências que ilustram o que se está tratando. | Conjunções e expressões exemplificativas, como, entre as quais, a saber, por exemplo |
Causa e/ou efeito | A estratégia de desenvolvimento da redação por meio do recurso de causa e consequência consiste na apresentação de razões, motivação ou consequências relacionadas à ideia central anunciada na introdução. | Conjunções de causa: porque, uma vez que, que, visto que, já que Conjunções de consequência: tanto ... que, tal... que |
Apelo a testemunho de autoridade/ citação | Consiste na recorrência a frases, citações, relatos proferidos por um especialista ou uma autoridade para conferir ao texto maior credibilidade. | Emprego de conjunções conformativas: conforme, segundo, de acordo com, como; Uso de aspas em citação direta ou paráfrase em citação indireta. |
Alusão histórica | Consiste na apresentação de fatos históricos que podem comprovar determinada afirmação/reflexão crítica. | Indicação de data |
Dados concretos | Consiste na exploração de informações concretas, extraídas da realidade, como forma de comprovação da tese. Podem ser usados dados estatísticos ou falsos ou fatos notórios (de domínio público). | Emprego de conjunções conformativas: conforme, segundo, de acordo com, como. |
Agora, observe os argumentos com base em redação construída para uma proposta de redação da banca INCAB, cujo tema foi o seguinte (prova para Agente Penitenciário (SEJAP MA)/2016).
O papel do agente prisional na ressocialização do preso
Introdução e tese (entre colchetes) |
No Brasil, a ressocialização do egresso do sistema penal tem sido tema de amplos debates, envolvendo diversos setores da sociedade, sobretudo quando se considera o sujeito infrator e o mercado de trabalho. Assim, é fundamental pensar nas condições do preso, ainda no cárcere, de receber apoio para que possa sair da prisão com chances reais de ter uma vida digna fora da cadeia. Nesse sentido, [ o agente prisional é um ator que deve agir para contribuir para o encarcerado ressocializar-se e pode fazer isso de duas formas: tratando o apenado com dignidade e o estimulando trabalhos seguros no desenvolvimento de ações educativas voltadas a habilidades de trabalho. ]
1º § de desenvolvimento (argumento de causa) |
Sob esse viés, é oportuno registrar que cabe ao Estado, por meio de seus legisladores e servidores, a definição de ações que podem tornar o ambiente no sistema prisional digno, sem violação de direitos humanos ou qualquer forma de violência. Tratar o sujeito em prisão de forma respeitosa, mostrando seus direitos e deveres é um ato honroso que deve nortear qualquer ação, mais ainda em um ambiente de cumprimento de pena no qual o sujeitos em situação de privação de liberdade precisam ajustar contas com o Estado e a sociedade em função do crime cometido. Impor ação somente opressiva, coercitiva ou corretiva certamente não será o caminho mais seguro para devolver o infrator à sociedade. É, por isso, fundamental, garantir uma postura de humanizada e digna. Por isso, os agentes prisionais, que representam o Estado nesse cenário pensar em oportunidades de escolarização ao apenado, combate à violência e à marginalização dentro das celas para que ele possa vivenciar uma vida menos afeita ao mundo do crime e voltar para a sociedade de modo mais seguro.
2º § de desenvolvimento (citação e exemplificação) |
Além disso, é fundamental ressaltar que a Lei de Execução Penal (LEP) aponta que o agente deve trabalhar pela ressocialização do interno e prepará-lo para seu retorno à sociedade. Dessa forma, considera-se que o agente prisional tem o papel crucial de garantir segurança a presos e a profissionais que atuam em projetos de educação prisional, os quais visam a oferecer capacitação profissional aos apenados. Pode fazer isso, por exemplo, cuidando regras de uso de salas de aula, ação docente e discente dentro da cadeia, fiscalizando as atividades e cumprimento de tarefas. Ao cumprir esse papel legal, certamente o agente prisional vai contribuir para uma formação do preso que dará condições a ele de, quando estiver libre de pena, poder ingressar e permanecer no mercado de trabalho, afastando-se do mundo do crime.
Conclusão |
Diante do exposto, evidencia-se que a responsabilidade do agente prisional na garantia de um tratamento digno e de condição segura para a educação prisional de modo que o egresso possa ter uma inserção em ambiente saudável e não excludente na sociedade após a pena. Para isso, ações colaborativas entre Estado e sociedade podem ser pensadas coletivamente de modo a ampliar a potencialidade do trabalho do agente prisional, o que fará com que a LEP seja cada vez mais efetiva e eficaz.
Agora, avalie!
Tendo-se em vista que uma boa redação requer boa habilidade de compreensão da proposta de redação, propomos a seguinte avaliação do texto apresentado como “resposta” à proposta de redação da banca:
a) O texto segue a estrutura de uma redação dissertativo-argumentativa?
b) O texto é escrito, em termos de correção linguística, de forma adequada?
c) O texto atende, em termos temáticos, ao assunto sobre o qual foi solicitada a redação?
E, para se preparar bem para uma prova de redação da INCAB:
a) Leia sobre temas de interesse geral e tmbém de assuntos associados à area do concurso;
b) Resolva provas de redação de concursos anteriores;
c) Produza textos de simulados de redação, focando temas diversos.
Escrever bem é uma questão de treino!
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br