0.00
Prática e pós-graduação

O que é um advogado freelancer e como ele atua? Saiba mais!

Descubra o que é um advogado freelancer e como ele atua.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

A maioria dos advogados sabe o significado de advocacia correspondente, uma modalidade de trabalho bem conhecida no universo jurídico. Contudo, o advogado freelancer é outra possibilidade para quem tem formação em Direito. Esse termo da língua inglesa refere-se ao profissional liberal que presta serviços de forma autônoma. Advogados freelancers ultrapassam os serviços executados pelos correspondentes, já que vão além de realizar audiências, obter cópias ou fazer protocolos.

Neste post, vamos explicar o que é advogado freelancer, para que ele serve e como esse profissional atua no mercado. Aqui, você vai descobrir os motivos para optar por essa modalidade de trabalho que confere autonomia. Gostaria de saber o que é preciso para virar um advogado freelancer? Acompanhe a leitura!

O que é advogado freelancer e como ele atua?

Advogado freelancer é um profissional que trabalha com a prestação de serviços de forma autônoma por certos períodos e conforme a necessidade de outros profissionais do mesmo ramo. Eles podem trabalhar para outras pessoas, empresas, departamentos jurídicos ou escritórios de advocacia. Os trabalhos prestados envolvem a distribuição de ações, a obtenção de despacho com juízes, realização de audiências etc.

Além de obter cópias de autos físicos e fazer digitalizações, o advogado freelancer pode elaborar petições, recursos e pareceres. Os serviços judiciais e extrajudiciais estão incluídos em suas rotinas de trabalho, bem como o atendimento a clientes, as sustentações orais e demandas mais específicas ou complexas. Enfim, esses profissionais atuam em suas cidades para seus colegas de profissão.

Por que se tornar um advogado freelancer?

Tornar-se um advogado freelancer é uma ótima oportunidade para os advogados autônomos que desejam ter conforto, trabalhar em casa, diminuir os custos ou ter mais tempo para estudar para os concursos públicos. Essa é uma maneira de obter renda extra, conquistar independência, obter experiência, ganhar dinheiro, fazer networking e administrar melhor o tempo.

O que é preciso para virar um advogado freelancer?

Caso você queira se tornar um advogado ou advogada freelancer, terá que se preparar para prestar serviços. Inicie a construção de uma rede de contatos e crie perfis profissionais nas redes sociais para que todos os interessados consigam enviar uma mensagem ou identificar o número do seu WhatsApp.

Veja a seguir outras dicas para ter sucesso nessa jornada!

Divulgue seus serviços no LinkedIn

Faça cadastros nas plataformas de correspondência jurídica e depois comece a divulgar os seus serviços, especializações em Direito e habilidades no LinkedIn. Procure utilizar o Facebook, Instagram e YouTube para fazer o marketing profissional. Se preferir, monte uma logística jurídica com colegas da sua cidade ou de outras regiões.

Seja comunicativo

Um advogado freelancer precisa ter uma boa organização para não perder prazos, zelar pelos serviços prestados e ser comunicativo para conquistar parceiros. Mas fique atento e verifique quem está tentando contratá-lo, combine o valor com antecedência, prazo e forma de pagamento. Cumpra as diligências somente após fechar o negócio.

Estude os tipos de diligências

Utilize a tabela da OAB do seu estado para não cometer aviltamento de honorários e jamais assine documentos sem ler o seu conteúdo. Estude todos os tipos de diligências antes de entrar nesse mercado e descubra como é possível evitar golpes. Preste atenção aos seus e-mails, aparelho celular e confira os pagamentos todos os meses.

Agora você já sabe o que é um advogado freelancer e como ele atua! Se o seu sonho é abrir um escritório ou passar em um concurso público, aproveite essa possibilidade e prepare-se para o futuro. Os advogados freelancers podem escolher onde querem trabalhar e têm mais liberdade para tomar as suas próprias decisões de acordo com os seus objetivos pessoais.

Conheça os novos cursos de Prática Jurídica do Ceisc

As atualizações que você precisa em cursos práticos e objetivos desenvolvidos por doutores, mestres e especialistas. Tudo com a metodologia Ceisc, recomendada por mais de 98% dos alunos que já a conhecem. Desenvolva as habilidades necessárias para atuar em sua carreira como advogado. Obtenha aprendizados em nível jurídico de classe mundial e aprenda no seu próprio ritmo com cursos acessíveis e 100% online.

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

0