Ministério da Gestão apresenta novidades sobre Concurso Nacional Unificado!
Evento do Ministério da Gestão nesta sexta-feira (1°), apresentou novas informações sobre o Concurso Nacional Unificado previsto para 2024.
A tarde desta sexta-feira (1°) foi de novidades para aqueles que estão pensando numa oportunidade em certames federais no próximo ano. Em evento promovido pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), novas informações e detalhes foram apresentados sobre a poposta de um Concurso Nacional Unificado para o próximo ano.
Entre alguns dos principais pontos apresentados, foram divulgadas as regiões e os municípios brasileiros que devem receber as provas que estão previstas para o mês de fevereiro de 2024. Até o momento, apenas o número de cidades por região haviam sido anunciadas pelo MGI.
Vale ressaltar que está à disposição dos interessados o quantitativo aproximado de vagas que poderão ser contemplas em cada um dos oito blocos temáticos ofertados. Sendo assim, os ministérios e autarquias terão até o dia 29 de setembro para definir a sua adesão ou não, do Concurso Unificado. Confira abaixo, os blocos temáticos:
1 - Administração e Finanças Públicas
2 - Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação
3 - Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário
4 - Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
5- Políticas Sociais, Justiça e Saúde
6 - Trabalho e Previdência
7 - Dados, Tecnologia e Informação
8 - Nível Intermediário
Segundo o MGI, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação que estarão à disposição no certame. Logo após os concurseiros deverão indicar o cargo e a carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis. Assim, o candidato irá realizar as provas objetivas e as provas específicas comuns ao bloco de sua escolha.
MGI apresentou cronograma de atividades do concurso unificado
O secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão, José Celso Cardoso Jr., apresentou na última sexta-feira (25) aos demais órgãos de governo autorizados a realizar concursos públicos a proposta de realizar uma prova única para o preenchimento das cerca de oito mil vagas abertas no serviço público federal neste ano.
A adesão dos ministérios ao Concurso Nacional Unificado é voluntária. O edital deve ser publicado até dezembro com realização de prova prevista para o dia 25 de fevereiro de 2024. As vagas foram agrupadas em blocos temáticos:
Provas em fevereiro de 2024!
A prova tem data provável do dia 25 de fevereiro de 2024 – dividido em dois momentos na mesma data: 1º) Provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; e 2º) Provas específicas e dissertativas por blocos temáticos. Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024 e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem.
A meta é realizar a prova em cerca de 180 cidades, simultaneamente, em todo o país, sendo:
Segundo o MGI, este projeto é inovador e ousado, que tem como objetivo estabelecer um critério de justiça de acesso às vagas públicas, afirmou o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Jr. Segundo o secretário, estudos especializados indicam que esse formato unificado de provas, em detrimento daqueles que pretendem aferir conhecimentos, desde saída, muito especializados, tem sido capaz de selecionar melhor os futuros servidores e servidoras públicas, trazendo para o seio do Estado pessoas em geral íntegras e comprometidas com a esfera pública e as realizações da administração.
O certame será organizado a partir de uma Coordenação Geral composta pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (IPEA), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Advocacia Geral da União (AGU). Este arranjo prevê também a participação ativa das comissões setoriais de cada um dos órgãos envolvidos, cujos representantes formariam o Comitê Consultivo/Deliberativo.
Até meados de setembro deste ano, deve ser publicado pelo Ministério da Gestão e da Inovação o ato oficial que irá definir a estrutura de governança do Concurso federal Unificado.
Confira as datas do Concurso Nacional Unificado
Até 20/set - Ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador
Até 29/set - Adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado
Até 20/dez - Publicação do edital do Concurso Nacional Unificado
Data indicativa de prova 25/fev - Realização da prova em dia único
Governo autorizou mais de 9,5 mil vagas em concursos federais no primeiro semestre
O primeiro semestre do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva foi marcado pela retomada dos concursos públicos federais. Quem aponta é o Ministério da Gestão, que até o final do mês de maio, mais de 9 mil vagas para concursos públicos da Administração Pública Federal já foram autorizados pelo governo federal, com o objetivo de compor a força de trabalho de órgãos e entidades.
Após a primeira autorização em caráter de urgência no mês de março, para o provimento de 30 vagas para o Ministério da Relações Exteriores, o governo federal deu sinal verde para a realização de mais outros quatro processos seletivos. Os certames para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundação dos Povos Indígenas (Funai) e Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) foram autorizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Do total de vagas abertas, 1.444 são para cargos efetivos. As outras 8.141 serão temporárias para atender à demanda do IBGE com as atividades do Censo Demográfico 2020. As vagas para o IBGE foram autorizadas em portaria conjunta assinada pelos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento (MPO).
A realização de concursos faz parte dos objetivos de profissionalização da administração, para qualificar e recompor a força de trabalho, fortalecer órgãos públicos e melhorar o atendimento à população.
Confira aqui a live do MGI desta sexta-feira (1°)
Mais concursos federais a vista!
Com uma série de concursos previstos para este ano e a possibilidade de novos certames para cargos federais, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação!
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br