0.00
Concursos

MGI e Fundação Cesgranrio oficializam contrato para Concurso Unificado!

Assinatura de contrato entre Cesgranrio e MGI foi realizada na última quinta-feira (30). Edital deve ser publicado no dia 22 de dezembro. Provas em 2024.

Última atualização em 19/02/2024
Compartilhar:

Tem informação importante em relação ao Concurso Nacional Unificado (CNU). Publicado na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (4), o extrato de contrato com a assinatura do contrato que oficializa a Fundação Cesgranrio e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para realização do CNU previsto para o próximo ano.

Confira o extrato de contrato

Fundação Cesgranrio será a banca responsável pelo CNU

Após dias de expectativa, a manhã do último dia 24 de novembro, foi de confirmação importante para quem já mira o Concurso Nacional Unificado. Tudo porque o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), anunciou nesta sexta-feira (24) em seu portal oficial a escolha pela a Fundação Cesgranrio como banca responsável pelo CNU!

De acordo com o MGI, a opção foi definida ainda no inicio desta semana, mas por conta de trâmites jurídicos houve uma espera para realização do anúncio oficial. Estima-se que até o próximo dia 30 de novembro o contrato entre as partes seja assinado e assim publicado na edição do Diário Oficial da União.

Vale lembrar também, que a partir de agora a Fundação Cesgranrio ficará responsável pela elaboração e publicação do edital do Concurso Nacional Unificado que, de acordo com o cronograma do governo federal já divulgado, será lançado até o dia 20 de dezembro de 2023.

Escolha da banca foi definida após estudo técnico

Segundo o MGI, a definição da banca partiu de um Estudo Técnico Preliminar (ETR), que estabeleceu-se os requisitos necessários para as empresas que desejassem aplicar a prova do Concurso Nacional. O documento foi remetido a 12 instituições que já fizeram seleções de concurso público para qualquer uma das três esferas de governo.

Dessas 12, cinco apresentaram propostas para aplicação da prova e, desse conjunto, três atendiam a todas as condições previstas pela Equipe de Planejamento da Contratação. “Como as três empresas tinham as qualificações necessárias, decidimos pelo critério da economicidade, ou seja, por aquela que cobrou o menor valor pelo serviço”, explicou a diretora do MGI.

O estudo técnico preliminar foi a base do Termo de Referência (TR) do concurso. O TR trouxe alguns aperfeiçoamentos em relação ao documento anterior, que era ainda preparatório, por observação das próprias empresas. Por isso, a recomendação dos órgãos de controle foi a submissão do TR novamente às três bancas que estavam na disputa. As bancas analisaram o termo, ajustaram suas propostas e as apresentaram novamente ao MGI. A pasta selecionou a Fundação Cesgranrio, que ofereceu a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, com o valor mais baixo.

A seleção da empresa ocorreu no começo da semana, seguindo o cronograma divulgado inicialmente, mas o Ministério da Gestão optou por aguardar o parecer jurídico final da Advocacia Geral da União para dar início ao contrato e fazer a divulgação.

Três empresas estavam na disputa para comandar o concurso

Anunciado no último dia 13 de novembro, três bancas estiveram na disputa pelo CNU. Assim, de acordo com o MGI, as empresas que permanecem na disputa, foram classificadas após uma rodada de análise das propostas enviadas por cinco bancas interessadas, com duas sendo eliminadas do processo.

Sendo assim, disputaram a fase final de definição as seguintes empresas:

  • Cebraspe
  • Fundação Getulio Vargas (FGV)
  • Fundação Cesgranrio

Locais de prova do CNU foram definidos no último dia 30 de novembro

Os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) poderão fazer a prova mais perto de suas casas. É o que apontou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que divulgou na última quinta-feira (30) a lista das 180 cidades onde será aplicado o certame, com previsão de realização para março de 2024.

A densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso foram os critérios utilizados pela Comissão Organizadora do CPNU para a escolha das cidades. Confira aqui a lista completa de cidades onde o CNU será aplicado.

Cidades com mais de 100 mil habitantes foi critério de escolha para aplicar prova

Para a realização do concurso nacional unificado, foram selecionadas cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas.

A distribuição será a seguinte:

  • Região Norte – 39 cidades
  • Região Nordeste – 54 cidades
  • Região Centro-Oeste – 20 cidades
  • Região Sudeste – 44 cidades
  • Região Sul – 23 cidades

De acordo com o MGI, a opção de realizar o certame em 180 cidades espalhadas pelo país tem o objetivo de democratizar o acesso da população às vagas do serviço público.

Detalhamento aponta para Região Nordeste com mais cidades a receber provas do CNU

Segundo o detalhamento das cidades que receberão as provas, elas serão aplicadas em 39 municípios da região norte do país, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no estado do Amapá, 16 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins.

No nordeste, os candidatos poderão realizar o certame em 54 municípios: dois em Alagoas, 16 na Bahia, seis no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, cinco em Pernambuco, sete no Piauí, três no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.

Já na Região Centro-Oeste, o CPNU chegará a 20 municípios distribuídos entre Goiás, com oito locais de aplicação da prova, Mato Grosso do Sul com quatro, outros sete em Mato Grosso e um no Distrito Federal.

O Sudeste terá 44 municípios onde serão aplicadas as provas, sendo quatro no Espírito Santo, 24 em Minas Gerais, quatro no estado do Rio de Janeiro e 12 em São Paulo. Por fim, a região Sul terá 23 municípios onde será aplicado o certame: oito no Paraná, nove no Rio Grande do Sul e seis em Santa Catarina.

Provas em fevereiro de 2024!

A prova tem data provável do dia 25 de fevereiro de 2024 – dividido em dois momentos na mesma data: 1º) Provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; e 2º) Provas específicas e dissertativas por blocos temáticos. Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024 e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem.

Segundo o MGI, este projeto é inovador e ousado, que tem como objetivo estabelecer um critério de justiça de acesso às vagas públicas, afirmou o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Jr. Segundo o secretário, estudos especializados indicam que esse formato unificado de provas, em detrimento daqueles que pretendem aferir conhecimentos, desde saída, muito especializados, tem sido capaz de selecionar melhor os futuros servidores e servidoras públicas, trazendo para o seio do Estado pessoas em geral íntegras e comprometidas com a esfera pública e as realizações da administração.

O certame será organizado a partir de uma Coordenação Geral composta pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (IPEA), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Advocacia Geral da União (AGU). Este arranjo prevê também a participação ativa das comissões setoriais de cada um dos órgãos envolvidos, cujos representantes formariam o Comitê Consultivo/Deliberativo.

Foco na sua nomeação em 2024!

Com uma série de concursos previstos para o próximo ano que já bate a sua porta, sabia que você pode sair na frente na sua preparação para aquele que será o 'Enem' dos concursos em 2024? Conheça o nosso preparatório completo para o Concurso Nacional Unificado e vamos juntos buscar a sua nomeação!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Leo Kraether, 2900 

Country - CEP: 96824-400
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

São Paulo

 

Rua Maestro Cardim, 1170, 2º Andar

Liberdade - CEP: 01323-001

icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89

Desenvolvido por

multti