Estratégias de como lidar com a ansiedade pré-prova!
Dominar a ansiedade antes da prova pode ser um fator chave na busca pela aprovação.
Hoje, iremos conversar sobre como lidar com as expectativas quando se está diante de uma avaliação, iniciando com o seguinte questionamento:
Será que o resultado final da prova, por mais decisivo que seja neste momento, é capaz de definir quem você é e a sua trajetória profissional?
Muitas vezes você já deve ter se pego focando somente no resultado final de uma avaliação e entrou em um processo ansioso, se sentindo paralisado diante daquilo que não possui controle.
Mas como lidar com essa ansiedade?
O resultado de uma prova, seja ele negativo ou positivo, não definirá o seu conhecimento sobre determinado conteúdo, até porque tudo aquilo que foi estudado não foi perdido, não foi em vão, já que o conteúdo irá permanecer armazenado de alguma maneira dentro de você. É muito importante também se questionar sobre como você encara as avaliações em sua vida e como você as enfrenta.
O fato de já ter chegado até aqui e de ter dado esse primeiro passo, já significa uma tentativa em si mesmo. Por isso, mais do que um resultado em si, a prova significa uma possibilidade de testar o seu conhecimento bem como poder se desafiar e se conhecer.
Nem sempre teremos controle sobre o planejamento que temos em vista, já que a vida não se trata de uma linha linear que precisa ser seguida à risca. Vivemos em um mundo de muitas expectativas internas e externas, pressão por ser bem-sucedido e ter sucesso, que não é possível tolerar falhas e erros, surgindo mecanismos punitivos contra si mesmo. Em relação à frustação, é importante entendermos que ela faz parte do autoconhecimento.
Fugimos o tempo todo de nos frustrarmos, esquecendo que é impossível passar pela vida sem passar pelas frustrações. O que se tornará preocupante e irá requerer acompanhamento psicológico, é quando a frustração acaba suscitando sentimentos de incapacidade, inutilidade, desânimo e baixa autoestima.
Além disso, é muito importante respeitar o seu tempo, os seus limites e entendendo que nem sempre tudo irá acontecer conforme previsto e planejado e nem por isso você deverá desistir do seu objetivo estipulado até aqui. Para isso, deverá construir e pensar em outras possibilidades alcançáveis. Se você não atingir o resultado estimado na prova, quais são as outras possibilidades? Quais são os caminhos possíveis que você pode percorrer?
O que acontece é que pelo fato de reprovar uma vez na prova, o receio de tentar mais vezes dá lugar para possíveis desistências e desesperança em si mesmo. Por isso, é importante respeitar o seu momento, o seu sofrimento e recomeçar de onde você parou.
Deste modo, elencamos algumas estratégias que poderão ajudar você na construção de uma rotina de estudos mais funcional e na amenização da sua ansiedade:
- Reorganize as suas prioridades: coloque no topo da lista aquilo que você ainda tem dificuldade e o que não pode deixar de ser feito. Não hesite em tirar suas dúvidas, trocar ideias com colegas e professores.
- Tenha em mãos um cronograma flexível: os conteúdos sobre a prova são densos e por isso, é importante entender que seu tempo de estudos só será aproveitado e eficaz, se você conseguir suprir suas necessidades básicas (físicas e emocionais).
- Neste momento, é importante você focar na qualidade dos seus estudos e não somente na quantidade: muitos estudantes programam uma rotina exaustiva de estudos em que acabam focando mais no tempo cronológico de estudos do que na qualidade desse tempo. Vale mais você estudar um tempo menor em que consiga focar, do que estudar por horas e horas estando cansado e com dificuldades de concentração.
- Inclua pausas na sua rotina de estudos: quando você estudar de maneira intensa e estiver se sentindo cansado, busque proporcionar a si mesmo momentos de descanso e autocuidado. Seu corpo não é uma máquina e é preciso reservar um tempo de qualidade para repor suas energias.
- Não meça o seu tempo de estudo com a régua do outro: cada pessoa tem seus limites e uma maneira na qual consegue se organizar em relação aos seus estudos, por isso, faça aquilo que seja eficaz e funcione para você. Embora possa seguir sugestões, busque pelo autoconhecimento para analisar como você pode administrar o seu tempo de estudos de acordo com sua disponibilidade e rotina.
- Mantenha horários fixos de estudos: embora a vida é feita também por imprevisibilidades, tente estabelecer uma rotina em que você encare os seus estudos como um compromisso a ser cumprido.
- Lembre-se que esse é um período transitório: todo objetivo requer empenho e dedicação. Não temos como atalhar o caminho para torná-lo mais fácil, pois é parte dele entendermos que as dificuldades irão existir. Por mais árduo que o percurso esteja sendo, esse ciclo em algum momento será finalizado, para que novos ciclos se aproximem. Saiba que, independente do resultado final da prova, nenhum conhecimento é perdido e em vão. A maior bagagem que você poderá levar para onde for consigo, é o seu conhecimento, que vem se construindo e se solidificando cada vez que você aprende algo novo.
- Escute o seu corpo e entenda que o seu cérebro precisa de descanso para absorver e assimilar os conteúdos estudados: momentos de lazer e cuidado consigo são imprescindíveis neste momento e devem também ser incluídos em seu cronograma de estudos. Descansar a mente é importante para recuperar o fôlego e continuar investindo em seus estudos.
- Retome as batalhas internas que você já enfrentou até aqui: honre o seu processo e se questione: para que o por que você vem estudando? A base de uma rotina de estudos eficaz, é permeada pelo significado do que isso representa emocionalmente para você.
- Aproveite o processo e não apenas o resultado final. Por mais difícil que seja este momento, não perca a sua leveza e a possibilidade de cuidar de você ao acolher as suas vulnerabilidades. Nenhuma aprovação deve custar a sua saúde mental. Por isso, pegue mais leve com você, não sobre cobre e nem pressione tanto. Reflita que você vem fazendo o que está dentro do seu alcance, com as possibilidades que dispõem neste momento.
- Busque por apoio psicológico especializado: você não precisa lidar sozinho com esses sentimentos. Não espere adoecer para buscar por ajuda de psicólogo. O suporte psicológico se faz necessário uma vez que poderá auxiliar você a enfrentar esses desafios.
Por isso lembre-se:
Você não é uma nota! Você não deve colocar em risco a sua integridade física e mental para ser “alguém” na vida. Você já é alguém. Uma nota não define a sua capacidade intelectual. Assim, não desiste dos seus objetivos. Revise os erros que servem para ensinar e celebre os seus acertos. Você merece se tratar de forma respeitosa e afetiva. Convido você estudante, a refletir sobre como está a sua saúde mental neste momento e o que você tem feito para cuidar dela.
Gostaria de lembrar você que estudar não deve ser padecedor, pois ainda que cause algumas privações, trará uma grande recompensa que é a possibilidade de ampliar o próprio conhecimento, já que poderá abrir portas e ampliar o seu olhar sobre a vida.
Estou aqui para lembrar a você, que esse período é temporário. Já chegamos até aqui e não vai ser agora que iremos desistir. O seu autocuidado é fundamental para que você consiga perceber que além de estudar, você merece suprir as suas necessidades físicas e emocionais. Ser produtivo é também se permitir a descansar, aproveitar o tempo ócio, ler um livro (que não sejam somente os que você estuda para alguma prova), assistir uma série ou filme, realizar alguma atividade manual ou física, ter momentos de lazer e organizar os seus pensamentos.
Eu sei que os seus estudos são importantes e decisivos para a sua trajetória profissional, mas pegue mais leve com você. Mesmo que às vezes você pense que não, você já vem entregando o seu melhor e o que você consegue nesse momento.
A vida não é linear. Aproveitar o seu percurso é tão importante quanto a chegada.
Com carinho, psicóloga Caroline Maria Nunes.
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br