Como se preparar para a OAB em 60 dias
Preparação para a OAB em 60 dias? É possível sim! Confira nossas estratégias e conquiste a aprovação.
Não são os sortudos que alcançam a aprovação, são os que organizam o seu plano de ação e que mantêm a consistência na execução desse plano. Por isso é fundamental montar um planejamento realista e bem estruturado, capaz de trazer segurança em tempos de nervosismo e ansiedade. Tendo em vista o curto período que antecede o 41º Exame, optar um cronograma estrategicamente pensado por especialistas no assunto, direciona o seu estudo e responde a principal dúvida de todo examinando: “por onde começar?”
O ponto que ainda recai a você é a escolha do momento diário para realização desse plano. Exige-se uma rotina de estudos, com a destinação de no mínimo três horas diárias, que devem ser cumpridas com a seriedade que a prova requer, ou seja, sem elementos que te distraiam, deixe o celular em outro cômodo e evite ambientes com muito ruído.
O que estudar?
O cronograma direciona o seu estudo diário, a partir dos assuntos mais relevantes de cada disciplina, além disso prevê a realização de questões de provas anteriores. Como o melhor jeito de combater o inimigo é conhecendo-o a fundo, o contato diário com as questões da FGV, permitirá aplicar o conhecimento recém estudado e acostumar-se com a estrutura das questões e consequentemente com o perfil da prova.
Há também no cronograma, a previsão de simulados autorais e simulados de nivelamento (íntegra das provas dos exames anteriores), aos quais se aplicará uma análise de desempenho, assim, será possível direcionar mais estrategicamente o seu estudo. Após a finalização do simulado, além de encontrar a correção das questões do simulado, você terá acesso a uma tela de desempenho, mostrando o seu número de acertos e o desempenho em cada disciplina e conteúdo. Com esses dados você terá uma noção clara de quais são os seus pontos fortes e fracos.
Como estudar?
Com os seus pontos fortes e fracos em mãos, você poderá direcionar os estudos da seguinte forma: as disciplinas que você encontra mais dificuldade precisam ser aprofundadas, preferencialmente através do estudo por videoaulas, por outro lado, as que você possui um domínio maior, podem ser estudadas a partir da leitura dos materiais, grifando as palavras principais. Ambas conciliadas com resolução de questões, fortalecendo o seu entendimento das matérias e fixando esses conteúdos.
Com relação aos métodos de estudo, trago algumas dicas que podem dinamizar sua aprendizagem, tornando-a mais produtiva, além de permitir revisões mais rápidas:
1°) Faça a leitura dos assuntos indicados
Ativa o conhecimento e ajuda o aluno a se localizar no conteúdo;
2°) Assista às videoaulas
Explicações didáticas de professores especialistas. Permite também, sanar dúvidas percebidas durante a leitura e aprofundar o conhecimento da matéria.
Dica extra: faça anotações dos principais pontos vistos em aula, esse material servirá como revisão posteriormente.
3º) Revolva questões sobre os assuntos estudados
Testar capacidade de interpretação do conteúdo em casos hipotéticos. Conhecer o perfil e o nível de cobrança das questões. Aprender com os seus erros através do vídeo de correção.
Esses são os passos do Método Turbo, que permitem uma maior retenção dos conteúdos estudados. Ao aplicar esses passos você pode adaptar conforme os seus pontos fortes e fracos. Dê uma atenção especial para os conteúdos em que o seu desempenho esteja insatisfatório, seguindo a risca os três passos.
Vale a pena começar agora?
O cronograma de 60 dias inicia no dia 27/05. Caso você inicie após essa data, quanto aos assuntos atrasados, divida-os em pequenas partes a cada dia de estudo, até que esses tópicos já indicados no cronograma venham a ser cumpridos. O mesmo sistema serve para aqueles alunos que ficaram algum dia sem estudar. As falhas no cronograma podem existir, mas não permita que elas virem rotina, busque ao máximo cumprir a sua meta diária de estudo.
Estudar e buscar a realização do seu objetivo jamais será motivo de arrependimento. O período de preparação ao exame da OAB nada mais é que um investimento de tempo, investimento esse, que trará resultados vitalícios, não apenas financeiros, porque ainda que você não venha a exercer a advocacia, a preparação para o exame de Ordem te trará experiência para os próximos desafios que lhe aguardam.
O cronograma de estudos será a bússola que direcionará os seus estudos.
E o Ceisc estará de mãos dadas com você durante todo esse caminho.
Você não está sozinho.
Abração,
Camila Martins
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br