OAB 1° e 2° fase

Como começar a estudar para a OAB?

Entenda como se preparar adequadamente e conheça o método de estudos que mais aprova na 1ª fase da OAB

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Finalizando a nossa série sobre as etapas do método Turbo, se você ainda não viu os textos anteriores clica nos links a seguir para conferir o post sobre cada passo (leitura, videoaula, questões, revisão), no texto de hoje abordaremos o método de uma forma geral e a sua aplicação no dia a dia.

Diante dos diferentes estímulos que se pode utilizar para aprender um conteúdo, alguns efetivos outros nem tanto, entender os benefícios do método que comprovadamente auxiliou na aprovação de milhares de examinandos, será a virada de chave que você precisava para a realização do seu objetivo.

Muitas vezes, por conta da ansiedade ou pelo pouco tempo disponível, os examinandos deixam de organizar o seu plano de ação para a OAB. O que é uma grande ironia, já que a ausência de planejamento costuma gerar mais ansiedade e uma perda de tempo considerável todos os dias, já que sem organização, o aluno precisa parar para decidir o que estudar e como estudar.

Estruturando o plano de ação:

O momento de organização do seu plano de ação é o momento para decisões e combinados. Perceba que na imagem acima as palavras utilizadas para construção do plano são “determine”, “estabeleça”, porque você deve decidir previamente qual será o seu sistema de estudo.

Portanto, determine o tempo diário que você dedicará aos estudos e em qual momento do dia ele ocorrerá. O indicado é que você destine no mínimo 3 horas diárias para a sua preparação, podendo tranquilamente adaptar a sua realidade, ou seja, estudar metade em um turno e o restante em outro.

Além disso determine em qual local você estudará, organize-o retirando objetos que podem te distrair. Dê preferência a um local bem iluminado e confortável, mas não confortável o suficiente para que você tire um cochilo durante o estudo, por isso nada de estudar na cama.

E por fim, determine o cronograma de estudos que você seguirá, pois ele poupará boas horas do seu estudo e de preocupação quanto ao que estudar. Costumo dizer que o cronograma é o melhor amigo de todo examinando, porque como bom amigo ele dá conselhos valiosos sobre como devemos prosseguir.

Para aqueles que ainda não são alunos Ceisc, podem contar com o cronograma gratuito de 100 dias, que foi recentemente disponibilizado. Nele você encontrará as indicações diárias das atividades a serem realizadas.

Aplicando o método Turbo de estudos:

O método consiste em quatro etapas: ler os assuntos, assistir à videoaula, resolver questões e revisar. Os quatro passos são pensados para que o estudo de uma etapa se complemente com a próxima, permitindo uma base de conhecimento mais sólida a longo prazo.

  • Leitura do material: pode ser tanto o material físico, caso você tenha o livro Preparação Turbo, ou de forma virtual, com o PDF da matéria. O fundamental é que você ative o seu conhecimento a partir da leitura, criando uma base para sedimentação na próxima etapa de estudos. Essa leitura prévia dos assuntos te trará as explicações iniciais e o conhecimento dos termos técnicos, para que ao assistir à videoaula você tenha um melhor aproveitamento da explicação do professor

  • Assistir à videoaula: as videoaulas consistem na transferência da memória de curto prazo, adquirida com a leitura, para uma memória de longo prazo. Ao assistir às videoaulas utilize o acelerador de vídeo para otimizar o seu tempo e faça anotações simples dos pontos mais importantes da aula que você está assistindo, para manter-se ativo durante as explicações.

  • Resolver questões: nos cronogramas dos cursos, temos questões disponibilizadas conforme os assuntos estudados no dia, no intuito de que você coloque em prática tudo que você aprendeu. Depois de realizar uma questão procure sempre assistir ao vídeo de correção para entender o motivo do seu erro.

  •  Revisão: tenha um momento semanal, de preferência sábados pela manhã, para retomar os conteúdos estudados na respectiva semana. Utilize as anotações realizadas durante o estudo, mapas mentais (se possível) e a resolução de novas questões.

Esse é o método pensado para todos os cursos de primeira fase do Ceisc, nos quais são encontradas ferramentas para colocar o método em prática e cronogramas para organizar a distribuição dessas atividades ao longo das semanas.

A preparação não é fácil, eu sei bem disso, mas se estivermos organizados, o tempo de estudo se torna um hábito e o processo deixa de ser tão doloroso.

Abração,  

Camila Martins  

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br