Como fazer revisões de qualidade?

Revisão do conteúdo estudado, pode ser a peça-chave para um bom desempenho na prova.
Camila Lopes - Mentorias

Por:

Camila Martins

Tão importante quanto estudar adequadamente é ter momentos para revisitar o conteúdo estudado e manter ele ativo e disponível para retomada no dia da prova. Os alunos costumam desprezar as revisões periódicas, por vezes entendendo-as como perda de tempo. Apresento razões que vão te demonstrar o completo oposto disso, o quanto as revisões te fazem ganhar tempo de estudo:

Aumentar a retenção do conteúdo

Dar tempo para as informações estudadas se sedimentarem no seu cérebro e posteriormente revisitá-las, permitirá que você possa incorporar ainda mais detalhes àquele conteúdo. Isso porque no segundo contato com a matéria, você não partirá da estaca zero. Com a revisão, o seu conhecimento prévio será consolidado e ampliado.  

Entender as dificuldades

Ao realizar revisões você terá a possibilidade de encontrar as suas dificuldades antes do dia da prova, tendo tempo para remediar eventuais erros e incorporar conhecimentos sobre o referido tópico.

Estimular a memória

Não estou falando da “decoreba”, pelo contrário, é fundamental revisar conteúdos estudados para memorizá-los a médio prazo. Conforme estudos de Hermann Ebbinghaus sobre a curva do esquecimento, nosso cérebro se desfaz das informações que julga inúteis, ou seja, é altamente provável que esqueçamos conteúdos que não costumam ser utilizados.

Como fazer revisões?

No processo de revisar os conteúdos estudados, por vezes o aluno pode recorrer a processos desnecessariamente longos ou ineficientes. Nesse sentido, trago dicas para que a sua revisão seja objetiva e com qualidade.

  • Materiais para revisão:

Você pode produzir o seu próprio material de revisão enquanto estuda!
Sem nada elaborado ou demorado, enquanto você fizer a leitura do material, realize marcações pontuais do conteúdo e ao assistir videoaulas, monte esquemas do raciocínio formado ao compreender a explicação.

Outra fonte de revisão eficiente é retomar as questões que você havia errado, refazendo-as sem ver as marcações anteriores. É utilizar o que chamamos de “Caderno de Erros”, você vai anotando as questões que tiver errado para lembrar de realizá-las novamente durante a revisão.

  • Objetividade:

Revisar não significa estudar todo o conteúdo novamente. O aprendizado já deve ter ocorrido, por isso o processo de revisão será retomar os pontos essenciais do aprendizado.

Eu sei que inicialmente tudo vai parecer muito importante e você vai ficar com medo de esquecer algum ponto não marcado, mas se você der a mesma importância para tudo, nada terá destaque e a probabilidade de que você esqueça o conjunto de informações é maior. Suas revisões devem focar no essencial!

  • Momento específico:

O processo de revisão deve ser constante durante os seus estudos, preferencialmente uma vez na semana. Tenha esse momento registrado no seu cronograma ou planejamento de estudos, para que ele seja uma constante.

Revisão para alunos Ceisc:

Momento: para aqueles que são nossos alunos na 1ª Fase da OAB, indicamos que a revisão aconteça aos sábados, retomando os assuntos que foram estudados na semana, dedicando em torno de 3 horas para essa atividade.

Materiais: são disponibilizados mapas mentais de todas as disciplinas, além disso, o aluno pode revisitar as anotações feitas ao lado das videoaulas e ainda refazer as questões erradas na plataforma do Banco de Questões, encontrando vídeo de correção para sanar as suas dúvidas.

Aulas de revisão: os alunos dos cursos Extensivo Plus e Plano 3.0 contam com aulas de revisão ao vivo de todas as áreas. As aulas ocorrem após a conclusão de estudo das respectivas disciplinas.

Revisão Turbo: as duas semanas finais da preparação são reservadas para revisão dos pontos principais de cada disciplina. Ainda que seja um evento gratuito Ceisc, nossos alunos sempre recebem vantagens exclusivas para facilitar a revisão.

Revisão para não alunos:

Para aqueles que ainda não são alunos Ceisc, indico primeiramente a utilização do cronograma gratuito de 100 dias do Ceisc, com a organização dos assuntos diários a serem estudados. A partir disso, você colocará no cronograma o momento semanal que reservará para a revisão dos tópicos estudados.

Utilize seus materiais da faculdade, aulas abertas do Ceisc no Youtube e conteúdo online para revisar o que você estudou. E se atenha somente ao que for mais importante, para deixar bem gravado os pontos principais de cada conteúdo.

E para finalizar, acompanhe o Ceisc nas redes sociais para não perder nada da nossa Revisão Turbo, nas duas semanas que antecedem a prova de primeira fase!

Abração,

Camila Martins

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunas Relacionadas

Posts relacionados

Pular para o conteúdo