Concursos

Governador do RJ decide anular prova de soldado da Polícia Militar!

Anulação atende a uma série de denúncias de fraude no certame da PMERJ. Uma nova data para reaplicação da prova objetiva deve ser anunciada em breve.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

A quinta-feira (31) começou agitada para os concurseiros que prestaram o concurso para soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Após uma série de denúncias de fraude, o Governador do Estado, Cláudio Castro, decidiu anular a primeira fase do certame da PMERJ. A prova, que foi aplicada no último domingo (27) contabilizou 20 candidatos presos.

Ainda assim, segundo o mandatário carioca, o certame não foi suspenso, os candidatos terão de fazer um novo exame, com data a ser definida. Além disso, Castro determinou a abertura de uma sindicância para apurar falhas durante a aplicação da prova e notificou o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), que foi a banca contratada para gerir o concurso.

Vale lembrar que o concurso da PMERJ registrou uma alta demanda de candidatos. Ao todo, aproximadamente 120 mil concurseiros estavam aptos a comparecer nos locais de prova no último domingo (27).

Confira o edital

Sobre as provas:

De acordo com o projeto básico, os candidatos que pretendem concorrer ao certame da PMERJ, devem passar por nove etapas até a nomeação. São elas:

Provas objetivas

As provas objetivas, segundo o projeto básico do certame será composta por 50 questões, de múltipla escolha, com quatro opções tendo apenas uma correta. As questões serão elaboradas nos conteúdos programáticos das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática Básica
  • Noções de Direitos Humanos
  • Noções de Direito Administrativo
  • Legislação Aplicada à PMERJ
  • Noções de Direito Penal e Processual Penal

As avaliações serão avaliadas de zero a 100 pontos, sendo cada questão com valor estipulado em dois pontos.

Provas discursivas

Completando a fase de avaliações, as provas discursivas também serão de caráter eliminatório e classificatório, e avaliadas com valor total de até 100 pontos. Segundo o projeto básico, os aprovados nas provas objetivas terão as redações corrigidas. E para serem considerados aptos também nas discursivas, os candidatos devem pontuar acima de 50.

Resumindo:


Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)

Cargo: Soldado

Vagas: 2.000

Escolaridade: nível médio

Salários: R$ 5.233,88

Inscrições: ENCERRADAS

Taxa: R$ 100,00

Provas: ANULADAS

Banca: Ibade

Já conhece nossos cursos?

O Ceisc oferece uma vasta gama de cursos que vão te ajudar a conquistar a sua tão sonhada nomeação. Acesse agora o nosso site e confira as condições especiais que estamos oferecendo!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br