UFRGS divulga lista de leituras para vestibular 2021

Compartilhe

Está pretendendo fazer o tão concorrido vestibular da UFRGS em 2021? Então, fique ligado, pois a Comissão Permanente de Seleção (COPERSE) – que é a comissão responsável pela elaboração das provas de vestibular da UFRGS, divulgou a lista das leituras obrigatórias para a prova.

A universidade trouxe novidades: alterações na lista de leituras em comparação com o último vestibular. De acordo com a comissão do Instituto de Letras, responsável pela lista de obras, a discussão para o acréscimo de novas leituras levou em conta a coerência com as edições anteriores, realizando a manutenção de estilos literários e escolas das obras que estão sendo substituídas.

Ainda, segundo a instituição, como da lista sai Carolina Maria de Jesus, optou-se pelo nome de uma escritora herdeira dessa autora: Conceição Evaristo. Em outro caso, Valter Hugo Mãe, escritor português nascido em Angola, dá lugar a Isabela Figueiredo, portuguesa nascida em Moçambique. E Amílcar Bettega ingressa na lista em que figurou Michel Laub, ambos autores gaúchos contemporâneos. E o álbum de Chico Buarque ocupa o espaço que já foi de Elis e Tom nas últimas edições do Concurso Vestibular.

Lista Obrigatória UFRGS 2021

    Está curioso? Então, veja abaixo quais são os livros, poemas e álbum musical que estarão contemplados na prova de literatura:

1) Caderno de memórias coloniais, de Isabela Figueiredo

2) Construção [álbum], de Chico Buarque

3) Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo

4) Deixa o quarto como está, de Amílcar Bettega

5) Bagagem, de Adélia Prado

6) São Bernardo, de Graciliano Ramos

7) As meninas, de Lygia Fagundes Telles

8) Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva

9) Poemas:1. Fanatismo; 2. Horas rubras; 3. Eu; 4. Vaidade; 5. Lágrimas ocultas; 6. A minha dor; 7. Suavidade; 8. Se tu viesses ver-me; 9. Ser poeta; 10. Fumo; 11. Frêmito do meu corpo; 12. Realidade; 13. Súplica; 14. Doce certeza; 15. Quem sabe?!…; 16. A Mulher I; 17. A Mulher II; 18. Amiga; 19. Ódio; 20. Amar!; 21. O maior bem; 22. Neurastenia; de Florbela Espanca

10) Papéis avulsos, de Machado de Assim

11) Úrsula, de Maria Firmina dos Reis

12) Hamlet, de William Shakespeare

      Agora que já sabe quais as obras que você deve obrigatoriamente conhecer para se dar bem nas questões de literatura do vestibular da UFRGS, não perca tempo e busque acesso a todos os itens da lista acima.

Quer saber mais sobre a publicação da lista obrigatória da UFRGS: CLIQUE AQUI. 

E para você que ainda não conhece o CEISC Pré-ENEM, estamos com planos incríveis, focados na sua preparação para o ENEM 2020 e vestibulares. Quer saber mais, acesse no site e descubra qual o plano ideal para seus estudos.

 

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami