3 técnicas de memorização para ajudar em seus estudos

Compartilhe

Você tem a impressão de que os seus estudos não rendem como deveriam e, ao fim do dia, já não se lembra de quase nada do que estudou? Pois, saiba que isso é mais comum do que parece e a solução pode estar nas técnicas de memorização.

Vale lembrar de que manter a saúde física e mental sempre em dia também é muito importante para ter uma rotina de estudos produtiva. Entretanto, uma pessoa totalmente saudável consegue aumentar a eficiência do seu aprendizado ao utilizar as ferramentas corretas. É exatamente sobre elas que nós vamos falar neste post.

Quer aprender em detalhes sobre as técnicas de memorização mais utilizadas em todo o mundo? Então, as próximas linhas foram feitas especialmente para você. Confira!

1. Método de Loci

Embora não seja uma das técnicas mais conhecidas pelos estudantes, o Método de Loci promete dobrar a sua capacidade de memorização. Também conhecida como Palácio da Memória, foi criada na Grécia antiga e é uma das técnicas “queridinhas” dos participantes de campeonatos de memória.

O primeiro passo é escolher um local para se tornar o seu “palácio da memória”, que é onde as informações serão armazenadas. Pode ser um ambiente familiar, como um quarto ou sala, ou um lugar imaginado. O mais importante é se familiarizar muito bem com ele antes de seguir para os próximos passos, que são:

  • criar um trajeto que sempre deverá ser feito para acessar as memórias;
  • definir as informações que dever ser memorizadas;
  • escolher elementos-gancho para cada memória armazenada;
  • associar as informações aos elementos-gancho previamente selecionados;
  • caminhar pelo seu palácio para acessar e relembrar as memórias.

O mais interessante é que o palácio da memória sempre pode ser aumentado, o que permite que mais informações sejam armazenadas com o tempo.

2. Acrônimos e acrósticos

Acrônimos são siglas criadas a partir da primeira letra ou sílaba de uma palavra em conjunto com outras que, juntas, formam uma nova palavra. Quer um exemplo? Olha só! O acrônimo PIIGS faz referência aos países em crise na Europa escritos em inglês (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha).

Já os acrósticos são uma composição na qual algumas letras de cada verso ou palavra, quando lidas em outras direções, formam outra palavra ou expressão. Vamos exemplificar utilizando “estudar” como acróstico.

  • Empenho;
  • Sabedoria;
  • Técnica;
  • Utilidade;
  • Dedicação;
  • Aplicação;
  • Revisão.

3. Associações

Nós já falamos sobre a associação quando exemplificamos o Método de Loci, você se lembra? Em resumo, o termo associar na memorização significa relacionar uma palavra ou conceito a algo ou alguém. O mais indicado é que você teste o que funciona melhor para você e faça as suas associações de forma cada vez mais natural.

Agora é com você! Escolha a técnica que chamou mais a sua atenção e coloque-a em prática ainda hoje. Pode ser que no início seja um pouco complicado, mas com a experiência o processo fica cada vez mais fácil. Gostou de conhecer um pouco mais sobre essas 3 técnicas de memorização incríveis? Saiba que, se implementadas em sua rotina de estudos, elas podem fazer toda a diferença em seus resultados.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude a levar essas dicas para ainda mais pessoas!

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami