Qual área escolher na 2ª Fase da OAB? Descubra aqui!

Compartilhe

Escolher a área para prestar a 2ª Fase do Exame da OAB não é tarefa fácil e, pensando nisso, preparamos um post especial para ajudar você nesse processo! Leia as dicas da nossa equipe e assista aos vídeos preparados pelo nosso time de professores para escolher a área que mais combina com você! 

Administrativo

Escolher Direito Administrativo é optar por uma área com uma carga de conteúdo relativamente curta em relação às outras. Trata-se de uma matéria com legislação esparsa bem delimitada e com aplicação específica a cada caso. O conteúdo de direito material é separado em eixos específicos e nós indicamos para você quais as leis estão ligadas a esse conteúdo.

Temos Vade Mecum próprio e específico para 2ª Fase e se você quiser pode adquirir nossas etiquetas também, para marcar o Vade Mecum de forma estratégica, separando ele por cores, o que facilita na hora de encontrar a legislação.

Além disso, são poucas as peças que podem ser cobradas, há modelos de elaboração muito parecidos. Até hoje a banca cobrou apenas 8 peças, sendo que destas 8, 4 possuem a mesma estrutura, que é de uma petição inicial. Isso facilita a estruturação pelo aluno, principalmente, se munido de um estudo sistematizado, com simulados e auxílio dos seus professores.

Aliás, não se preocupe se você tiver alguma dificuldade com estruturação de peças ou desenvolvimento de escrita para as teses e questões, no curso ensinaremos o conteúdo do zero. Ademais, o estudo na 2ª fase administrativa é aproveitado para quem está se preparando para concursos públicos e para advogar com direito público, pois estudaremos os conteúdos de direito administrativo material e processual.

Civil

Prestar a 2ª Fase em Civil é optar pela 2ª matéria que mais aprova no Exame de Ordem!

É uma área comumente bem abordada durante a graduação e presente na vida de grande parte dos examinandos que tiveram contato com a prática jurídica durante os estágios.

Trata-se de uma preparação não somente para a realização do Exame, como também, para os temas jurídicos mais recorrentes do dia a dia da vida do advogado! Sem falar, é claro, no fato de que a preparação para o Exame de Ordem torna-se uma oportunidade de atualização jurídica, uma vez que o examinando revisa o novo Código de Processo Civil, entendimentos jurisprudenciais atualizados e consolidados, o Código Civil, diversas leis esparsas, súmulas e enunciados que auxiliam na interpretação das normas jurídicas.

Constitucional

Você sabia que a 2ª Fase de Constitucional é a área com maior índice de aprovação do Exame de Ordem?

Trata-se de uma área com material conciso e concatenado, o estudo é basicamente fundado na Constituição Federal e aplicação de poucas leis esparsas e entendimentos jurisprudenciais.

As peças são específicas e de fácil identificação, principalmente porque protegem direitos já delimitados na CF/88.

É uma excelente escolha para os candidatos que se identificam com a área.

Empresarial

Em termos de peças, a Fundação tem optado por iniciais, mas além de iniciais, precisamos conhecer estruturalmente contestações e recursos. São de fácil identificação e conteúdo de teses acessíveis, comparando aos outros ramos, também são menores.

Não costuma cair muitas súmulas ou enunciados, nossas respostas, de modo geral, estão na legislação estudada e além disso, foram poucas polêmicas no decorrer dos anos e ainda possui um dos menores índices de reprovação.

Ainda, Empresarial é a área de atuação do futuro para todo advogado que objetiva se destacar, com ótimas oportunidades de inserção na profissão! A 2ª Fase em Empresarial auxilia na compreensão da matéria e serve como pontapé inicial para sua carreira.

Penal

Penal é a área mais queridinha pelos candidatos da 2ª Fase do Exame de Ordem.

Como pontos positivos, pode-se salientar que as peças são facilmente identificadas e os enunciados são bem elaborados e claros. Além disso, as teses de mérito são bem delimitadas, normalmente giram em torno de excludentes de tipicidade, ilicitude e culpabilidade, autoria e materialidade. Ainda, as teses preliminares poderão ser retiradas facilmente do enunciado.

Escolher Penal para a 2ª Fase do Exame de Ordem é optar por uma matéria bem delimitada, com temas que são abordados de forma objetiva pela banca examinadora.

Trabalho

Trabalho tem ganhado cada vez mais candidatos da 2ª Fase do Exame da Ordem, principalmente pelo pequeno número de peças que são cobradas e pela proximidade do conteúdo com as vivências do estudante no seu dia-a-dia.

Alguns pontos positivos de escolher Trabalho podem ser identificados em:

a) poucas peças cobradas pela banca costumam cair: contestação, recurso ordinário e reclamatória trabalhista, tendo sido cobradas outras peças e poucas vezes;
b) o conteúdo de direito material pode ser assimilado com facilidade, pois é possível relacioná-lo com situações já vivenciadas pelo candidato ou algum conhecido;
c) as matérias de direito material e processual são possíveis de serem estudadas no tempo entre a 1ª Fase e a 2ª Fase;
d) existem ótimas oportunidades de trabalho para quem se dedica à área trabalhista, e que esteja atualizado com as alterações legislativas.

Tributário

Prestar a 2ª Fase em Direito Tributário proporciona ao candidato a certeza da realização de uma prova lógica e acessível, baseada em fatos práticos e extraídos principalmente de texto de lei.

Ademais, o domínio pelo candidato do direito material necessário para a confecção da prova é menos vultuoso e apresenta lições praticamente exatas, facilitando assim o encontro das teses e respostas. Conteúdo já cobrado na prova limita-se basicamente:

  • Constituição Federal (art. 145 até 162);
  • Código Tributário Nacional;
  • LEF;
  • Súmulas.

 

Fácil e rápida identificação de peças, com estratégias simples de elaboração e análise. Provas bem elaboradas, consubstanciadas em enunciados simples e vinculados estritamente ao texto legal.

Agora que você já escolheu a área ideal para prestar a 2ª Fase do Exame de Ordem, conheça nossos preparatórios! Acesse o site e confira!

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami