Quais as vantagens de seguir na carreira pública?

Compartilhe

Escolher qual rumo seguir após a graduação não é tarefa fácil! Pensando nisso, nós já conversamos sobre as vantagens de seguir na carreira acadêmica e na privada. Hoje, vamos contar quais as oportunidades você encontra ao seguir na carreira pública! Confira!

Vantagens

  • Estabilidade;
  • Salários altos;
  • Aposentadoria;
  • Prestígio;
  • Inexigibilidade de experiência anterior, exceto nos cargos que exigem experiência na advocacia;
  • Possibilidade de trabalho remoto, em alguns cargos;
  • Melhores benefícios.

 

Oportunidades que exigem graduação em Direito

  • Federal: Delegado de Polícia Federal, Defensor Público Federal, Juiz de Direito, Procurador Federal, Advogado da União, Procurador da Fazenda Nacional
  • Estadual: Delegado de Polícia, Defensor Público Estadual, Juiz de Direito, Promotor de Justiça, Procurador do Estado
  • Municipal: Procurador do Município, Advogado do Município

 

Alguns cargos públicos

Magistrado(a): Realiza a atividade jurisdicional do Estado, através do poder judiciário. Julga as mais diversas demandas, a depender de sua área de atuação.

Procurador(a): Representam o estado nos seus interesses e operam nos três entes federativos: municípios, estados e União. 

Promotor(a) de Justiça: Defende os interesses difusos da sociedade, atua como titular da ação penal nos processos criminais e, ainda, exerce a função de fiscal da ordem jurídica

Defensor Público(a): Atua na defesa dos interesses dos cidadãos carentes, possibilitando o acesso à justiça a quem não possui recursos para custear um advogado particular. 

Delegado(a) de Polícia: Exerce a função de polícia judiciária, conduzindo inquéritos policiais com o fim de elucidar as mais diversas infrações penais. 

Procurador(a) da Fazenda Nacional: Representa a União em matéria tributária, judicial e extrajudicialmente, em cobranças de dívida e execução fiscal.

O que dizem os profissionais

A carreira da Defensoria Pública é gratificante, uma vez que conseguimos fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam. Além disso, no tocante ao Direito em si, o cargo de Defensor Público permite a atuação nas mais variadas áreas do conhecimento jurídico, fazendo com que o profissional necessite estar sempre atualizado.
Arnaldo Quaresma Jr.
Defensor Público do Estado do Rio Grande do Sul

A atuação na advocacia pública é muito gratificante, dado que o advogado público está ao lado do interesse público. Além disto, a variedade de atuações e matérias coloca o procurador sempre diante de novas matérias e da necessidade de estudar. O procurador atua desde a assessoria até o contencioso, e passa por diversas disciplinas diferentes, como o Direito Previdenciário, Administrativo, infraestrutura de portos, energia, estradas, Direito Educacional, Propriedade Intelectual, Indígena, dentre outras. Ainda, no caso da carreira federal, existe a vantagem de trabalhar em qualquer ponto do território nacional. Dada a crescente tecnologia, as carreiras federais cada vez mais optam por soluções de teletrabalho, flexibilizando a atuação e o local do trabalho do advogado público.
Janriê Reck
Procurador Federal

Conheça o CEISC

Além dos preparatórios para a 1ª e 2ª Fase da OAB, o CEISC conta com cursos de prática e atualização, para quem está iniciando na advocacia e pretende se atualizar, cursos preparatórios para concursos, voltados para quem pretende ingressar na carreira pública e, ainda, com cursos de pós-graduação, para aqueles que pretendem se especializar em uma área do direito. Acesse nosso site e confira todas as opções! 

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami