Projeto Parent in Science e Direito da Maternidade

Compartilhe

O Direito da Maternidade é um novo ramo do direito que vem sendo estudado com mais ênfase nos últimos anos. A nossa professora Patrícia Strauss se dedica aos estudos sobre a construção deste direito e, inclusive, já lançou curso de prática jurídica para difundir ainda mais a proposta.

Vale lembrar que Patrícia Strauss é professora de Direito Civil e do Consumidor nos cursos de 1ª e 2ª Fase do CEISC e Doutoranda em Direito na UFRGS, embaixadora do projeto Parent in Science, que busca trazer um ambiente acolhedor para mães e pais na ciência.

Por ser um tema novo, a professora vem sendo requisitada para comentar mais sobre a questão. Recentemente, o Programa VOLVER, vinculado a UFSM, realizou entrevista com Patrícia Strauss para questionar sobre o direito da maternidade. Uma das ações do projeto, pontuada pela professora em entrevista para a UFSM, faculdade em que é egressa, foi a inclusão do período de licença maternidade das pesquisadoras na plataforma Lattes, com o intuito de sinalizar uma possível redução na produção científica em razão da materinidade.

Além disso, a professora integra o IBDMater – Instituto Brasileiro de Direito da Maternidade e vem estudando diversos temas importantes relacionados ao direito da maternidade. No momento, em processo de doutorado, busca pesquisar questões relevantes como a violência obstétrica.

Sobre a importância da pesquisa, Patrícia salienta que “a pesquisa dá legitimidade para que se possa, através de embasamento científico, demandar pelo reconhecimento dos direitos das mulheres mães.” Maiores informações sobre a entrevista, você encontraaqui.

Fonte: ufsm.br

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami