Possibilidade de suspensão do cronograma do Enem 2020

Compartilhe

Muitas dúvidas surgiram após a publicação do edital do ENEM 2020, durante o período da pandemia: será que haverá condições de se manter o cronograma inicialmente previsto para este exame, diante da crise que estamos vivendo?

Considerando toda a situação caótica do país, decoorente dos impactos causados pelo COVID-19, foi proposto pelo senador Izalci Lucas, o projeto de Decreto Legislativo nº 137/2020, o qual busca a suspensão do calendário do ENEM durante a pandemia.

Segundo o autor do projeto, configura-se “inoportuna” a publicação do edital durante o período de incidência da epidemiológica do coronavírus. Isso porque se está diante de uma emergência, em que se tomou medidas drásticas para reduzir a contaminação e propagação do vírus, entre elas: a reduzir as atividades escolares, especialmente, frente às dificuldades de acesso remoto à educação pela maioria dos estudantes,  assim como a situação financeira abalada e as incertezas sobre a atualização do calendário escolar.

Por sua vez, outro parlamentar apresentou proposta de lei, solicitando estender os prazos previstos no edital. De acordo com a senadora Daniella Ribeiro, é possível manter o edital do Enem, porém é necessária a prorrogação de todos os prazos em caso de reconhecido de calamidade por parte do Congresso Nacional, para que não se afronte a igualdade de oportunidades e concorrência entre os participantes do exame, já que há condições diferenciadas de acesso ao ensino entre alunos da rede pública e da rede privada.

No entanto, até o presente momento, não há nada definido. O que temos são apenas projetos que serão analisados e votados pelos parlamentares. Por enquanto, o INEP não se pronunciou.

Por isso, orientamos que todos os interessados em fazer o ENEM 2020, seja a versão digital quanto a impressa, sigam as datas previstas no edital.

Lembre-se!

Hoje, dia 17/04, às 23h59, encerra o prazo para justificativa da ausência do ENEM 2019 e também o prazo da solicitação de isenção para o ENEM 2020. Não há previsão de proporrgação de prazo, então, se ainda não fez, corra, que dá tempo!

Quer saber mais sobre o edital e ainda ter acesso a vários conteúdos gratuitos para o ENEM 2020? Se liga nas nossas dicas. Inscreva-se gratuitamente no #partiuenem e ganhe materiais de estudo, aulas de revisão com resoluções de questões do ENEM 2019 e muito mais. Você não pode perder essa oportunidade de dar início aos seus estudos!

E se você ainda não é nosso aluno, aproveite para conhecer nossos cursos focados na preparação para o ENEM e vestibulares. Clique aqui e confira qual é o plano ideal para seus estudos.

Acompanhe-nos pelas nossas redes sociais e fique por dentro de dicas e conteúdos bem legais para seus estudos.

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami