Prática e pós-graduação

Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial – Por anos inteiros de luta

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Uma produção do Professor Mateus Silveira

Brinco nas minhas aulas utilizando um mnemônico ao falar de discriminação que utiliza 4 letras maiúsculas e forma uma expressão ou gíria antiga que é “DPRE”, digo que discriminação é “DPRE” para utilizar as iniciais dos verbos que são o núcleo da ação discriminatória que são o “D” de distinguir, o “P” de Preferir, o “R” de Restringir e o “E” Excluir, uma pessoa ou um grupo de pessoas em razão da sua raça ou etnia.

Eu sei que muitos num pensar rápido já irão me criticar, mas professor, raça só existe uma, a raça humana. E tenho que dar razão, o projeto genoma humano já comprovou que biologicamente somos iguais, ou seja, raça só temos uma a raça humana, além disso estudos antropológicos também demonstram a existência de uma única raça a humana.

Mas, o porquê diferenciamos as pessoas em raças e principalmente qual a razão de termos tantas diferenças, explico melhor: diferenças no mercado de trabalho, no acesso a educação, no acesso a saúde, na visibilidade na televisão e redes sociais etc. Qual será o motivo de termos uma maioria da população brasileira sendo preta e parda e aos mesmo tempo são tão invisibilizados? Ou você vê todos os dias professores pretos como eu nos bancos das faculdades?

RACISMO ESTRUTURAL 

É me parece cada vez mais evidente a presença de uma estrutura que está enraizada nas sociedades colonizadas de uma estratégia de inferiorização daqueles que foram os colonizados, ou seja, criar uma diferença muitas vezes sútil, nas artes, no corpo, na religião, na linguagem, nas expressões, no modo de pensar e esta diferença busca sempre inferiorizar o mesmo grupo, ou seja, os pretos. Daí a importância de criar um critério social de “raça” para poder diferenciar as pessoas humanas e manter o poder, a ideia de supremacia, inferiorizando o diferente, lembra daquela ideia do civilizado e do primitivo.

Por isso, se você realmente acha que somos todos iguais, crê nisso e quer aplicar isso, chegou a sua hora de ser contrário a discriminação racial de forma ativa, ser antirracista, não deixar a armadilha da democracia racial pegar você e realmente se rebelar contra a falta de pretos e pretas como professores, médicos, advogados, juízes, atores, gestores, supervisores, governantes etc. 

Pois de nada vai adiantar eu ficar aqui gritando sozinho e te explicando o porquê de comemorarmos o dia internacional de combate a discriminação racial se você acha que isso é coisa do passado, hoje somos todos iguais, até tenho amigos pretos e pretas, trato a minha empregada preta como se fosse da família ou que não é o seu local de fala e por essa razão nobre e acadêmica você pode se omitir. O mundo é o NOSSO LUGAR e enquanto existir distinções de superioridade e poder entre as pessoas, não seremos um lugar melhor para viver. Abra os olhos para a situação atual do nosso mundo, onde mais da metade das vítimas de covid-19 dos EUA são pretas e a população afro-americana é menor que um ¼ da população do país, onde a África é o continente mais afetado pela covid-19 pelas péssimas condições sanitárias das nações exploradas e destruídas pelos colonizadores europeus que roubaram todas as riquezas e deixaram o povo abandonado nas dezenas dos países colonizados e o Brasil… é melhor nem falarmos, infelizmente.

ANTIRRACISMO

O Dia da Internacional da Discriminação Racial é um dia de luta, mas eu não consigo lutar sozinho, eu não queria nem ser o único professor preto desta instituição maravilhosa a poder estar escrevendo este texto, eu nem queria estar sendo lembrado neste dia, eu tô cansado de lutar sozinho enquanto todos vocês brancos ficam sentados achando que o fato de eu ser o único preto a escrever este texto neste blog seja algo normal ou uma vitória. Não quero ser exceção, não quero ser destaque, quero ser apenas mais uma pessoa entre tantas de cor preta que conseguiram ter oportunidades iguais aos demais. Quero apenas colorir a minha volta, o meu trabalho o meu lugar fenotipicamente falando com pretos, pretas, brancos, azuis e amarelos…

Por isso neste dia te peço… Levanta desta cadeira branco e assume o seu “B.O.”, una-se a nós pretos e vamos deixar esta comemoração do dia internacional da discriminação racial para trás ao abolirmos da sociedade qualquer tipo de discriminação ou diferenciação por raça, ou melhor acabarmos com este critério social e estrutural de raça. Contudo, para isso todos os dias terão que ser de combate a discriminação racial, todos os dias deverão ser de atitudes antirracistas, pois o que proponho é a subversão, ou seja, não basta a falácia de que todos são iguais é necessário se perguntar e agir todos os dias branco para que o seu trabalho, o seu estudo, as suas relações sociais, a sua linguagem, o seu agir seja mais preto, seja cada vez mais antirracista. É necessário que ao acordar você pense em quais atitudes e ações antirracistas eu vou fazer hoje e antes de dormir você sempre se questione o que eu fiz hoje para mudar esta estrutura social racista e discriminatória onde eu vivo?

E não me venha com a desculpa “quero ajudar, mas não sei ser antirracista”, não tem problema eu te ajudo e para isso chamo a autora Djamila Ribeiro com o seu gigante “Pequeno Manual Antirracista” e nas palavras do sumário dela digo Informe-se sobre o racismo, Enxergue a negritude, Reconheça os privilégios da branquitude, Perceba o racismo internalizado em você, Apoie políticas educacionais afirmativas, Transforme seu ambiente de trabalho, Leia autores negros, Questione a cultura que você consome, Conheça seus desejos e seus afetos, Combata a violência racial e Seja antirracista na prática, bora agirmos juntos. 

Pois, só assim invertendo a lógica racista estrutural nós venceremos como sociedade e como pessoas, só assim um projeto de humanidade vai vencer e dias melhores virão. Portanto, neste Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial eu conclamo todos, principalmente vocês brancos, Sejam Antirracistas de carteirinha todos os dias.

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti