0.00
Prática e pós-graduação

Aprovei na OAB, e agora? Saiba o que fazer nessa etapa!

A principal meta dos estudantes de Direito, a curto prazo, é ser aprovado na OAB. Depois de muito estudo e dedicação, você conseguiu passar no exame! Porém, e agora?

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

É normal ficar perdido em relação aos próximos passos, uma vez que essa é uma carreira que oferece muitas opções de áreas de atuação. Por exemplo, é possível prestar concursos públicos, trabalhar em escritórios de advocacia, atuar como consultor ou, até mesmo, dar aulas.

Pensando nessas dúvidas de todo recém-formado e aprovado na OAB, neste texto, vamos ajudar você a definir o que fazer após conseguir a tão sonhada aprovação no exame da Ordem. Continue a leitura e confira!

Solicite a sua inscrição de advogado

Passar no exame da Ordem não significa que você está automaticamente habilitado a atuar como advogado. Antes de mais nada, é preciso solicitar a sua inscrição na OAB. Para isso, é necessário estar com o seu Certificado de Aprovação, emitido entre 15 e 30 dias após a divulgação dos resultados da prova.

Certificado em mãos, basta preencher um formulário e entregá-lo, junto aos documentos necessários, à Comissão de Exame da Ordem da Seccional na qual o bacharel fez o exame. Nessa etapa, é preciso pagar uma taxa e o tempo de aprovação varia de acordo com a unidade responsável.

Especialize-se para dar aulas

A carreira acadêmica é uma boa alternativa para a maioria dos bacharéis, de diversas áreas. No Direito, isso não é diferente. Afinal, com o ensino a distância, é possível exercer essa profissão até mesmo de forma remota.

Para seguir nesse caminho, é interessante que o advogado faça um mestrado ou doutorado, especializando-se em determinada área. Porém, isso não é obrigatório: para algumas universidades, uma pós-graduação já é o suficiente para lecionar!

Quando estiver pronto para a carreira acadêmica, fique de olho nos processos seletivos e editais das instituições de ensino. Assim, você saberá quais delas estão à procura desses profissionais.

Estude para prestar um concurso público

Há várias opções de cargos para advogados em concursos públicos, como em tribunais, policiais, administrativos, entre outras ocupações.

Por isso, uma alternativa para o profissional é estudar para prestar essas provas. Afinal, são cargos com uma série de benefícios, além da estabilidade financeira. Para ajudá-lo nos estudos, oferecemos cursos preparatórios para esses concursos.

Associe-se a um escritório presente no mercado

No Brasil, manter uma empresa operando dentro da lei exige uma série de custos e obrigações. Essa burocracia tende a desanimar novos empreendedores, principalmente aqueles em início de carreira.

Portanto, se você não tem o capital ou os conhecimentos necessários para abrir o seu próprio negócio, uma boa alternativa é procurar se associar a escritórios que já contam com uma presença forte no mercado. Assim, você conseguirá não apenas a experiência de trabalho, como também tirará proveito da infraestrutura do local.

Abra o seu próprio escritório de advocacia

Se, por outro lado, você já tem o capital necessário e busca por mais autonomia em sua profissão, poderá optar por abrir o seu próprio escritório de advocacia. Nesse caso, lembre-se de que é preciso oferecer uma boa infraestrutura, tanto para o trabalho de seus funcionários como para o atendimento aos seus clientes.

Atue no departamento jurídico de uma empresa

Toda empresa precisa contar com um departamento jurídico, que será responsável por cuidar de toda a sua demanda judicial. Por isso, essa é uma área com alta demanda por advogados que poderão contar com um salário mensal fixo.

Faça uma pós-graduação

Já vimos que a pós-graduação pode ser usada para iniciar uma carreira acadêmica. Mas não é só isso: ela também é uma ótima oportunidade para manter os seus conhecimentos afiados caso tente prestar um concurso público.

Além disso, conseguir tal especialização também serve para destacar ainda mais o seu currículo perante a concorrência. Por isso, se o seu plano é trabalhar no departamento jurídico de uma empresa, esse pode ser um importante diferencial a seu favor.

Como vimos, há várias opções de trabalho para advogados em início de carreira, em diversas áreas. Por isso, após conseguir a tão sonhada aprovação no exame da Ordem, invista no caminho que melhor atenda às suas expectativas profissionais.

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

0