Prática e pós-graduação

Aprenda como fazer um plano de carreira em 5 passos

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Construir uma carreira de sucesso é o sonho de todo profissional, e a principal maneira de fazer com que isso aconteça é por meio do planejamento. Mas será que você realmente sabe como fazer um plano de carreira eficaz?

Para ajudar nesse processo de preparação, selecionamos os 5 passos necessários para você começar a arquitetar o seu plano de carreira e colocá-lo em prática quanto antes. Gostou da ideia e quer saber mais? Então, boa leitura!

O que é plano de carreira e qual a sua importância?

O plano de carreira é a base de qualquer estratégia profissional. É a partir das informações determinadas nesse planejamento que as principais ações e decisões relacionadas à carreira serão definidas e colocadas em prática.

Por esse motivo é tão importante que ele seja feito com calma e muita clareza de quais são os seus verdadeiros objetivos e qual o melhor caminho para alcançá-los.

Como fazer um plano de carreira que funciona?

Para que todo esse planejamento realmente funcione e não fique apenas no papel, é necessário saber o que fazer antes, durante e após o processo de elaboração da estratégia. Vamos falar mais sobre o assunto? Acompanhe!

1. Faça uma lista de objetivos

Tudo começa com a listagem de seus objetivos de curto, médio e longo prazo. O que você espera conquistar em um ano ou menos? Como você gostaria que estivesse a sua carreira em cinco ou dez anos? Quais são os seus sonhos para a aposentadoria?

Pode parecer abstração pensar em um tempo tão distante, mas são essas expectativas para o futuro que vão ajudar a decidir quais as melhores opções no presente.

2. Decida entre a carreira pública e a privada

Com base nos objetivos listados, analise se a carreira pública é a melhor opção para você ou se as suas chances de obter mais sucesso estão relacionadas à iniciativa privada.

Uma das formas de tomar essa decisão é com base na observação dos prós e contras de cada uma das modalidades para a sua realidade profissional. Não tem certo ou errado, escolha o que funciona melhor para você.

3. Entenda o que é necessário para avançar na carreira

Decidiu? Então agora você vai estabelecer os passos necessários para alcançar cada um dos objetivos listados anteriormente. Para isso, vale consultar:

  • blogs de profissionais que você admira;
  • editais de concursos públicos anteriores, caso escolha a carreira pública;
  • biografias de grandes profissionais da mesma área que a sua;
  • requisitos enumerados em vagas de emprego;
  • guias de carreira e muito mais!
4. Estipule metas e prazos

Nesse ponto do seu planejamento, você já tem uma excelente ideia dos objetivos que deseja alcançar e como você pode fazer isso na prática. Só que de nada adianta um plano incrível se ele não for executado.

Para que isso não aconteça com você, estipular prazos para cada um de seus objetivos é uma ótima opção. Coloque uma data limite para um dos seus sonhos e datas intermediárias para cada passo necessário entre o seu momento atual e a concretização da meta.

5. Invista em cursos e especializações

Por último e tão importante quanto todas as dicas anteriores, invista em você! Ou seja, estude, melhore suas habilidades e competências e, sempre que puder, faça cursos e especializações. Enfim, faça o melhor com o que você tem à sua disposição a cada momento.

Quais são os benefícios que um bom plano de carreira proporciona?

Mais clareza sobre quais são os seus objetivos e um plano de ação pronto para ser executado, além de mais facilidade para conquistar os seus sonhos. Esses são apenas alguns dos benefícios que planejar a sua carreira pode proporcionar para sua vida. Legal, não é mesmo?

Viu como fazer um plano de carreira pode ser fácil? Além disso, a estratégia certa, quando colocada em prática, pode trazer inúmeros benefícios para a sua trajetória profissional. Que tal começar ainda hoje? Acredite, pequenos passos na direção certa fazem toda a diferença.

Gostou do post e quer ver mais conteúdos como este? Assine agora mesmo a nossa newsletter!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti