3 dicas para você ser um advogado autônomo de sucesso

Seguir carreira autônoma como advogado é uma interessante opção, mas é preciso se preparar para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios. Os profissionais que decidem trabalhar por conta própria precisam desenvolver várias habilidades, que vão além dos conhecimentos jurídicos. Eles desenvolvem competências de gestão e empreendedorismo, além de melhorar a comunicação para conquistar os seus clientes.

Neste post, vamos apresentar as principais dicas para quem deseja se tornar um advogado autônomo de sucesso. Aqui, forneceremos detalhes sobre organização das finanças, prospecção de clientes, gestão dos processos, estudo e muito mais. Ao fazer a leitura deste conteúdo, você descobrirá a importância de ter persistência e empenho para ser bem-sucedido na carreira.

Gostaria de conhecer as dicas para se tornar um advogado autônomo reconhecido no mercado? Acompanhe a leitura!

Confira as dicas para se tornar um advogado de sucesso


Um escritório jurídico enfrenta algumas restrições éticas relacionadas à captação de clientes. Contudo, muitos advogados já conquistaram a liberdade financeira exercendo a sua profissão de forma autônoma. Mas antes de iniciar as atividades, você terá que escolher em quais áreas do Direito vai atuar.

Veja, a seguir, alguns segredos para conseguir atingir os seus objetivos e superar a concorrência!

  1. Organizar as finanças

A organização financeira do escritório é essencial para garantir a permanência dele no mercado. Você precisa encontrar uma maneira de ter controle sobre as entradas e as saídas de valores, para atingir o ponto de equilíbrio. As finanças pessoais não devem ser misturadas com os recursos financeiros do negócio, pois existem obrigações que precisarão ser atendidas.

Use uma ferramenta para fazer o controle e o planejamento financeiro do escritório. Ela ajudará você a visualizar o valor mínimo que o negócio precisará mensalmente para continuar ativo. Depois disso, formalize um objetivo de honorários e coloque todas as contas em uma planilha, para conseguir conversar com os seus clientes e oferecer propostas justas.

  1. Prospectar clientes

A prospecção dos clientes de um advogado autônomo pode iniciar pelas indicações boca a boca. No entanto, existe a possibilidade de fazer marketing jurídico usando as suas redes sociais. Elas ajudarão a melhorar o relacionamento com os clientes, desde que você saiba elaborar as mensagens que pretende transmitir para o público-alvo e respeite o Estatuto da Advocacia.

  1. Fazer uma boa gestão dos processos

É indispensável fazer um bom gerenciamento dos processos que estarão aos seus cuidados. Um advogado precisa atender pontualmente os prazos processuais e fazer um bom trabalho para obter êxito em suas causas. Reconheça os seus limites e aceite a quantidade de ações que conseguirá atender de forma satisfatória.

Otimize a sua produtividade estabelecendo uma rotina diária. Mantenha as pastas dos processos organizadas, de maneira que seja fácil identificá-las e aposte no armazenamento dos documentos em nuvem. Faça um cadastro para os clientes e também para os processos que estão em andamento. Fique atento aos prazos e cumpra-os, pois eles são extremamente importantes na condução das ações judiciais.

Compreenda a importância de ter persistência e empenho

A persistência e o empenho o ajudarão a conquistar o sucesso na carreira. O advogado autônomo precisa insistir em sua carreira, pois, no início das atividades, é possível encontrar barreiras no mercado. Contudo, com dedicação e empenho, você se tornará cada vez mais conhecido e formará uma carteira de clientes que o indicarão para amigos, conhecidos e familiares.

Essas são as 3 dicas para você ser um advogado autônomo de sucesso. Procure fazer cursos de especialização, se mantenha sempre atualizado e jamais desista dos seus objetivos. Aprenda a administrar o seu escritório de advocacia, controle os serviços que ele oferece e desenvolva habilidades relacionadas ao empreendedorismo, para alcançar o sucesso almejado.

Quer saber mais sobre o assunto ou temas relacionados? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pretty young lawyer
Pós-graduação e Prática

Aprovado na OAB — e agora? Saiba o que fazer depois dessa etapa!

A principal meta dos estudantes de Direito, a curto prazo, é ser aprovado na OAB. Afinal, apenas após conseguir tal feito será possível atuar como advogado. E, depois de muito estudo e dedicação, você conseguiu passar no exame! Porém, e agora?

Skip to content