Por que fazer uma pós-graduação em Direito Civil?

Compartilhe

 

Escrito pela professora e advogada Tatiane Kipper

 

O Direito Civil é o ramo mais presente no cotidiano das pessoas, porque contempla um amplo conjunto de normas jurídicas que regulamenta os vínculos pessoais, morais e patrimoniais, nas relações privadas.

Como isso, tem-se uma ótima oportunidade de atuação profissional, visto que o conteúdo de Direito Civil possui muitas ramificações, o que permite ter mais oportunidades de advogar.

No entanto, por ter uma abrangência vasta, há também a necessidade de constante atualização, já que a doutrina e a jurisprudência estão em constante mudança e o profissional não pode ficar estagnado no conhecimento que adquiriu apenas na faculdade. É preciso buscar mais, e uma pós-graduação é uma das alternativas de se manter atualizado na seara jurídica. 

 

Então, por que fazer uma pós-graduação em Direito Civil? 

A pós-graduação em direito civil e processual civil permite que o  profissional aprofunde o seu conhecimento jurídico em temas atuais que abrangem o cotidiano do operador do direito, a partir do debate na seara cível, com estudo teórico, legislativo e casos recentes  da jurisprudência.

Por isso, entende-se a pós-graduação em direito civil estar no fato de que o conteúdo está em constante modificação legislativa, hermenêutica e jurisprudencial, o que exige do profissional atualizações periódicas.  

Ademais, deve-se considerar, ainda, que com as alterações trazidas pelo Novo Código de Processo Civil, embora não sejam recentes, ainda pairam dúvidas, nos operadores jurídicos, acerca das mudanças nos procedimentos judiciais cíveis e na elaboração de peças correspondentes. 

 

Quem pode fazer uma pós-graduação?

Na maioria dos casos, os advogados recém-formados buscam atuar na advocacia cível, porque é a que mais abre oportunidades neste primeiro momento. Por isso, bacharéis em direito recém-formados são os que mais procuram especializações nesta área. No entanto, advogados militantes em Direito Civil e profissionais da área jurídica que buscam aperfeiçoamento na prática civil também podem fazer uma pós-graduação. 

 

Quais temas são importantes em uma pós-graduação em direito civil?

Entende-se que os temas mais corriqueiros na vida do profissional da advocacia cível devem compor o conteúdo programático de uma especialização na área, para auxiliar este na sua atividade. 

Por isso, temas como divórcio, alimentos, guarda, responsabilidade civil, contratos, obrigações, inventário,  bem como a parte processual, como tutelas provisórias, procedimentos comum e especial, juizados, recursos, dentre outros tantos, justificam a importância da especialização em direito civil e processual civil, haja vista que são assuntos com os quais o operador do direito se depara constantemente. 

 

Você tem interesse em fazer uma pós-graduação?

Conheça os nossos cursos de pós-graduação a distância, em parceria com a UNISC. Estamos com turmas e inscrições abertas até o dia 08/05/2020. Clique aqui para saber mais.  

Neste momento, a turma da pós-graduação em direito civil e processual civil prático contemporâneo está fechada, mas, caso seja do seu interesse, acompanhe nossas novidades no nosso site ou entre em contato com nosso atendimento.

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami