PC-RN: PROVAS ADIADAS!

Compartilhe

301 vagas para Agente, Escrivão e Delegado de Polícia

Mais uma notícia para os concurseiros de carreiras policiais: na noite de ontem, dia 22/02/2021, foi publicada uma nota pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte, anunciando o adiamento das provas, aprazadas para os dias 07 e 14 de março, em face do agravamento dos indicadores da pandemia.

Assim, tendo em vista o momento de incertezas que estamos vivenciando no país, o órgão anunciou o adiamento das provas, que ainda não possuem uma nova data de aplicação. Tão logo a situação da pandemia seja estabilizada no estado, o processo seletivo terá prosseguimento.

📢 RECADOS AOS ALUNOS CEISC:


Não se preocupem, pois o acesso ao curso será mantido até a retomada da prova do concurso da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte. Além disso, nossa equipe continuará dando o suporte e atenção a todos para juntos alcançarmos a aprovação.

Sobre o concurso - Dos cargos

DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO

ATRIBUIÇÕES: Instaurar e presidir inquéritos policiais e demais procedimentos que se iniciem na Polícia Judiciária, destinados a apurar a materialidade e a autoria das infrações penais; exercer atribuições previstas na legislação processual penal de competência da autoridade policial; requisitar a realização de prova pericial, quando necessária, ou de quaisquer outros exames que julgar imprescindíveis à elucidação do fato; prestar às autoridades judiciárias as informações necessárias à instrução e ao julgamento dos processos penais sob sua direção e outras ações.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

AGENTE DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO

ATRIBUIÇÕES: levantar todas as informações que conduzam ao esclarecimento dos delitos denunciados, subsidiando o DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO com os elementos necessários para a conclusão do inquérito policial; efetuar prisões em flagrante, busca pessoal e apreensões; cumprir mandados expedidos pela autoridade policial competente; dirigir, conforme habilitação e de acordo com a devida designação, veículos automotores em missões policiais e no desempenho de atividades nos diversos setores da Polícia Civil; operar equipamentos de comunicação, zelando por sua segurança e manutenção; executar revista e vigilância de presos apenas durante o período do inquérito policial de réu preso; cumprir e fazer cumprir as ordens, normas e instruções emanadas de superior hierárquico e exercer outras atividades correlatas ao cargo.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

ESCRIVÃO DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO

ATRIBUIÇÕES: dar cumprimento às formalidades processuais, na lavratura de autos, termos, mandados e demais atos próprios do seu ofício definidos em lei; lavrar autos de prisão em flagrante delito, autos de exibição e apreensão em flagrante delito e termos e boletins circunstanciados de ocorrência, quando determinado pela autoridade policial; elaborar termos de entrega de objetos e valores apreendidos, de ordem da autoridade policial; reduzir a termo as declarações, os interrogatórios, os depoimentos, os autos de prisão em flagrante, as acareações, os reconhecimentos, as resistências, as reconstituições, os recolhimentos e outros procedimentos policiais assemelhados; autuar, preparar e ordenar documentos e peças de inquéritos policiais e processos penais sob sua guarda, submetendo-os regularmente a despacho da autoridade policial; preparar ordens de serviço, mandados de intimação, mandados de condução coercitiva e demais documentos necessários às missões policiais de ordem da autoridade policial e demais tarefas.

REQUISITOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Requisitos em geral:

  • Ser brasileiro ou português amparado pelo Estatuto da Igualdade;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e pleno exercício dos direitos políticos;
  • Estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;
  • Ter completado 18 anos de idade – Diferente de concursos militares, PC/RN Não há limite de idade;
  • Ter CNH;
  • Apresentar antecedentes da Polícia Federal e Polícias Civis dos Estados no qual residiu nos últimos cinco anos, expedidas, há, no máximo, três meses;
  • Apresentar certidões negativas expedidas pela Justiça Federal, Eleitoral e Militar;
  • Firmar declaração de que não esteja cumprindo sanção disciplinar por falta grave;
  • Não ter sido punido com pena de demissão aplicada por qualquer órgão ou entidade federal, estadual ou municipal;
  • Gozar de boa saúde física e mental;

DAS VAGAS

O certame oferta de 301 vagas distribuídas entre os cargos de Agente, Escrivão e Delegado:

Serão 5 etapas, divididas da seguinte forma:

Cargos: Agente e Delegado Substituto

  1. Prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório
  2. Prova escrita discursiva, de caráter eliminatório
  3. Avaliação física, de caráter eliminatório
  4. Exame psicotécnico, de caráter eliminatório
  5. Curso de Formação, de caráter eliminatório

Cargo: Escrivão

  1. Prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório
  2. Prova escrita discursiva, de caráter eliminatório
  3. Prova prática – Operação de microcomputador, de caráter eliminatório
  4. Exame psicotécnico, de caráter eliminatório
  5. Curso de Formação, de caráter eliminatório

 

DA PROVA OBJETIVA

A Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada na cidade de Natal, no dia 07 de março de 2021.

As questões serão de múltipla escolha valendo 1 (um) ponto cada, sendo 100 (cem) pontos a pontuação máxima obtida na Prova Escrita Objetiva para todos os cargos de Nível Superior.

Confira as disciplinas cobradas, a seguir:

DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO

AGENTE E ESCRIVÃO DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO

DA PROVA DISCURSIVA

CARGO: DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO

  • A prova será aplicada Prova Escrita Discursiva de caráter classificatório e eliminatório, no dia 14 de março de 2021, das 8h às 12h, segundo o horário oficial da cidade de Natal/RN.

  • Terão suas Provas Escritas Discursivas corrigidas somente os candidatos classificados até a 600ª (seiscentésima) posição na primeira etapa (Prova Escrita Objetiva) pela listagem de Ampla Concorrência.

  • Os candidatos deverão elaborar quatro questões discursivas de até 10 linhas cada, no valor de 15,00 pontos cada uma, abrangendo qualquer assunto do conteúdo programático e elaborar uma peça de natureza procedimental policial, no valor de 40 pontos.

CARGOS DE ESCRIVÃO E AGENTE DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO

  • a Prova Escrita Discursiva será realizada no mesmo dia e horário destinados à Prova Escrita Objetiva;

  • Terão suas Provas Escritas Discursivas corrigidas somente os candidatos classificados até a 600ª (Seiscentésima) para cargo de escrivão e 1.500ª (milésima quingentésima) posições na primeira etapa (Prova Escrita Objetiva) para cargo de Agente de Polícia;

  • Os candidatos deverão responder à duas questões discursivas, acerca de qualquer tema pertinente aos conteúdos de Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Penal, Processual Penal e Legislação Extravagante; Noções de Direito Administrativo.

Obs.: Durante a realização das Provas Escritas Discursivas, não serão autorizadas consultas a qualquer material.

DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA

Serão convocados para o Teste de Aptidão Física somente os candidatos aprovados na Prova Escrita Discursiva para os cargos de DELEGADO E AGENTE DE POLÍCIAL CIVIL SUBSTITUTO. O TAF será de caráter eliminatório.

Serão realizados 04 testes:

  1. Barra fixa

  • Masculino: Mínimo de 5 repetições

  • Feminino: Mínimo de 15 segundos em suspensão

  1. Teste de impulsão horizontal

  • Masculino: mais de 2,10m

  • Feminino: mais de 1,60m

  1. teste de flexão abdominal,

  • Masculino: Mínimo de 35 repetições

  • Feminino: Mínimo de 26 repetições

  1. Teste de corrida (12 minutos). 

  • Masculino: mínimo de 2.100 metros

  • Feminino: mínimo de 1.600 metros

 

DA PROVA PRATICA: OPERAÇÃO DE MICROCOMPUTADOR 

Somente se submeterão à Prova Prática de Operador de Micro os candidatos ao cargo de ESCRIVÃO DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO que forem aprovados na Prova Escrita Discursiva.

A Prova Prática de Operador de Micro, de caráter eliminatório, valerá 10,00 (dez) pontos e consistirá de elaboração de uma planilha no Excel, que deverá ser convertida em uma tabela para uso em um documento do Word. O candidato deverá estar apto a digitar em qualquer tipo de teclado.

DA AVALIAÇÃO PSICOLOGICA

Os testes psicológicos consistirão na avaliação objetiva e padronizada de características cognitivas e de personalidade dos candidatos, mediante o emprego de técnicas científicas. Para tanto, serão utilizados instrumentos comercializados, os quais são validados e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, nos termos da Resolução nº CFP-02/2003, embasados em características e normas obtidas por meio de procedimentos psicológicos reconhecidos pela comunidade científica como adequados para instrumentos dessa natureza. Será realizada exclusivamente por profissionais devidamente habilitados, como registro válido no Conselho Regional de Psicologia – CRP-SP, em conformidade com as normas em vigor dos Conselhos Federal e Regional de Psicologia, especialmente a Resolução nº CFP – 01/2002, regulamenta a Avaliação Psicológica em concurso público e processos seletivos da mesma natureza.

Os candidatos serão considerados “APTO” ou “INAPTO” a exercerem as funções do cargo.

DO EXAME MÉDICO

O Exame Médico Pré-Admissional, de caráter eliminatório, avaliará se o candidato possui as condições físicas necessárias para desempenhar as atribuições do cargo, sendo o candidato considerado APTO ou INAPTO.

DA INVESTIGAÇÃO SOCIAL

Serão convocados para a Investigação Social somente os candidatos habilitados no Exame Médico.

 A Investigação Social, prevista na Lei Complementar nº 270, de 13 de fevereiro de 2004 (Lei Orgânica e Estatuto da PC/RN), verificará a conduta irrepreensível e a idoneidade moral necessárias ao exercício do cargo objeto deste certame.

A Investigação Social terá caráter eliminatório e o candidato será considerado RECOMENDADO ou NÃO RECOMENDADO.

DO CURSO DE FORMAÇÃO

Serão convocados para o Curso de Formação somente os candidatos considerados RECOMENDADOS na Investigação Social em número de até 03(três) vezes o número de vagas para os cargos de AGENTE, ESCRIVÃO E DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO.

O Curso de Formação, a ser realizado pela Academia de Polícia Civil, será regido por edital próprio que estabelecerá a frequência e o rendimento mínimos a serem exigidos, bem como as demais condições de aprovação.

DO RESUMO E PRINCIPAIS PONTOS DO EDITAL

Instituição

Polícia Civil do Rio Grande do Norte – PC/RN

Banca

FGV – Fundação Getúlio Vargas

Cargos

Delegado, Agente e Escrivão

Escolaridade

Nível superior

Lotação

Estado do Rio grande do Norte

Nº de Vagas

301 vagas

Remuneração

R$ 4.731,91 a R$ 16.670,59

Inscrições

27/11 – 21/12/20

Taxas

R$ 120,00 – 150,00

Data da Prova

SUSPENSA

 

Conheça o CEISC

E se você ainda não conhece os preparatórios do CEISC para concursos públicos, acesse nosso site e confira! Nossos cursos contam com videoaulas atualizadas, cronograma e planner de estudos, resolução de questões, materiais de apoio e muito mais! 

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami