ENEM, Uncategorized

Para que serve o Enem?

02/06/2020 Por Equipe de Conteúdos CEISC

Compartilhe

Pode até parecer uma pergunta óbvia, mas tem muita gente que desconhece o que é o Enem e para que serve. Por isso, se você quer saber um pouco mais sobre o Enem e suas “utilidades”, leia este post até o final.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um instrumento do Ministério da Educação (MEC) para avaliação de conhecimentos construídos por alunos após término do Ensino Médio, servindo como fonte de dados para mapear o ensino de escolas públicas e privadas e possibilitar dados quantitativos acerca do contexto educacional básico.

Para que serve o Enem?

Além disso, o ENEM é usado como parte do processo seletivo de mais de mil Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, nas quais ele é o único ou um dos mecanismos para ingresso de novos alunos nos cursos de graduação. Muitas universidades, como a UFSM, já não realizam os tradicionais vestibulares e optam apenas pelos resultados do ENEM para classificação de candidatos a seus cursos.

Em muitas faculdades e universidades, o ENEM substituiu o vestibular e, então, para ingressar nessas instituições, é fundamental que o interessado faça a prova do ENEM. É importante que os candidatos pesquisem sobre o processo de ingresso na instituição que pretendem estudar, podendo encontrar essas informações nos sites institucionais e nos editais de processo seletivo discente.

SISU

Boa parte das instituições públicas aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), que é um programa do Governo Federal que classifica candidatos a uma vaga em universidades públicas. No entanto, para se candidatar as mais de 200 mil vagas cadastradas nesse sistema, é preciso ter feito o ENEM porque nesse sistema se considera apenas a nota do ENEM e não há o tradicional vestibular. Para acesso ao SISU, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha cadastrada no ENEM. Com base nas notas do ENEM, o sistema gera um ranking de candidatos selecionados para cursos e instituição.

FIES

Desde 2010, a nota do Enem se tornou obrigatória para a solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – FIES. Para muitos estudantes, esse financiamento é a única possibilidade de estudar em instituições particulares.

PROUNI

O governo instituiu o Programa Universidade para Todos – PROUNI para subsidiar, em instituições particulares, bolsas parciais ou integrais para ingresso de alunos que ainda não têm uma graduação. Porém, para concorrer a bolsas do PROUNI, o ENEM também é obrigatório. As bolsas do PROUNI são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no ENEM, assim, quanto melhor for o desempenho do estudante no exame, maiores são as chances de conseguir a bolsa.

Se você quer estar ligado nas notícias do Enem, continue nos acompanhando aqui no blog, nos siga em nosso Instagram e no nosso canal do Youtube, e confira todo o conteúdo que estamos separando para você!

E se você quer estar bem preparado para o ENEM 2020, conheça o que o CEISC PRÉ-ENEM tem para lhe oferecer: videoaulas com conteúdo focado no ENEM e vestibulares, simulados de redação com correção individual e personalizada, aulas ao vivo de mentoria, e muito mais.

Acesse nosso site e descubra qual o plano ideal para seus estudos.

 

 

 

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami