OAB 2ª Fase: Por que agora não é hora de ter medo?

Compartilhe

Nos aproximamos da prova de 2ª Fase do XXIII Exame de Ordem, e com isso começam a surgir os principais “sintomas”: medo, ansiedade, nervosismo, frustração e sensação de insuficiência.

Foi pensando naqueles que estão passando por isso que hoje decidimos trazer uma história para vocês.
Em uma terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Cada vez que fazia prisioneiros, levava-os a uma sala, que tinha um grupo de arqueiros em um canto e uma imensa porta de ferro do outro, a qual haviam gravadas figuras de caveiras cobertas por sangue. Nesta sala ele os fazia ficar em círculo, e então dizia:

Vocês podem escolher: morrerem flechados por meus arqueiros, ou passarem por aquela porta e por mim lá serem trancados.

Todos os que por ali passavam, escolhiam serem mortos pelos arqueiros.

Ao término da guerra, um soldado que por muito tempo servira o rei, disse-lhe:

  • Senhor, posso lhe fazer uma pergunta ?

– Diga, soldado.

  • O que havia por de trás de tão assustadora porta ?

– Vá e veja, você mesmo!

O soldado então a abre vagarosamente e percebe que, a medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente, até que, totalmente aberta, nota que a porta levava a um caminho que sairia rumo a liberdade.

O soldado admirado apenas olha seu rei que diz:

– Eu dava a eles a escolha, mas preferiam morrer a arriscar abrir esta porta.

Examinando, a tensão trazida pela prova é algo totalmente normal e esperado. Qualquer um na mesma situação que vocês, que de fato se dedicou e se esforçou para aprovar, está nervoso a esta altura do campeonato.

Fiquem atentos! O fator emocional é ponto de corte de muitos candidatos. Instabilidade reprova sim! Cuide da sua mente, você precisa estar focado no domingo.

Poucas são as vezes em nossa vida que temos total controle sobre o que pode acontecer. Neste domingo será vocês contra a OAB/FGV. Sabemos que vocês podem.

Por Equipe de Conteúdos CEISC

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami