Retrospectiva 2022 – Brasil e Mundo

Blog do Ceisc faz uma breve retrospectiva do Brasil e do Mundo nesse último dia de 2022.

Foi um 2022 intenso para os brasileiros: inflação, Covid-19, enchentes, eleições, Copa do Mundo etc. Foram muitos os eventos que marcaram o ano por aqui e que podem aparecer na sua prova de Atualidades. Para te ajudar a relembrar os eventos importantes de 2022 no Brasil e no mundo, preparamos uma retrospectiva nesse último dia do ano para relembrar alguns momentos marcantes.

Covid-19 adiou o Carnaval

Ainda que a vacinação tenha reduzido a mortalidade, no início do ano o Brasil viveu um surto de covid-19 em pleno verão. Como resposta, as autoridades determinaram a suspensão dos cruzeiros e o adiantamento do carnaval. Como se não bastasse isso, o Brasil ainda registrou mais de 10 mil casos de varíola dos macacos!

Brasileiros foram às urnas

Em meio a um clima de polarização acirrada, os brasileiros foram às urnas para eleger presidente, governadores, deputados e senadores. Com 50,90% dos votos válidos, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva derrotou Jair Messias Bolsonaro no segundo turno. Lula foi vitorioso em todos os estados da região Nordeste, enquanto Bolsonaro venceu em todos os estados das regiões Sul e Centro-Oeste. 

A margem pequena se verificou também na eleição no exterior: 51,28% dos votos optaram pelo petista, enquanto 48,72% preferiram o atual presidente. Lula venceu em 58 países, enquanto Bolsonaro em 40. Em linhas gerais, Bolsonaro foi mais votado nas Américas e Lula venceu na Europa. Bolsonaro teve maioria nos Estados Unidos, no Japão e em Israel. Lula, por sua vez, obteve maioria em países como África do Sul, Argentina, Austrália, China e Egito. 

Urna eletrônica definiu os rumos do país pelos próximos quatro anos. Foto: TRE

Chuvas, chuvas e mais chuvas 

Em 2022, as enchentes assolaram quase todas as regiões do Brasil. Nos primeiros meses do ano, a região Sudeste foi duramente atingida, sobretudo a região serrana do Rio de Janeiro (Petrópolis). Nos últimos meses do ano foi a vez de Santa Catarina sofrer com as chuvas excessivas, que geraram desabamentos de encostas e o trancamento de rodovias.

O caso mais emblemático, no entanto, ocorreu em Capitólio (MG), onde uma rocha desabou sobre o Lago de Furnas e atingiu uma lancha com turistas. O desprendimento ocorreu por causa da erosão gerada pelos ventos e as chuvas. Em Ouro Preto (MG) um casarão histórico do século XIX desabou com o desmoronamento de um barranco durante as chuvaradas.

Guerra na Ucrânia, refugiados e inflação global

O mundo foi surpreendido em fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia. As justificativas apontadas por Vladimir Putin foram desnazificar a Ucrânia e impedir que o país viesse a fazer parte da OTAN. Embora várias regiões do país tenham sido bombardeadas, as batalhas se concentraram na região do Donbass, onde ficam as regiões de Donetsk e Luhansk, que foram declaradas autônomas pelo governo de Moscou.

Embora a OTAN não tenha intervido no conflito, vários de seus membros apoiaram o governo de Volodymyr Zelensky por meio do fornecimento de recursos, armamento, munição e equipamentos bélicos. A guerra gerou inúmeras consequências para o mundo inteiro, como uma nova crise migratória e uma elevação dos preços dos alimentos e dos fertilizantes. Estes aumentos pressionaram a inflação global, que já ocorria por causa da desarticulação das cadeias produtivas provocada pela pandemia. Para reverter estes aumentos, os bancos centrais de países como Brasil e Estados Unidos elevaram as suas taxas de juros.

Covid-19 e varíola dos macacos

No ano em que a mortandade por Covid-19 caiu graças à vacinação em massa, o mundo foi assolado por um novo risco sanitário. O primeiro caso de varíola dos macacos foi registrado em 1970, na República Democrática do Congo. Porém, em julho de 2022, a OMS declarou a doença como emergência de saúde global. Ainda que tenha passado da cifra dos 10 mil infectados no Brasil, o número de mortos não passou das duas dezenas.

COVID-19 tests

Eventos climáticos extremos e a COP27

Enquanto o Paquistão e o Brasil sofreram com as chuvas excessivas, países mediterrâneos como Espanha, Itália e França registraram recordes de calor, secas e incêndios florestais. Esse foi o verão mais quente na história europeia! Os eventos climáticos extremos foram mencionados durante a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, realizada no Egito, que contou com a participação do recém-eleito presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Ela não era imortal!

Em 2022, o Reino Unido perdeu a sua mais eminente personalidade. O longevo reinado de 70 anos da rainha Elizabeth II terminou com a sua morte, aos 96 anos de idade. Em seu lugar, assumiu o rei Charles III, que terá de assumir o cargo de chefe de estado do Reino Unido e outros 14 países em um momento delicado. O Reino Unido tem sofrido as consequências do Brexit agravados pela guerra na Ucrânia, como os gargalos logísticos e a inflação. Esta instabilidade econômica afetou também a política: após a queda de Boris Johnson, o Partido Conservador elegeu Liz Truss para o cargo de primeira-ministra. No entanto, ela ficou no cargo por algumas semanas. Renunciou após críticas aos seus planos econômicos para o país. Assumiu o cargo o segundo colocado na eleição interna do partido, Rishi Sunak. Que 2023 traga melhores notícias para os súditos do rei.

Rainha Elizabeth II Foto: AP

Olimpíada de Inverno e Copa do Mundo

Os grandes eventos esportivos voltaram com tudo! Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 foram realizados na China em um contexto ainda marcado pela elevação de casos de Covid-19, em fevereiro. Para evitar que o evento se transformasse em um novo foco de transmissão de variantes, o governo chinês instituiu um rígido controle sobre as áreas onde as modalidades esportivas seriam praticadas. A Noruega foi a grande vencedora da competição.

Já a Copa do Mundo do Qatar ocorreu em um contexto de superação da pandemia, em novembro. As restrições sanitárias não foram mais necessárias. Foi a segunda copa realizada na Ásia (Coreia e Japão, em 2002, foi a primeira). O evento foi questionado por inúmeras entidades internacionais ligadas aos direitos humanos, as quais questionavam as condições de trabalho nas obras para o mundial e as leis restritivas à comunidade LGBTQIA+. A seleção da Alemanha, por exemplo, protestou contra a proibição do uso de braçadeiras em apoio a aquele grupo.

Apesar das críticas, o evento ocorreu com normalidade. A seleção do Marrocos ficou em quarto lugar, melhor colocação de um país africano em copas. A grande campeã foi a Argentina, que levou a taça pela terceira vez ao derrotar a França. O Brasil ficou pelo caminho ao perder para a Croácia nas quartas de final. O sonho do hexa ficou para 2026.

Lionel Messi ergue a taça de campeão mundial de futebol pela Argentina (Foto: Franck Fife/AFP)

Também tivemos perdas

Infelizmente, muitas pessoas nos deixaram neste ano que passou. Foi o caso do apresentador e humorista Jô Soares e das cantoras Elza Soares e Gal Costa. Também tivemos vítimas da violência que podem aparecer na sua prova, como a do imigrante Moïse Kabagambe (congolês espancado no Rio de Janeiro), do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips (mortos em uma expedição pelo Vale do Jaguari, AM). E por fim, o nosso rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.

Gal Costa (Foto: Divulgação)

Efemérides importantes

Dois eventos importantes fizeram “aniversário” em 2022. O Brasil completou 200 anos de independência em relação a Portugal. Várias festividades foram realizadas pelo país, que recebeu a “visita” do coração de Dom Pedro I. O principal presente que os brasileiros receberam foi a reinauguração do Museu do Ipiranga, em São Paulo, após quase nove anos fechado para reformas. Também celebramos os 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo, um evento singular na nossa história cultural.

*Texto do Professor Bruno Segatto com a colaboração do Marketing do Ceisc

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo