Ministério da Gestão anuncia novo cronograma para Concurso Nacional Unificado!
Alteração no cronograma foi anunciado na manhã desta quinta-feira (14). Edital será publicado no dia 10 de janeiro. Provas em maio de 2024.
A quinta-feira (14) começou com informações importantes para os concurseiros que estavam a espera do edital para o Concurso Nacional Unificado. Tudo porque o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) atualizou o cronograma do Concurso Público Nacional Unificado. O edital, com todas as regras do certame, que estava previsto para ser publicado entre os dias 20 e 22 de dezembro, será divulgado no próximo dia 10 de janeiro.
Com isso, o período de inscrições deve começar no dia 19 de janeiro e seguem até 9 de fevereiro. Além disso, realização da prova, que inicialmente estava prevista para o mês de fevereiro, ganhou a data indicativa de 5 de maio.
Mudança no cronograma surgiu após diálogo entre MGI e Cesgranrio
A alteração do cronograma foi feita pelo ministério em diálogo com a empresa responsável pela realização do concurso, após sua escolha na última semana de novembro. As datas foram acordadas pelo Ministério e Cesgranrio, empresa vencedora do certame, afim de garantir tempo suficiente para elaboração das provas.
De acordo com a Ministra da Gestão, Esther Dweck, a medida também atende demanda dos candidatos, após inúmeras solicitações pelas redes sociais, para que os interessados no certame tivessem mais tempo para estudar. O que impacta em um espaço de tempo maior entre o edital e a prova.
Mais cidades estão habilitadas a receber as provas
Outra novidade é que a prova agora será realizada em 217 cidades. A mudança também foi definida após diálogo com a empresa selecionada para realização da prova. A ampliação visa garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade.
As novas cidades são: Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Várzea Grande (MT), Camaçari (BA), Lauro de Freitas (BA), Caucaia (CE), Maracanau (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Olinda (PE), Parnamirim (RN), São José dos Pinhais (PR), Farroupilha (RS), São José (SC), Serra Velha (ES), Vila Velha (ES), Betim (MG), Contagem (MG), Belford Roxo (RJ), Duque de Caxias (RJ), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), São Gonçalo (RJ), São João de Meriti (RJ), Caçapava (SP), Guarulhos (AP). Hortolândia (SP), Jacarei (SP). Mauá (SP), Mogi das Cruzes (SP). Osasco (SP), Paulinia (SP), Santo Andrá (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Taboão da Serra (SP), Valinhos (SP), Vinhedo (SP). Confira aqui a lista completa com as demais cidades onde o CNU será aplicado.
Com as alterações, o novo cronograma para o Concurso Nacional Unificado ficou da seguinte forma:
Publicação do Edital: 10/1/2024
Inscrições: 19/01 a 09/02/2024
Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
Divulgação dos Cartões de Confirmação: 29/04/2024
Aplicação das Provas: 05/05/2024
Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
Divulgação Final dos Resultados: 30/07/2024
Início da Convocação para posse e Cursos de Formação: 05/08/2024
Fundação Cesgranrio será a banca responsável pelo CNU
Após dias de expectativa, a manhã do último dia 24 de novembro, foi de confirmação importante para quem já mira o Concurso Nacional Unificado. Tudo porque o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), anunciou nesta sexta-feira (24) em seu portal oficial a escolha pela a Fundação Cesgranrio como banca responsável pelo CNU!
De acordo com o MGI, a opção foi definida ainda no inicio desta semana, mas por conta de trâmites jurídicos houve uma espera para realização do anúncio oficial. O contrato entre as partes foi assinado recentemente e assim publicado na edição do Diário Oficial da União.
Vale lembrar também, que a partir de agora a Fundação Cesgranrio ficará responsável pela elaboração e publicação do edital do Concurso Nacional Unificado que, de acordo com o novo cronograma do Ministério da Gestão, será lançado até o dia 10 de janeiro de 2024.
Confira o extrato de contrato
Escolha da banca foi definida após estudo técnico
Segundo o MGI, a definição da banca partiu de um Estudo Técnico Preliminar (ETR), que estabeleceu-se os requisitos necessários para as empresas que desejassem aplicar a prova do Concurso Nacional. O documento foi remetido a 12 instituições que já fizeram seleções de concurso público para qualquer uma das três esferas de governo.
Dessas 12, cinco apresentaram propostas para aplicação da prova e, desse conjunto, três atendiam a todas as condições previstas pela Equipe de Planejamento da Contratação. “Como as três empresas tinham as qualificações necessárias, decidimos pelo critério da economicidade, ou seja, por aquela que cobrou o menor valor pelo serviço”, explicou a diretora do MGI.
O estudo técnico preliminar foi a base do Termo de Referência (TR) do concurso. O TR trouxe alguns aperfeiçoamentos em relação ao documento anterior, que era ainda preparatório, por observação das próprias empresas. Por isso, a recomendação dos órgãos de controle foi a submissão do TR novamente às três bancas que estavam na disputa. As bancas analisaram o termo, ajustaram suas propostas e as apresentaram novamente ao MGI. A pasta selecionou a Fundação Cesgranrio, que ofereceu a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, com o valor mais baixo.
A seleção da empresa ocorreu no começo da semana, seguindo o cronograma divulgado inicialmente, mas o Ministério da Gestão optou por aguardar o parecer jurídico final da Advocacia Geral da União para dar início ao contrato e fazer a divulgação.
Foco na sua nomeação em 2024!
Com uma série de concursos previstos para o próximo ano que já bate a sua porta, sabia que você pode sair na frente na sua preparação para aquele que será o 'Enem' dos concursos em 2024? Conheça o nosso preparatório completo para o Concurso Nacional Unificado e vamos juntos buscar a sua nomeação!
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br