0.00
Concursos

Ministério da Gestão anuncia live sobre o Concurso Nacional Unificado

Proposta de concurso unificado para o próximo ano, será apresentada em evento marcado para a próxima sexta-feira (1°).

Última atualização em 19/02/2024
Compartilhar:

A próxima sexta-feira (1º) deve reservar novidades para o Concurso Nacional Unificado, que é um projeto do Governo Federal, e que tem avançado para sua realização em 2024. Tudo porque em anúncio nas redes sociais, a Ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou uma live para falar a tirar dúvidas sobre o certame que deve estar entre os mais concorridos no próximo ano.

Confira o anúncio da Ministra da Gestão

Segundo a ministra, o objetivo da atividade é esclarecer as principais dúvidas sobre a proposta do Governo Federal de realizar uma prova única para os concursos autorizados este ano, com mais de 7 mil vagas. A transmissão ao vivo será feita pelo canal no Youtube do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a partir das 14h.

Proposta de Concurso Unificado avançou na última semana

A última sexta-feira (25), foi marcada por novidades que podem impactar os certames federais a partir de 2024. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos avançou nas discussões com outros órgãos do governo federal visando a criação de um concurso nacional unificado, para ser aplicado a partir do próximo ano.

Segundo o ministério, a proposta, se aprovada, pretende que sejam aplicadas provas em 180 cidades do Brasil, com os candidatos aprovados ocupando vagas em diversos órgãos federais, como ministérios e autarquias.

Segundo a Ministra da Gestão, Esther Dweck, a intenção é criar algo similar ao atual Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja nota é usada por centenas de faculdades e universidades de todo o país em substituição ao vestibular tradicional. Além de ser uma forma de democratização do acesso, construindo um serviço público mais diverso e representativo da sociedade brasileira, conforme publicação nas suas redes sociais.

MGI apresentou cronograma de atividades do concurso unificado

O secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão, José Celso Cardoso Jr., apresentou na última sexta-feira (25) aos demais órgãos de governo autorizados a realizar concursos públicos a proposta de realizar uma prova única para o preenchimento das cerca de oito mil vagas abertas no serviço público federal neste ano.

A adesão dos ministérios ao Concurso Nacional Unificado é voluntária. O edital deve ser publicado até dezembro com realização de prova prevista para o dia 25 de fevereiro de 2024. As vagas foram agrupadas em blocos temáticos:

Provas em fevereiro de 2024!

A prova tem data provável do dia 25 de fevereiro de 2024 – dividido em dois momentos na mesma data: 1º) Provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; e 2º) Provas específicas e dissertativas por blocos temáticos. Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024 e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem.

A meta é realizar a prova em cerca de 180 cidades, simultaneamente, em todo o país, sendo:

Segundo o MGI, este projeto é inovador e ousado, que tem como objetivo estabelecer um critério de justiça de acesso às vagas públicas, afirmou o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Jr. Segundo o secretário, estudos especializados indicam que esse formato unificado de provas, em detrimento daqueles que pretendem aferir conhecimentos, desde saída, muito especializados, tem sido capaz de selecionar melhor os futuros servidores e servidoras públicas, trazendo para o seio do Estado pessoas em geral íntegras e comprometidas com a esfera pública e as realizações da administração.

O certame será organizado a partir de uma Coordenação Geral composta pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (IPEA), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Advocacia Geral da União (AGU). Este arranjo prevê também a participação ativa das comissões setoriais de cada um dos órgãos envolvidos, cujos representantes formariam o Comitê Consultivo/Deliberativo.

Até meados de setembro deste ano, deve ser publicado pelo Ministério da Gestão e da Inovação o ato oficial que irá definir a estrutura de governança do Concurso federal Unificado.

Confira as datas do Concurso Nacional Unificado

Até 20/set - Ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador

Até 29/set - Adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado

Até 20/dez - Publicação do edital do Concurso Nacional Unificado

Data indicativa de prova 25/fev - Realização da prova em dia único

Governo autorizou mais de 9,5 mil vagas em concursos federais no primeiro semestre

O primeiro semestre do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva foi marcado pela retomada dos concursos públicos federais. Quem aponta é o Ministério da Gestão, que até o final do mês de maio, mais de 9 mil vagas para concursos públicos da Administração Pública Federal já foram autorizados pelo governo federal, com o objetivo de compor a força de trabalho de órgãos e entidades.

Após a primeira autorização em caráter de urgência no mês de março, para o provimento de 30 vagas para o Ministério da Relações Exteriores, o governo federal deu sinal verde para a realização de mais outros quatro processos seletivos. Os certames para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundação dos Povos Indígenas (Funai) e Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) foram autorizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Do total de vagas abertas, 1.444 são para cargos efetivos. As outras 8.141 serão temporárias para atender à demanda do IBGE com as atividades do Censo Demográfico 2020. As vagas para o IBGE foram autorizadas em portaria conjunta assinada pelos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento (MPO).

A realização de concursos faz parte dos objetivos de profissionalização da administração, para qualificar e recompor a força de trabalho, fortalecer órgãos públicos e melhorar o atendimento à população.  

Mais concursos federais a vista!

Com uma série de concursos previstos para este ano e a possibilidade de novos certames para cargos federais, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

São Paulo

 

Rua Maestro Cardim, 1170, 2º Andar

Liberdade - CEP: 01323-001

icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89

Desenvolvido por

multti