INSS encaminha pedido de concurso público para 7.830 vagas
Conheça a real situação do Instituto
Há pouco mais de uma semana, o Cebraspe foi oficializado como banca responsável pelo novo concurso do INSS. Apesar das mil vagas autorizadas, você sabia que a solicitação original do Instituto era muito maior? São, atualmente, 24 mil cargos vagos, e previsão de aumento para 27 mil em 2023.
Confira o estudo realizado pelo INSS, enviado ao Ministério da Economia, e a Nota Técnica com o levantamento completo sobre a atual situação do órgão.
Mais de 7 mil vagas solicitadas
A Presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encaminhou ao Ministério da Economia, em abril, uma solicitação para a realização de concurso público, visando o provimento de 7.830 cargos no instituto.
O ofício, de nº 287 e disponibilizado para consulta via SEI, também referencia a Nota Técnica nº 5/2022, que aborda a atual situação do órgão em relação ao seu quadro de servidores. De acordo com Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano, presidente do INSS, a nota explica o real contexto do instituto, "ratificando a urgência de retomada da recomposição continuada do quadro permanente de pessoal e visando atender as demandas da sociedade [...]".
Mais de 24 mil cargos vagos
A Nota Técnica faz um levantamento extenso sobre o quadro de servidores do INSS e estabelece diretrizes iniciais para a futura realização do concurso público. Em relação às vacâncias, o Instituto apresenta um total de 24.105 cargos vagos, sendo 21.668 para Técnico do Seguro Social (nível médio) e 2.437 para Analista do Seguro Social (nível superior, de várias especialidades).
O estudo segue com a evolução do número de cargos vagos a partir de 2016, apresentando defasagem gradativa e que tende a aumentar, com a inclusão de previsão para aposentadorias entre dezembro de 2022 e dezembro de 2027. Uma das medidas paliativas referenciadas pelo estudo foi a contratação temporária. Contudo, os contratos ativos terão sua expiração no fim de maio, fazendo com que o órgão perca mais 1.871 servidores.
Concluindo a avaliação, o INSS enxerga como necessário o preenchimento de 1.746 vagas para o cargo de Analista, e 6.084 para Técnico, totalizando 7.830 chamamentos. Abaixo, é possível visualizar a distribuição apontada pelo órgão como ideal para a recomposição através do concurso público.
A Nota Técnica, sob responsabilidade da Chefe da Divisão de Recrutamento e Seleção, Simone de Souza Veiga, e do Coordenador de Desenvolvimento de Carreiras, Cláudio Macedo Pina, salienta que "para que não haja interrupção da continuidade nos serviços, a reposição do quadro de pessoal por meio de realização de concurso público é medida urgente, e recomendada, inclusive, por órgãos e entidades públicas, a exemplo do Ministério Público e Defensoria Pública".
Abaixo, você pode conferir na íntegra o estudo realizado pelo INSS. O processo completo pode ser acessado via SEI.
Foto: Pedro França/Agência Senado
Tá chegando, e nós temos o curso para você sair na frente!
Comece já seu preparo para este grande concurso! Acesse nosso site e confira as condições especiais oferecidas para o curso dedicado ao futuro certame do INSS, e estude com quem sabe o caminho da sua nomeação.
Fale com a gente
Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br