,

Governo Federal convoca 201 excedentes de concurso Polícia Federal

Convocação de aprovados em concurso de 2021, pode abrir o caminho para novo edital da PF em breve.

Uma boa notícia para os candidatos aprovados no concurso da Polícia Federal, aplicado em 2021. Foi autorizado pelo Governo Federal a nomeação dos últimos excedentes do concurso PF 2021, que serão convocados para o Curso de Formação Profissional (CFP).

A confirmação se deu por meio de um decreto publicado no Diário Oficial da União, em edição extra, na última terça-feira (6). Com isso, os 201 aprovados excedentes irão ocupar os seguintes cargos:

  • 30 delegados
  • 90 agentes
  • 81 escrivães

Vale lembrar, que o curso de formação profissional deve ser realizado e concluído dentro do prazo de validade do concurso, que está vigente até o dia 15 de setembro deste ano, sem possibilidade de prorrogação. O que deve acelerar o processo de convocação destes aprovados.

Convocação de excedentes foi sinalizada em fevereiro

Em entrevista ao portal Opera Mundi, no último dia 23 de fevereiro, o Ministro da Justiça, Flavio Dino, mais uma vez sinalizou a intenção do novo governo de convocar os aprovados excedentes do último certame, ocorrido em 2021. Segundo o ministro, a convocação precisa do aval do Ministério de Gestão e Planejamento, no entanto, o Ministério da Justiça já está providenciando a prorrogação da validade do concurso para viabilizar o chamamento dos excedentes. Confira aqui o trecho da entrevista.

Intenção do Governo Federal aponta para realização de novo concurso

Recentemente, em outra entrevista, desta vez para o portal UOL no último dia 8 de fevereiro, sinalizou a possibilidade de um novo certame para a Polícia Federal em breve, quando ele reiterou a intenção do presidente Lula de fazer novas contratações para a corporação por meio de mais um certame.

No entanto, o ministro deixou claro que a posição do Ministério da Justiça é pela prorrogação da validade do concurso existente, realizado em 2021, e que o presidente Lula já enfatizou que deseja fazer novos concursos para a Polícia Federal para renovar a corporação e auxiliar no combate de crimes ambientais

Como foi o concurso foi realizado em 2021?

Realizado em 2021, o último certame para a Polícia Federal foi organizado pelo Cebraspe que foi a banca contratada para comandar os trabalhos. O concurso ofertou 1.500 vagas para as carreiras de Delegado (123 vagas), Agente (893), Escrivão (400) e Papiloscopista (84). A divulgação dos aprovados foi homologada no último dia 16 de setembro, com o prazo de validade do edital sendo valido por seis meses, vencendo em março deste ano. Em caso de prorrogação, o que é um desejo do Ministério da Justiça, o certame ficará vigente até setembro de 2023.

Os candidatos avaliados passaram pelas seguintes fases até a nomeação:

  • Prova objetiva
  • Prova discursiva
  • Exame de aptidão física
  • Prova oral (somente para o cargo de delegado)
  • Avaliação médica
  • Avaliação psicológica
  • Avaliação de títulos (somente para o cargo de delegado)
  • Prova prática de digitação (somente o cargo de escrivão)
  • Investigação social
  • Curso de formação

Por fim, vale ressaltar que a abertura do novo certame ainda não está nos planos para este ano, segundo o governo. Com início de gestão ainda recente, a tendência é que o quadro de novos servidores seja agregado pelos candidatos excedentes do último certame.

Comece a sua preparação agora!

O seu sonho é ser servidor da Polícia Federal? Com a possibilidade de um novo certame que tal sair na frente e começar o quanto antes a sua preparação? Venha conhecer a Metodologia Ceisc com o nosso preparatório para o cargo de Agente Administrativo da PF! Acesse o nosso site e confira!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo