,

Governo federal autorizou 9,5 mil vagas para concursos neste primeiro semestre

Nova gestão que marca a retomada de concursos federais, deve anunciar novas autorizações até o final de junho.

Os primeiros seis meses do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, está sendo marcado pela retomada dos concursos públicos federais. Quem aponta é o Ministério da Gestão, que até o final do mês de maio, mais de 9 mil vagas para concursos públicos da Administração Pública Federal já foram autorizados pelo governo federal, com o objetivo de compor a força de trabalho de órgãos e entidades.

Após a primeira autorização em caráter de urgência no mês de março, para o provimento de 30 vagas para o Ministério da Relações Exteriores, o governo federal deu sinal verde para a realização de mais outros quatro processos seletivos. Os certames para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundação dos Povos Indígenas (Funai) e Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) foram autorizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Do total de vagas abertas, 1.444 são para cargos efetivos. As outras 8.141 serão temporárias para atender à demanda do IBGE com as atividades do Censo Demográfico 2020. As vagas para o IBGE foram autorizadas em portaria conjunta assinada pelos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento (MPO).

A realização de concursos faz parte dos objetivos de profissionalização da administração, para qualificar e recompor a força de trabalho, fortalecer órgãos públicos e melhorar o atendimento à população.  

Previdência é uma das prioridades para realização novos concursos

Na área da previdência, o Ministério da Gestão prepara para os próximos dias a autorização para o provimento do concurso do INSS, que está em fase de nomeação, para mil candidatos aprovados. Além disso, a pasta anuncia para junho o prazo final para publicação das autorizações de concursos que ainda poderão ser realizados esse ano.

Confira os concursos já autorizados pelo Governo Federal até o momento:

Ministério das Relações Exteriores – 30 vagas

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – 814 vagas

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – 98 vagas

Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – 502 vagas

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – 8.141 (vagas para contratação temporária)

Concursos que podem ser autorizados ainda em 2023

A partir dos movimentos dos ministérios da Gestão, Meio Ambiente e Previdência Social, existe a expectativa de que alguns órgãos federais devem receber o aval para novos concursos públicos. São eles:

  • Polícia Federal
  • INSS
  • Ibama
  • Agências Reguladoras

Vale lembrar, que os possíveis certames previstos, precisam receber o aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A pasta do governo ainda não informou quais órgãos estarão autorizados a realizar novos concursos, mas que após o primeiro pacote de concursos federais, divulgado no último dia 10 de abril, mais outros dois blocos de autorizações devem ser disponibilizados até o final deste ano.

Mais concursos federais a vista!

Com uma série de concursos previstos para este ano e a possibilidade de novos certames para cargos federais, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo