,

Governo do RS confirma preparação para novo edital da BM-RS!

Em evento local, Governador do RS, Eduardo Leite, confirmou intenção de novo concurso para Brigada Militar.

Boas novas para os concurseiros que estão a espera de um novo concurso para a polícia gaúcha. Em evento de apresentação dos indicadores da segurança pública, realizado na manhã desta quinta-feira (11), o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sinalizou a intenção de realizar um novo concurso para a Brigada Militar do estado em breve.

De acordo com o Governador, a importância da reposição e do aumento do efetivo policial realizados nos últimos anos tem sido um desafio a ser enfrentado pelo Estado: “Ao observarmos a série histórica, vemos cada governo entregando para o seu sucessor menos policiais do que recebeu. Por causa da crise fiscal, o Estado não conseguia nem repor o efetivo que se aposentava. Nos últimos anos, garantimos a reposição anualmente e, no final do governo passado, começamos o processo de incremento desse efetivo. Ainda vamos chamar servidores de alguns concursos que foram feitos e programar novo certame”, afirmou.

BM-RS tem comissão formada desde junho de 2023

Publicado no edição do Diário Oficial do Estado no último dia 21 de junho, os nomes dos servidores que integram a comissão organizadora que será responsável por elaborar os estudos para uma nova seleção para Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (BM-RS).

Confira a comissão organizadora

Com isso, nos próximos dias a comissão responsável deve divulgar quais cargos deverão ser contemplados no próximo certame, além do quantitativo de vagas a serem ofertadas. O último certame para BM-RS aconteceu em 2021.

Último edital para BM foi publicado em 2021

Atualmente, o concurso para soldado exige altura mínima de 1m65cm para homens e 1m60cm para mulheres; idade máxima de 25 anos até a data da inscrição; entre outras questões.

Vale lembrar que o último edital para Brigada Militar, teve provas aplicadas em janeiro de 2022. Ofertando 4 mil vagas, o certame foi organizado pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec. Ainda no seu prazo de validade, autualmente ainda há 1,8 mil aprovados aguardando chamamento, dos quais 400 devem ser convocados até agosto deste ano.

Ingresso na BM-RS terá a exigência de nível superior a partir de 2027

A partir de 2027, os concursos para ingresso de soldados na Brigada Militar (BM) vão exigir curso superior. A medida vai equiparar o nível de exigência de entrada na BM com o que se pede na Polícia Civil e na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio Feoli, confirmou que o prazo previsto em lei será implementado. Essa mudança no ingresso, conforme Feoli, deve qualificar o serviço prestado à comunidade.

No caso dos concursos para soldado, o pré-requisito será de formação superior em qualquer área. O nível de formação já é exigido nos concursos ao cargo de capitão — primeiro grau da carreira de oficial. Contudo, neste caso, somente o diploma de Direito é aceito.

A Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da BM (ASSTBM) acredita que, uma vez exigido o diploma para o cargo de soldado, este primeiro nível da BM deverá receber o subsídio básico previsto para os primeiros postos de outras carreiras da segurança pública.

Foco na sua nomeação em 2024!

Com uma série de concursos previstos para este ano, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação em 2024!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo