0.00
Concursos

Governo do RS aprova cotas para pessoas trans e indígenas em concursos públicos

Medida foi tomada em consonância com pareceres publicados pela Procuradoria Geral do Estado

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Durante a tarde da última segunda-feira (06) o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e a secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker, assinaram decretos que estabelecem cotas em concursos públicos para pessoas trans e indígenas.

A medida encontra amparo legal após parecer publicado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), nº 19.050 e 19.051, sendo analisada a constitucionalidade da ação, por não haver lei específica. O parecer nº 19.050 destaca a baixíssima média de vida de pessoas trans, que está em 35 anos – metade da média geral brasileira – e que o Brasil é, atualmente, o país onde há a maior taxa de homicídios dos mesmos. Já o parece nº 19.051 aponta para a situação de vulnerabilidade na qual o povo indígena se encontra.

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Ações afirmativas em concursos públicos

Assim como o decreto assinado no Rio Grande do Sul, existem outras ações afirmativas para concursos públicos em vigor, em âmbito nacional e estadual. O Ceisc, comemorando e reafirmando a importância do Mês da Consciência Negra, publicou uma matéria especial sobre o contexto destas ações para a população negra e parda no Brasil.

Para tal, buscamos toda legislação vigente acerca do assunto, e contamos com a participação especial do professor Mateus Silveira, que ministra as nossas aulas de Direito Constitucional. Confira a matéria na íntegra através do link abaixo.

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti