0.00
Concursos

Governo do RS apresenta proposta para modernizar carreiras de praças da BM e bombeiros

Disponibilização de cursos preparatórios anualmente e transformações de vagas estão entre as medidas estipuladas

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

Uma proposta para modernização das carreiras de praças da Brigada Militar (BM) e ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) foi apresentada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em conjunto com seu vice e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira, em evento com a base aliada na última quarta-feira (08). A proposta aborda temas sugeridos pela categoria para promover maior fluidez na progressão de cargos dentro da Corporação.

Preservando os quatro níveis atuais das carreiras – soldado, segundo-sargento, primeiro-sargento e tenente – a proposta traz, como ponto principal, a disponibilização anual dos cursos de preparação para progressão de carreira, através do Curso Básico de Administração Policial Militar, e do Curso Técnico em Segurança Pública (que habilitam primeiros-sargentos para promoção à tenente; e soldados ao posto de segundo-sargento, respectivamente) com turmas que correspondam a, no mínimo, 20% dos cargos vagos.

O projeto prevê, ainda, a transformação de 5.240 vagas destinadas ao cargo em extinção de terceiro-sargento em postos para os três cargos imediatamente acima (primeiro e segundo-sargento, e tenente). A conversão está programada para acontecer entre 2022 e 2026, com 1.048 vagas disponibilizadas anualmente.

Secretário Ranolfo Vieira (C) apresenta, ao lado do Governador Eduardo Leite, a proposta de carreiras da BM e BBMRS. Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Outro destaque do plano, apresentado às entidades de classe da categoria no mesmo dia, é a manutenção dos critérios de 50% por merecimento e 50% por lista de antiguidade para promoção. Desta forma, é reafirmada a necessidade de aprimoramento contínuo dos membros da corporação.


Conheça nosso curso para o certame da Brigada Militar!

Ainda dá tempo! Nosso curso para o concurso público da Brigada Militar gaúcha estará disponível até o próximo 30 de janeiro, então corra e garanta o acesso a mais de 190 horas de conteúdos exclusivos. Acesse o link abaixo e confira as condições especiais oferecidas pelo Ceisc e nossa metodologia de ensino!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

icon
icon
icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89


Desenvolvido por

multti