,

Governo de Pernambuco confirma edital da PC-PE para 29/12!

Com a oferta de 445 vagas, novo edital para corporação será publicado no dia 29 de dezembro. Provas em fevereiro de 2024.

Uma informação importante para os concurseiros que estão a espera do edital para Polícia Civil do Estado de Pernambuco (PC-PE). Vem do Governo do Estado, a confirmação da data de publicação do novo edital para PC-PE, que em decorrência da necessidade de adequação à Lei Federal 14.735, publicada em 23 de novembro de 2023, o edital do certame será divulgado no dia 29 de dezembro.

A alteração foi comunicada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela elaboração das provas. O concurso terá a oferta de 445 vagas, sendo a maior parte delas para o cargo de Agente de Polícia. Haverá também oportunidades para Escrivão de Polícia e Delegados. A previsão é que a primeira prova seja realizada no dia 25 de fevereiro de 2024.

Concurso foi autorizado pela Governadora do Estado no último dia 31 de outubro

Confirmado no final da tarde da última terça-feira (31), um novo certame para PC-PE. A autorização partiu da Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, que confirmou as informações através das suas redes sociais, além de anunciar a data de publicação do edital, marcada para o dia 15 de dezembro, com o Cebraspe sendo a banca responsável pelos trabalhos. Ainda de acordo com o governo local, as provas devem ser aplicadas no dia 25 de fevereiro de 2024.

Novo concurso formou comissão no mês de julho

Após receber autorização da Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, no último dia 31 de julho, a Polícia Civil local, anunciou a comissão a sua comissão organizadora para um novo concurso para corporação. A publicação da nominata consta na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (9).

Confira a comissão organizadora

Além da divulgação nos nomes dos servidores que serão responsáveis pela viabilização do futuro concurso para Polícia Civil, o documento confirma a oferta de 445 vagas para os cargos de Agente, Escrivão e Delegado.

As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:

  • Agente – (250)
  • Escrivão – (150)
  • Delegado – (45)

Governo de Pernambuco autorizou mais de 3,8 mil vagas para segurança pública

O Governo de Pernambuco que anunciou no último dia 31 de julho, abertura de concurso público para contratação de 3.805 novos profissionais de segurança. A autorização para os novos concursos foi publicado na edição do dia 1° de agosto, no Diário Oficial.

Veja a publicação e a distribuição das vagas:

Segundo o governo local, a medida fez parte da divulgação do programa “Juntos pela Segurança” divulgado pela Governadora do Estado, Raquel Lyra, em evento no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Recentemente, estatísticas apontam um total de 3.425 crimes violentos durante o ano de 2022 e 1.776 casos apenas no segundo semestre de 2023. Hoje, Pernambuco figura entre os estados mais violentos do país.

Assembleia local solicitou urgência para novo certame em fevereiro

Na sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, no último dia 16 de fevereiro, a deputada estadual Gleide Ângelo, protocolou a solicitação com a máxima urgência de um novo concurso para a Polícia Civil local. Segundo a parlamentar que se manifestou sobre o tema nas suas redes sociais, a justificativa apresentada seria de que todos os órgãos da Segurança de Pernambuco necessitam de reposição e evidencia o déficit da Polícia Civil como um dos piores. A deputada encaminhou o pedido ao Governo do Estado e às demais secretarias correlatas por meio da indicação legislativa nº 99/2023.

Forças de segurança registra déficit de profissionais na corporação

Atualmente o déficit na polícia militar local é de aproximadamente 10 mil policiais, enquanto na Polícia Civil o quantitativo deficitário é menor, mas a carência acontece em cargos estratégicos dentro da atuação desses policiais. Estima-se que a PC-PE deveria atuar com um contingente aproximado de 11 mil policiais, entre agentes, comissários, escrivães e delegados. Atualmente são 4,7 mil, totalizando num déficit de 6,3 mil policiais número abaixo do ideal para atender a demanda estadual.

Foco na sua nomeação em 2024!

Com uma série de concursos previstos para o próximo ano que já bate a sua porta, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação em 2024!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo