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Concursos

Edital da PC-AL completa um mês de suspensão de atividades

Medida visa readequar vagas para negros, indígenas e quilombolas, segue sem definição de novo edital.

Última atualização em 20/02/2024
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Ainda sem previsão de retorno das atividades, a última segunda-feira (13), marcou um mês de suspensão do edital para o concurso para Polícia Civil do Estado de Alagoas, que oferta vagas para o cargo de delegado. A determinação pela interrupção do edital, incialmente visava readequar o certame junto a Lei Estadual nº 8733, de 27 de julho de 2022, que determina reserva das vagas para candidatos negros, indígenas e quilombolas nos certames estaduais.

Responsável pela execução do certame, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, o Cebraspe, informou que o edital com as novas regras e o cronograma atualizado será publicado em breve.

Medida visa readequar vagas para negros, indígenas e quilombolas

De acordo com o Cebraspe, o novo edital deve ser publicado em breve e destinará 20% das vagas para a inclusão de pessoas negras, indígenas e quilombolas. O novo documento, que será registrado no Diário Oficial de Alagoas, com o cronograma atualizado segue sem previsão para uma nova edição.

Confira o comunicado do Cebraspe de fevereiro:

Sobre o concurso da PC-AL:

Publicado no último dia 18 de janeiro, o edital que confirmou a reabertura das inscrições do concurso para delegado de Polícia Civil do estado, o documento ampliou o número das vagas para o certame. Conforme a publicação, serão 100 novas vagas, com 50 delas para início imediato e as demais para formação de cadastro reserva. Os requisitos para aqueles que desejam concorrer as vagas é a conclusão do nível superior em Direito. Os aprovados no certame terão ganhos iniciais de R$20.665,50, para uma jornada de 40 horas.

Ainda de acordo com o edital, que será novamente publicado, as provas serão realizadas no dia 23 de abril, com as avaliações objetivas no período da manhã e a discursiva no período da tarde.

Sobre as provas:

Marcadas inicialmente para o dia 23 de abril, e que deverá sofrer alterações com o novo edital ainda sem data para ser publicado, as avaliações terão a duração de seis horas e meia no total. As provas, segundo o edital ainda vigente, e que será republicado, devem ocorrer na cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas, e terá as seguintes questões:

Conhecimentos Gerais (30)

  • Língua Portuguesa
  • Informática

Conhecimentos Específicos (90)

  • Direito Penal
  • Direito Processual Penal
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Civil
  • Legislação Complementar
  • Medicina Legal

A prova discursiva já definida pela banca, contará com questões que poderão abordar disciplinas do Direito Penal, Processual Penal e Constitucional. Segundo a banca para o candidato ser considerado aprovado na avaliação objetiva e ter sua prova discursiva corrigida, o ele deverá obter nota igual ou superior a seis (6,0) em Conhecimentos Gerais, 27 na parte Específica e 36 no total, além de se classificar entre os 190 primeiros, na ampla concorrência.

Resumindo:

Polícia Civil do Estado de Alagoas (PC-AL)

Cargo: Delegado

Vagas: 100 (50 imediatas + 50 CR)

Requisito: nível superior

Salário: R$20.665,50

Inscrições: A definir

Provas: A definir

Banca: Cebraspe - EDITAL SUSPENSO

Após o término dessas etapas, os candidatos serão convocados para os outros exames, em datas e horários a serem publicados pelo Cebraspe. Por fim, a seleção será válida por dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.

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