,

CSJT define distribuição de cargos previstos na LOA 2023 para TRT’s

CSJT define distribuição de cargos para TRTs. Fique por dentro das oportunidades e conquiste sua vaga.

Uma novidade para os concurseiros em busca de uma vaga nos TRT’s do Brasil, é que na última sexta-feira (17), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho definiu a distribuição de vagas aos Tribunais Regionais do Trabalho. Ao todo, mais de 2,3 mil cargos estão previstos pela Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 (Lei 14.535/2023) para provimento da Justiça Trabalhista.

Segundo o conselho, a distribuição das oportunidades atendeu a critérios objetivos de um estudo realizado pelo CSJT após a publicação da LOA 2023, levando em consideração cálculos estatísticos relacionados ao quadro de pessoal da Justiça do Trabalho.

Das oportunidades que poderão ser ofertadas no futuro, 300 serão destinadas para a magistratura, 998 para analistas, 876 para técnicos e 126 para reserva estratégica e para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Além disso, reservou-se um quantitativo de cargos para provimento no TST e para atender a situações pontuais.

Distribuição foi baseada na regra da proporcionalidade do TRT

Para o secretário-geral do CSJT, o juiz Bráulio Gusmão, a distribuição buscou ser a mais objetiva e proporcional possível e ressaltou a inclusão, entre os parâmetros para a distribuição, do critério da força de trabalho mínima de cada TRT, baseada nos preceitos da Resolução CSJT 296/2021.

A autorização para provimento de cargos em 2023 representa pouco menos de 50% da demanda existente, dado que, em 31 de dezembro, a Justiça do Trabalho contabilizava 4.039 postos vagos. No entanto, o secretário-geral do CSJT destacou um aumento representativo na possibilidade da instituição prover cargos no atual exercício.

Confira como ficaram as vagas para Analistas e Técnicos de cada TRT:

Sendo assim, é importante ressaltar que a distribuição das vagas fica a critério do TRT local para definição as áreas (administrativa, judiciária ou apoio especializado) e as especialidades (contabilidade, arquitetura, medicina, entre outros) dos cargos a serem providos.

TRT’s pelo Brasil tem comissões formadas e aguardam edital

Vale lembrar que conforme indicado nas redes sociais do Ceisc, o tribunal catarinense está entre os órgãos que tem o seu concurso vigente até este ano, o que indica a possibilidade de um novo certame para breve. Além disso, outros TRT’s, como o TRT-22 que compreende o estado do Piauí, se espera o provimento de 52 vagas. Ao todo, estima-se que mais de 2.300 cargos, hoje vagos, sejam ofertados em todos os TRT’s do Brasil.  

Por hora, os tribunais já foram notificados da autorização, e aqueles que estão mais próximos da publicação de um novo edital devem realizar seus estudos internos para definir o provimento e a divisão de vagas para as carreiras de técnico e analista.

Estude com a melhor companhia

Você que deseja iniciar uma jornada de sucesso e conquista, rumo a tão sonhada carreira nos tribunais, pode contar com os melhores guias e uma metodologia exclusiva e inovadora, baseada na agilidade, eficiência e segurança que você precisa?

Apresentamos o novo Carreiras Tribunais, o preparatório que trará todo o conhecimento e direcionamento necessários para que possamos buscar sua nomeação, no tribunal brasileiro que você quiser. Vamos juntos?

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo