,

Concurso da PGE-MT tem seu prazo de validade estendido

Publicado em 2016, edital para Analista e Técnico terá vigência até 07/2023

Através do Diário Oficial de MT, o último concurso para a Procuradoria Geral do Estado foi prorrogado, agora válido até julho de 2023. O último certame ocorreu em 2016, para cargos em nível de Analista e Técnico, e dedicado a formar cadastro reserva para Administrador, Engenheiro Cartográfico e Agrimensor, Analista de Sistemas, Bacharel em Direito, Contador, Economista, Psicólogo e Técnico.

O despacho, explicando a extensão do prazo, trouxe uma linha do tempo com decisões acerca desse processo. De princípio, o edital poderia ter sua validade postergada até 2021 (visto que a homologação de seu resultado foi realizada em 2017) porém foi considerado o Art. 24 da Lei Complementar nº 614/2019.

Enquanto a Administração Pública, por expressa disposição legal, ficar impedida de realizar a nomeação dos aprovados em concurso público homologado, o prazo de validade estabelecido no edital do certame é automaticamente suspenso, voltando a correr, após cessada a causa de suspensão, por tempo igual ao que faltava para sua complementação.

Contudo, em Ação Direta de Inconstitucionalidade, de nº 1017976-59.2019.8.11.0000, foi estabelecido que o texto da lei é inconstitucional, pois “menospreza e acaba permitindo que os certames se arrastem indefinidamente, num claro descompasso com os princípios que devem nortear a coisa pública: segurança jurídica, moralidade, transparência, boa-fé e eficiência”.

E, a partir do Parecer nº 706/SGACI/2021 da própria PGE-MT, passou-se a considerar o prazo para a nova validade do concurso a partir da publicação do acórdão, não podendo ser prorrogado novamente.

E quais os números do edital?

O último levantamento da Procuradoria, atualizado em março de 2019, aponta que as nomeações feitas até o período são:

  • Técnico: 10, em 18/04/2017

  • Analista: 9, em 18/04/2017

O levantamento completo pode ser acessado por aqui. Entramos em contato com o setor de Gestão de Pessoal para buscar dados mais atualizados, e assim que obtivermos retorno, atualizaremos esta matéria.

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT


Já conhece nossos cursos?

Oferecemos preparatórios para os mais aguardados concursos do Brasil! Acesse nosso site e confira as condições e descontos especiais disponíveis para você. Mas corra, pois são por tempo limitado!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Skip to content