0.00
Concursos

Com 2,4 mil vagas, Ministério da Gestão autoriza novos concursos federais!

Novos concursos federais foram autorizados após entrevista coletiva da Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

A terça-feira (18) começou com novidades para os concurseiros que estão em busca de uma vaga em certames nacionais. Tudo porque foi anunciado pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck mais leva de concursos públicos federais. Ao todo, são 3 mil vagas entre provimentos e novos concursos, que serão distribuídas entre 22 órgãos.

Confira a lista de novos concursos autorizados pelo Governo Federal:

Com as novas vagas, somadas àquelas já autorizadas em anúncios anteriores neste ano, são ao todo 8.360 vagas abertas somente em 2023. Até o momento, o governo já havia autorizado 5.880 vagas para concursos nas seguintes áreas: Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério da Educação, Ministério de Relações Exteriores, Ministério de Minas e Energia, Ministério do Trabalho, Ministério da Saúde, além do próprio Ministério da Gestão.

Outros órgãos públicos que foram anunciados para prover vagas são o CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPQ, CENSIPAM (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia), DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), Fiocruz, FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), INPI, INMETRO, INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Confira a entrevista coletiva de anúncio dos concursos federais

https://www.youtube.com/watch?v=kNpubmkgJE0&t=1053s

Outros concursos federais autorizados e o número de vagas previstos

  • Ministério da Agricultura e Pecuária: (440)
  • Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): (80)
  • Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra): (742)
  • Ministério da Educação (MEC): (220)
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): (50)
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): (50)
  • Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): (100)
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio): (160)
  • Ministério das Relações Exteriores (MRE): (100)
  • Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): (120)
  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro): (100)
  • Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT): (100)
  • Agência Nacional de Mineração (ANM): (24)
  • Ministério de Minas e Energia (MME): (30)
  • Analista de infraestrutura: (300)
  • Analista em Tecnologia da Informação: (300)
  • Auditor-Fiscal do Trabalho: (900)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ): (50)
  • Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam): (50)
  • Ministério da Saúde (MS): (220)
  • Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): (300)

Segundo a Ministra da Gestão, para a decisão de abertura de novas vagas, o governo federal levou em consideração alguns critérios como o tempo desde o último edital de concurso público, e a proporção entre o número de vagas e o número de cargos aprovados no órgão. Além da probabilidade de aposentadorias, nos próximos cinco anos, em relação ao total de vagas ocupadas. Tudo isso, dentro de uma análise da estrutura de cada órgão, em relação a mudanças relevantes, ou a ampliação de atribuições dos servidores atuais.

Nomeações também foram autorizadas

Durante a coletiva, a ministra Esther Dweck também destacou a autorização para provimento de 546 vagas, em concursos públicos que já estão em andamento. Foram autorizados a nomear os candidatos aprovados os seguintes órgãos: ICMBio, Ibama, Iphan e a Agência Nacional de Mineração (ANM). A autorização para a ANM é uma retificação com ampliação do número de vagas (de 24 para 27).

Governo já autorizou mais de 9,5 mil vagas em concursos federais neste primeiro semestre

O primeiro semestre do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva foi marcado pela retomada dos concursos públicos federais. Quem aponta é o Ministério da Gestão, que até o final do mês de maio, mais de 9 mil vagas para concursos públicos da Administração Pública Federal já foram autorizados pelo governo federal, com o objetivo de compor a força de trabalho de órgãos e entidades.

Após a primeira autorização em caráter de urgência no mês de março, para o provimento de 30 vagas para o Ministério da Relações Exteriores, o governo federal deu sinal verde para a realização de mais outros quatro processos seletivos. Os certames para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundação dos Povos Indígenas (Funai) e Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) foram autorizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Do total de vagas abertas, 1.444 são para cargos efetivos. As outras 8.141 serão temporárias para atender à demanda do IBGE com as atividades do Censo Demográfico 2020. As vagas para o IBGE foram autorizadas em portaria conjunta assinada pelos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento (MPO).

A realização de concursos faz parte dos objetivos de profissionalização da administração, para qualificar e recompor a força de trabalho, fortalecer órgãos públicos e melhorar o atendimento à população.  

Confira outros concursos já autorizados pelo Governo Federal:

Ministério das Relações Exteriores – 30 vagas

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – 814 vagas

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – 98 vagas

Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – 502 vagas

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - 8.141 (vagas para contratação temporária)

Concursos que podem ser autorizados ainda em 2023

A partir dos movimentos dos ministérios da Gestão, Meio Ambiente e Previdência Social, existe a expectativa de que alguns órgãos federais devem receber o aval para novos concursos públicos. São eles:

  • Polícia Federal
  • INSS
  • Ibama
  • Agências Reguladoras

Vale lembrar, que os possíveis certames previstos, precisam receber o aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A pasta do governo ainda não informou quais órgãos estarão autorizados a realizar novos concursos, mas que após o primeiro pacote de concursos federais, divulgado no último dia 10 de abril, somado ao que foi divulgado nesta sexta-feira (16), a expectativa é que outro bloco de autorizações devem ser disponibilizados até o final deste ano.

Mais concursos federais a vista!

Com uma série de concursos previstos para este ano e a possibilidade de novos certames para cargos federais, sabia que você pode sair na frente na sua preparação? Conheça os nossos cursos e vamos juntos buscar a sua nomeação!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

São Paulo

 

Rua Maestro Cardim, 1170, 2º Andar

Liberdade - CEP: 01323-001

icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89

Desenvolvido por

multti