0.00
Concursos

Com 200 vagas, PM-SP forma comissão organizadora para concurso de Oficial

Escolha da comissão deve acelerar os trabalhos visando a publicação do novo edital, ainda sem data definida.

Última atualização em 20/02/2024
Compartilhar:

A manhã desta quarta-feira (17) foi de novidades para um certame que se aproxima. Tudo porque foi oficializada no Diário Oficial a comissão organizadora que será responsável por acompanhar as atividades do próximo concurso para Polícia Militar de São Paulo (PM-SP), desta vez para o cargo de Oficial. O movimento deve acelerar a publicação do novo edital, que já conta com a Fundação Vunesp como banca escolhida para comandar os trabalhos.

Veja a comissão organizadora

Fundação Vunesp será a banca do concurso para Oficial

Publicado no Diário Oficial de São Paulo no último dia 29 de abril, a dispensa de licitação que definiu a Fundação Vunesp como banca do próximo concurso da Polícia Militar local para o cargo de Aluno Oficial. De acordo com o anúncio do governador Tarcísio de Freitas ainda no mês de abril, serão 200 vagas para a carreira de Oficial. Além disso, o gestor também anunciou recentemente mais 5.400 vagas para Soldado da PM-SP.

Confira a dispensa de licitação

Vale lembrar que os requisitos para concorrer a uma das vagas do próximo concurso para PM-SP é possuir nível médio de formação e ter idade máxima de 30 anos. O salário inicial de Oficial será de R$ 3.268,33, enquanto para Soldado é de R$ 3.875,27.

Mais 5,4 mil vagas já foram anunciadas pelo Governo do Estado

Anunciada na manhã do último dia 10 de abril pelo Governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas, a autorização para realização de um novo concurso público para a Polícia Militar local. O anúncio marcou as realizações de 100 dias de governo e ao todo deve ofertar 5.600 vagas para a corporação, sendo 5.400 oportunidades para o cargo de Soldado e 200 para a carreira de Oficial.

PM-SP tem edital com 2,7 mil vagas em andamento

Com a oferta de 2.700 vagas para o cargo de soldado, a PM-SP atualmente tem um edital em andamento publicado em novembro de 2022. Organizado pela Fundação Vunesp, as provas objetivas foram aplicadas no último dia 12 de ferereiro.

Etapas do certame para PM-SP

De acordo com o edital em andamento, foram aplicadas duas provas para aferição de conhecimento dos candidatos, sendo uma objetiva com 60 questões (peso 1), e outra dissertativa. A prova teve a duração de 5 horas, e foi estruturada da seguinte forma:

  • 20 questões de Língua Portuguesa e interpretação de texto;
  • 15 questões de Matemática;
  • 15 questões de Conhecimentos Gerais;
  • 5 questões de Informática;
  • 5 questões de Administração Pública.

A prova dissertativa avaliou os conhecimentos dos candidatos da norma padrão da Língua Portuguesa, assim como coesão textual e outros conhecimentos, tendo peso total de 40 pontos. Somente serão corrigidas as redações de candidatos que atingirem o mínimo de 30 pontos na prova objetiva e, após esta correção, serão considerados aptos aqueles que obtiverem o mínimo de 20 pontos.

Aptidão física

Para os candidatos que forem aprovados nas provas de conhecimento, será necessária a apresentação de atestado médico, constando parecer positivo para a realização do teste. O atestado deve ser apresentado dentro do período de 45 dias, e os candidatos menores de 18 anos somente poderão realizar os exames de aptidão física mediante assinatura de termo de responsabilidade do representante legal.

Os testes a serem realizados são:

  • Flexão e extensão de cotovelos, por meio do teste dinâmico de barra para homens e isometria na barra fixa para mulheres;
  • Resistência abdominal, em decúbito dorsal (remador);
  • Corrida de 50 metros;
  • Corrida de 12 minutos.

Cada teste possuirá pontuação entre 20 e 100 pontos, e o candidato deverá alcançar, no mínimo, 201 pontos no somatório entre as quatro etapas.

Exame psicológico

De caráter eliminatório, os exames psicológicos serão responsáveis pela aferição da capacidade cognitiva do candidato, assim como atestar que a personalidade do mesmo é favorável à prática das funções do cargo pretendido.

Avaliação de conduta social

Nesta etapa, o candidato considerado apto no exame psicológico será avaliado conforme condutas consideradas inapropriadas pela PM, sendo incompatíveis com o exercício da profissão.

E nós temos a melhor preparação!

Se você sonha com a carreira policial na PM-SP, a melhor preparação passa por aqui. Acesse nosso site e confira nossos cursos para área de segurança pública e saia na frente nos estudos!

00

Fale com a gente

Converse com a equipe de Vendas Ceisc pelo Whatsapp ou então tire suas dúvidas com o Atendimento Ceisc pelo e-mail para atendimento@ceisc.com.br

logo-ceisc

Aplicativo Ceisc 

android
ios
Quem somos

Assine nossa newsletter

Ao enviar, você concorda com as Políticas de Privacidade e em receber comunicações do Ceisc. 

Santa Cruz do Sul

 

Rua Senador Pinheiro Machado, 1164 

Centro - CEP: 96810-136
Telefone: (51) 3937-8448

Porto Alegre

 

Rua Giordano Bruno, 327

Rio Branco - CEP: 90420-150

São Paulo

 

Rua Maestro Cardim, 1170, 2º Andar

Liberdade - CEP: 01323-001

icon
icon
icon
icon
icon

© 2024 Ceisc. Todos os direitos reservados. Razão social: CEISC CURSOS PREPARATORIOS LTDA. CNPJ: 22.268.951/0001-89

Desenvolvido por

multti