,

Carreiras Ceisc: Quais os tipos de Concursos Públicos?

Blog do Ceisc apresenta os tipos de concursos públicos e suas características.

Eles oferecem inúmeras possibilidades de cargos, salários, estabilidade e plano de carreira. Os concursos públicos podem ser o ponto de partida de um projeto de vida almejado por muitos, que contempla boas remunerações e outros benefícios. Além disso, pode ser um caminho até mesmo para driblar o desemprego, sendo uma opção popular e acessível. Em alguns casos sem a exigência de experiencias anteriores, fato que por vezes se torna uma barreira no mercado de trabalho convencional, os concursos também atraem milhares de candidatos também por causa de seus altos salários em alguns deles.

Anteriormente aqui no blog, falamos um pouco sobre o que é um concurso público e a sua dinâmica, sendo ele uma seleção que tem por finalidade avaliar candidatos concorrentes a um cargo efetivo para uma entidade governamental, seja em âmbito federal, estadual ou municipal.

Os concursos são exigidos para avaliar a competência dos candidatos relativos ao cargo pelo qual estão concorrendo e para evitar que políticos ocupem cargos eletivos fazendo uso de sua influência e poder para fornecer empregos públicos a parentes e conhecidos, desrespeitando assim os princípios da igualdade e da isonomia, que são os que regem os certames.

Mas quais são os tipos de concursos públicos?

Inicialmente, é importante lembrar que os concursos públicos atingem órgãos de nível municipal, estadual e nacional. É a partir dessa especificação que o concurseiro encontra diversas alternativas de carreiras e salários. Partindo dessa breve classificação vamos apresentar a seguir algumas das suas características.

  • Municipais: Voltados para cargos em prefeituras e secretarias de municípios, costumam em tese atrair menos candidatos. Ao mesmo tempo, a baixa competitividade entre os concurseiros pode ser o ponto de partida para aqueles que desejam entrar no serviço público, uma vez que os certames municipais oferecem inúmeras opções de carreiras, por conta do alto volume de editais disponíveis ao longo do ano. Outra vantagem para aqueles que dispõem de poucos recursos financeiros, é que os concursos municipais na maioria dos casos oferecem taxas de inscrições mais baixas do que os certames estaduais e nacionais.

  • Estaduais: Regidos pela esfera estadual, esses certames oferecem uma gama mais escassa de concursos, com opções de cargos e de maior concorrência que os concursos municipais. Mesmo assim, em relação a salários e oferta de editais, estes certames para os concurseiros que sejam ir além, pode ser um estímulo para seguir estudando.

  • Nacionais: Os mais concorridos e desejados, seja você concurseiro ou não. Os certames nacionais, oferecem possibilidades de salários e cargos maiores, o que automaticamente eleva a sua disputa por vagas. Com menos editais à disposição, as provas na maioria destes certames oferecem um grau de dificuldade maior em relação aos concursos municipais e estaduais, uma vez que as bancas organizadoras costumam ser as mais reconhecidas no país.

Conhecendo os tipos de concursos, quais os principais pré-requisitos?

Após uma breve explicação sobre os concursos e suas esferas, é importante lembrar que para poder prestar um certame público, é importante observar os seus pré-requisitos e exigências constadas em edital. Confira:

Nacionalidade:

O primeiro e mais importante de todos. No Brasil, para aqueles que almejam um cargo público é obrigatório ser brasileiro nato ou naturalizado. Sem esses requisitos, as chances de ingressar em algum cargo é praticamente nula.

Escolaridade:

Variando conforme a exigência de cada edital, há concursos públicos disponíveis para todos os níveis de escolaridade. Vale lembrar que o candidato quando aprovado, deve comprovar a escolaridade mínima exigida, apresentando o seu diploma ou certificado de uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

Direitos políticos:

Estar em dia com as suas obrigações políticas no Brasil é outro requisito importante para tomar posse de um cargo público. Uma vez que indica a possibilidade de votar nas eleições, participar de referendos e plebiscitos, e até mesmo apresentar projetos.

Obrigações militares e eleitorais:

Em especial para os homens, estar em dia com o serviço militar é outro requisito importante para tomar posse de uma vaga. A passagem pelo alistamento obrigatório ou o certificado de dispensa são documentos que devem ser apresentados na hora de iniciar em um cargo público. Para provar a questão eleitoral, é preciso requisitar sua certidão de quitação eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Idade mínima:

Possuir a idade mínima exigida para um concurso público pretendido é outro pré-requisito, que varia conforme o edital apresentado. Apesar de cada prova ter suas próprias exigências quanto à idade, é necessário, ao menos, ter 18 anos completos para ser um concursado. Há casos contrários, com editais apresentando um limite de idade para tomar posse, como as polícias militares, por exemplo.

Aptidão física e mental:

Alguns editais apresentam etapas de avaliação física e mental como pré-requisito para a vaga. Dessa forma, se faz importante cuidar do corpo e mente, uma vez que essas avaliações podem eliminar o candidato ao longo das fases de um certame.

Por fim, vale lembrar que o candidato precisa estar atendo ao edital de cada processo seletivo que pretende participas. Em algumas carreiras, em especial para as forças de segurança elas apresentam algumas exigências, que podem ir desde altura mínima, a investigação de antecedentes criminais e experiência profissional.

Escolha uma boa companhia

Ficou claro que estudar, de forma séria e dedicada, envolve planejamento e muita força de vontade. Então, nada melhor do que escolher uma boa companhia para esse momento. Do novato ao mais experiente, o Ceisc está ao seu lado para lhe ajudar, se adaptando às suas necessidades.

Pensando nisso, o novo Carreiras chegou para mostrar o que realmente importa: um guia personalizado para sua rotina, dando para você o controle do seu aprendizado. Acesse já nosso site, e confira mais detalhes sobre o Carreiras Tribunais e Segurança Pública. Esperamos você lá!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo