,

Carreiras Ceisc: Quais as principais características dos concurseiros de sucesso?

Focados e determinados, concurseiros dedicam sua vida em busca da vaga dos sonhos.

Superar milhares de concorrentes e conseguir a aprovação em concurso público é a glória para aqueles que dedicam suas vidas em busca de bons salários e de estabilidade que a carreira pública proporciona. Essas pessoas, extremamente empenhadas que almejam a vaga dos sonhos, são os chamados concurseiros. Eles, que não medem esforços na luta pelo objetivo maior, reúnem alguns aspectos que os fazem bem-sucedidos, principalmente no quesito organização e motivação. Mas o que faz eles serem tão diferenciados quando o assunto é a dedicação máxima para ser aprovado em um certame? Na sequência, reunimos algumas características deles, e os porquês do seu sucesso.

Objetivos são bem traçados

Sabe aquela máxima “foco, força e fé”? Pois é, o foco vem na frente, e não é por acaso. Os concurseiros bem-sucedidos têm por hábito traçar um objetivo, escolhendo um concurso adequado ao seu perfil. Pesquisam sobre a carreira e se informam minunciosamente sobre as disciplinas cobradas em edital, escolhendo qual concurso será alvo de suas horas de estudo. 

Nesse ponto, o foco nas disciplinas do concurso escolhido é fundamental no processo. Ao contrário dos candidatos de primeira viagem, ou aqueles que estão “perdidos” no certame, os mais experientes sabem exatamente o que querem. Isso aumenta, consideravelmente, suas chances de sucesso.

Perseverança como diferencial

Eles não desistem na primeira reprovação. Enfrentam um, dois, três ou até mais revezes até conseguir a tão sonhada nomeação. A perseverança é o que diferencia os candidatos de sucesso dos demais. São aqueles que traçaram o seu objetivo e não perderam o foco, mesmo em momentos difíceis.

Estudam muito antes do edital

Os concurseiros estão sempre atentos às informações sobre o certame que ele prestará. Vale (e muito) estudar o perfil da banca organizadora em questão. Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação Carlos Chagas (FCC), Cesgranrio, Instituto AOCP, Vunesp são algumas das principais bancas de concursos públicos do país, e cada uma tem seu estilo de prova.

É comum uma banca preferir enunciados longos e questões multidisciplinares, enquanto outra apostar em perguntas bem objetivas. Desta forma, é importante obter esse entendimento, pensando em otimizar seus estudos e se preparando, inclusive, com o tempo de prova em mente.

Simulados e resolução de questões fazem parte da rotina

Uma das receitas de sucesso dos concurseiros é a prática, por vezes até a exaustão. Além de solidificar o conhecimento, auxilia na administração do tempo de resolução da prova e a entender, de forma mais completa, como a banca costuma cobrar conteúdos específicos.

São os testes e os simulados que colocam o concurseiro frente a frente com as suas deficiências, reforçando as matérias que apresentam maior grau de dificuldade. 

Rotina organizada

Esse item poderia ser um dos primeiros deste post, tamanha importância que é a organização. Uma rotina bem definida, em que o candidato consiga conciliar um dia a dia intenso de estudos com a vida pessoal, é um grande diferencial para buscar a aprovação.

Uma dica é selecionar as disciplinas que serão estudadas a cada dia, além de separar um momento para leitura e a realização dos simulados. Estudar várias matérias em um só dia pode atrapalhar o candidato na hora de fixar o conhecimento e gerar ansiedade.

Local adequado para estudos

Um ambiente adequado para estudar é importante na otimização do tempo de estudos. Além disso, cada concurseiro tem o seu estilo na hora de estudar, que vai desde aquele que usa da música para se concentrar e até aqueles que preferem o silêncio total. O mais importante, nessa hora, é proporcionar um ambiente confortável para os estudos.

Por fim, são fatores simples que diferenciam muitos candidatos na busca pela aprovação. Não é preciso ser um gênio para conseguir o sucesso esperado, no entanto, alguns aspectos são mais comuns ao perfil do concurseiro que é bem-sucedido.

Escolha uma boa companhia

Ficou claro que estudar, de forma séria e dedicada, envolve planejamento e muita força de vontade. Então, nada melhor do que escolher uma boa companhia para esse momento. Do novato ao mais experiente, o Ceisc está ao seu lado para lhe ajudar, se adaptando às suas necessidades.

Pensando nisso, o novo Carreiras chegou para mostrar o que realmente importa: um guia personalizado para sua rotina, dando para você o controle do seu aprendizado. Acesse já nosso site, e confira mais detalhes sobre o Carreiras Tribunais e Segurança Pública. Esperamos você lá!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

2 respostas

  1. Queria agradecer a disponibilização das revisões on-line . Não pude fazer o curso para a segunda fase do 36 da OAB. Assisti as revisões que me ajudaram na aprovação.
    Muito Obrigada..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Pular para o conteúdo